funcional, lanche, pães, receitas rapidas, salgado, sem glúten, sem lactose

Pão de mandioquinha

Muita gente acha que pão de queijo é a melhor opção para comer em um café ou intervalo quando se está de dieta, por ele parecer “leve”, certo? Errado! Pão de queijo é feito com leite, óleo, queijo, e demais ingredientes. Prefira pedir por salada de frutas, sucos naturais, biscoitinhos de linhaça…

Mas esta receita de pão de mandioquinha veio para matar aquela vontade de pão de queijo de maneira muito mais saudável.

20140606-175723-64643168.jpg

Receita:

5 mandioquinhas (batata baroa) cerca de 350-400gr – pode ser batata também

O quanto baste de água – reserve a água do cozimento

1 e 1/4 xícara de polvilho doce

1/2 xícara de chá de polvilho azedo

1 colher de chá rasa de sal marinho

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de orégano ou outra erva de sua preferência (opcional)

Modo de preparo:

Descasque e pique as mandioquinhas. Coloque-as em uma panela e cubra com água, e leve ao fogo até ficarem macias.

Deixe a mandioquinha esfriar um pouco e coloque-a em uma vasilha.

Amasse-a com as mãos ou garfo e acrescente os outros ingredientes. Misture bem e vá adicionando a água do cozimento aos poucos até ficar em uma textura que dê de modelar (coloquei muita água na empolgação e não consegui modelar (acontece! Haha) por isso assei dentro de forminhas de cupcake ou de empada).

Unte uma assadeira com pouco óleo e leve ao fogo alto (230°C), preaquecido e asse por cerca de 40 minutos (o meu demorou um pouco menos, por isso fique de olho).

Sirva quente! Rende em média 10 unidades.

Vai dizer que não deu água na boca?
Vai dizer que não deu água na boca?

Façam e me digam o que acharam! Beijos!

Anúncios

21 thoughts on “Pão de mandioquinha”

    1. Isso!! me diz como ficou!! Eu não tentei congelar, mas pensei sobre isso na hora, acho que dá sim, faça as bolinhas e congele elas separadas primeiro para não grudar, e depois que elas estiverem congeladas pode colocar todas em um mesmo saco! vou tentar congelar também pra testar! beijos

      1. Amabile eu fiz agora este pao, mas ele nao cresceu, e nao ficou com esta textura , segui as medidas direitinho, sera que pode ser os polvilhos?

      2. Oi flor crescer ele não cresce pois nao tem fermento, mas nao ficou com a crostinha em volta crocante e o meio puxando?! Pode ser os polvilhos sim! Uma vez comprei um polvilho doce ruim e o pão nao ficou legal tbm!

  1. Vou fazer essa receita também! Já fiz com batata doce e congelei, mas congelei em um potinho um em cima do outro e eles não descolaram e derreteram! Mas não era a sua receita, vou tentar com a sua! Na que fiz o polvilho doce e azedo eram a mesma quantidade, faz alguma diferença?

    1. Flor para congelar prineiro coloque um do lado do outro em uma forma, leve ai freezer e assim que congelarem vc pega todos e poe no pote ou um saquinho! Assim eles ficam separadinhos.. Nao faz muita diferença nao… Mais no sabor mesmo!

  2. Oi ! eu comprei aquela marca conhecida Yoki ,eu voy fazer novamente com outra marca, geralmente procuro as marcas boas para fazer as receitas , mas vai saber né , mas não ficou ruim não na verdade não sobrou nenhum comeram tudo no mesmo dia, apareceu umas visitas em casa ai ja viu entraram nas comidinhas funcionais que faço rsrsr…

  3. Amábile,

    Pensando na divisão em 10 porções quantas gramas fica -/+ cada pãozinho? Um seria porção ideal para o café da manhã?

    Obrigada,

  4. Olha, Amábile, já estou quase desisitindo dessa receita, já testei quatro receitas e ele não fica bom. Estou também achando que pode ser a marca dos polvilhos. Vou tentar, mais uma vez, agora, com as suas medidas para ver se vai dar certo. eu usei a marca Leste, você indicaria alguma?

    1. Oi Aline! Mas porque nao esta dando? Como que fica? Essa receita é tãão simples.. Eu faço até sem medidas! Eu ja fiz com varias marcas de polvilho, até yoki funciona! Realmente qdo usei um polvilho que ganhei totalmente artesanal ficou ainda melhor, mas com todas funcionaram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s