o que é, proteína do leite, saúde, sem lactose

Lactose X Proteína do leite

Muita gente me pergunta se intolerância a lactose e alergia a proteína do leite são a mesma coisa. Não, são coisas bem diferentes e vim aqui tentar explicar de uma forma clara.

A lactose é um açúcar presente no leite, que normalmente é digerido em nosso organismo por uma enzima conhecida como lactase. Algumas pessoas, no entanto, tem problemas na produção desta enzima (por exemplo uma produção em quantidades menores), e não conseguem digerir apropriadamente a lactose, que permanece no intestino onde é então,  fermentada por bactérias, levando aos sintomas.

Os sintomas mais comuns são a diarreia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

Consulte um médico ou nutricionista para fazer o exame, caso você sinta algum desconforto depois de consumir leite, derivados ou alimentos que contenham leite.

Caso você seja intolerante à lactose, existem capsulas de lactase a venda no mercado. Quando você quiser consumir algum alimento deste tipo é só utilizar essas cápsulas antes

lactose

Já a alergia à proteína do leite (como a caseína) é uma resposta imunológica do organismo, que entende essa proteína como agente estranho que precisa ser combatido, causando reações como diarréia, urticária, sintomas respiratórios (como asma, rinite) e até febre. Após a identificação de alergia à proteína do leite por um nutricionista ou médico, pode ser necessário restringir laticínios e preparações/produtos alimentícios que contenham leite em sua composição.

Se você é alérgico a proteína do leite, vale prestar atenção e ler todos os rótulos de alimentos que for consumir (no começo é chato, mas depois se torna um hábito), pois muitos alimentos industrializados, mesmo não contendo lactose, podem conter caseína, caseinato, soro de leite ou proteínas do soro.

Mas mesmo se você não possui nenhum desses problemas, mas por exemplo costuma ter muita rinite, experimente ficar umas 2 semanas sem consumir  leite e derivados que você verá a diferença. E também para uma alimentação mais saudável, afinal, somos os únicos animais que continuam consumindo leite após o período de amamentação!

lactose desleitamento

Anúncios

6 comentários em “Lactose X Proteína do leite”

    1. Simm! Sem duvidas! Eu era super viciada em queijo! Hahah mas acostuma! E hoje em dia ja existem opçoes de queijos, iogurtes, e varias outras coisas sem lactose! Ja esta muito mais fácil ser intolerante haha o maior problema ainda é sair para comer!

  1. Oi , fui diagnosticada com alergia a proteína do leite e tive que cortar o queijo e o leite da minha vida, e ta sendo difícil pois eu adoro queijo e fico sem opções para meus cafés da manha com coisas salgadas pois não sou muito do doce, você poderia me indicar quais queijos posso comer e se posso?
    obrigada
    karla

    1. Cada pessoa é um ser humano individual e com caracteristicas e necessidades individuais, você deve consultar um nutricionista para poder lhe informar o que você pode consumir, até porque cada pessoa apresenta um nível de intolerancia também. Consulte um profissional que possa lhe examinar, ler seus exames e etc. Não se consulte online com ninguém, não vale a pena arriscar sua saúde assim.
      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s