dicas, funcional, leite de amêndoas, leite vegetal, receitas rapidas, saúde, sem glúten, sem lactose, vegano

Leite de amêndoas

O leite de amêndoas já é meu substituto do leite de vaca a muito tempo, podendo ser utilizado em qualquer receita que peça por leite. Existem muitos tipos de leites vegetais: de amêndoas, de castanha do pará, castanha de caju, avelãs, macadâmia, nozes, e também pode ser feito de arroz, semente de abóbora, semente de girassol, quinoa, coco, aveia e etc. O processo é basicamente o mesmo para as oleaginosas, sendo pouca coisa diferente o processo dos outros. Mas hoje vou dar foco para os de castanhas, deixando os outros para outro dia, ok?

Os leites vegetais são ricos em gordura boa, antioxidantes e ajudam a dar saciedade.

Leite de amêndoas
Leite de amêndoas

Receita:

1 xic de castanhas da sua preferencia (deixe de molho na noite anterior em água filtrada, cobertos, fora da geladeira) – no dia das fotos fiz com amêndoas.

4 copos de água filtrada

1 liquidificador e 1 peneira fina, ou de tecido (que é a melhor maneira)

Depois de deixar as castanhas de molho por 8 horas, descarte a água. Coloque no liquidificador com os 4 copos de água e bata bem, por uns 3 minutos. Coe, e está pronto!

molho branco de amendoas 1

O resíduo das amêndoas
O resíduo das amêndoas

Você pode adicionar uma colher de chá de essência de baunilha e um pouco de açúcar caso queira. O leite deve ser guardado na geladeira e consumido em até 4 dias.

Pode ser utilizado para fazer molho branco, vitaminas, em bolos, no café com leite, enfim em todos os lugares onde entraria o leite de vaca em suas receitas! A e as sobras das castanhas também podem ser utilizadas para fazer cookies, bolos, e até mesmo queijo vegetal! Ficou curiosa? Siga o blog que logo logo vão aparecer essas receitas!

Anúncios

40 thoughts on “Leite de amêndoas”

  1. Oi, descobri seu blog no IG…gente, que maravilha! Obrigada por compartinhar tantas receitas boas, saudáveis e praticáveis….rs! E esse leite de amendoas…preciso fazer urgente! Deve ficar super cremoso. Parabéns pelo trabalho e sucesso. Bjos, Josi

  2. Olá..descobri seu blog no google e só tenho que te agradecer pelas receitas maravilhosas e fáceis q vc esta compartilhando, fora as informações! Meu marido esta seguindo uma alimentação sem açúcar, proteina do leite e glutén, pois esta tratando um câncer e além do tratamento ele segue com uma nutricionista essa alimentação e de repente acho o seu blog!! Eu já estava desesperada para achar algumas coisas gostosas pra ele e na verdade existem um monte.. obrigado…Aliás agora só vamos seguir essa alimentação que é o que todo ser humano deveria seguir!!
    Abraços

    1. Que bom que encontrou meu blog para te ajudar flor!! E quanto ao açúcar estou para fazer um post sobre as possíveis substituições saudáveis!!
      A vida é sim muito melhor com comida de verdade!! Vocês vão reparar!! Beijos flor!!

  3. Descobrir seu blog no google e adorei, as receitas são ótimas, já testei algumas e gostei muito. Obrigada por partilhar receitas maravilhosas e seus conhecimentos com seus seguidores!

  4. Olá, Amábile!!

    Simplesmente amei seu blog!! Achava que não existisse comida saudável e gostosa, mas agora estou descobrindo várias! Obrigada pelas receitas!

    Bem, queria uma ajuda sua. Recentemente fiz um brigadeiro funcional com biomassa de banana e adorei! foi esse aqui: http://nutrir-bem.com/2013/12/17/brigadeiro-fit-funcional/
    No entanto, agora que vi essa sua receita de leite de amêndoas, fiquei com vontade de fazer um leite de avelãs ou amêndoas e substituir todo ou parte do leite desnatado em pó e da água usado na receita do brigadeiro. Você teria uma sugestão de como fazer essa substituição?

    Obrigada!!
    Ana.

    1. Olá Ana!
      Na verdade na receita dela o leite em pó ajuda a espessar a receita, e é um segmento bem diferente do meu, que não uso leite, muito menos em po! No caso da minha uso outra opção como a farinha de grão de bico, amido de milho etc. Indico adicionar o leite de avela ou amêndoas na minha caso a biomassa esteja muito dura! O que você pode fazer é quando fizer a sua biomassa, ao bater as bananas com água, bater uma parte (a que você irá usar para o brigadeiro) ja com o leite de avelãs no lugar da água, assim vai dar muito mais sabor a preparação!
      E pode acreditar, existe sim muita comida deliciosa e saudável!! hehe
      beijos!

  5. Olá Amábile! Fiz o leite de castanha(por mais incrível que possa parecer não achei amêndoas no supermercado hoje!!!! só torrada com sal) Ficou lindo, porém achei um pouco “gorduroso”, meu fígado é meio preguiçoso e minha digestão é muito lenta. Mesmo assim usei um pouco no strogonoff da mamis, como eles falam aqui em casa e ninguém percebeu!! hahaha Gostaria de te perguntar sobre o leite de arroz, sei que ele é bem mais pobre em nutrientes, mas a digestão dele pra mim talvez seja melhor. Cozinho o arroz ou não? achei ‘trocentas’ formas de fazer! Ah estou adorando o site, a geléia de maçã sem açúcar fez sucesso aqui! abç

    1. Olá Ale!! O de arroz é muito simples de fazer, apenas deixe de molho e depois bata com agua e coe, como o de amendoas! Ele tem nutrientes diferentes do que os de castanhas, tente fazer sempre de arroz integral, cateto, arroz vermelho, esses tipos que contém mais nutrientes! Vc tbm pode fazer leite de quinoa ou amaranto em graos, gergelim.. Da mesma forta! Outra boa opção, que eu adoro e é bem neutro e com otima textura é o leite de inhame, conhece? É so descascar o inhame e deixar de molho, no outro dia cozinhe por apenas 5 minutos e bata com água nova, coe e pronto! Super nutritivo e delicioso! Espero ter ajudado! Bjs!

  6. Boa Tarde Amábile. Por favor, vc tem alguma dica pra tirar o resíduo de tanino que fica grudado na panela de pressão, após o cozimento da banana verde (biomassa)?
    Obrigada e Parabéns pelo trabalho.

  7. Olá, Amábile! Inspirado na sua receita fiz com castanhas-de-caju para preparar cafés latte! Ficou muito bom! O mais próximo do gosto de leite de vaca que já provei. Mas deixando as castanhas-de-caju durante a noite inteira de molho pela manhã estavam com pontos escurecidos e fiquei preocupado. Porém, acabei usando-as assim mesmo! rs… Devo deixa-las menos tempo de molho? Muito agradecido pelas incríveis receitas e pelo seu tempo!

  8. Ola, comecei a seguir seu blog a pouco tempo e estou amando. Me tira uma duvida. Posso misturar o leite de coco com o de amendoa? Se for o caso, pode misturar e armazenar, seja congelado ou na geladeira, ou apenas na hora de consumir? Qto tempo pode ficar no congelador?

    Abraços,

  9. Oi Amabile, li em alguns lugares que tem gente que faz o leite de avelã com a casca. E eu na preguiça de retirar a casca fiz assim, bati com a casca e tudo, o leite em si não ficou mto bom, pq ficou mais aguado, mas já usei em um bolo e ta tudo certo! A minha dúvida é, realmente não da ora fazer com a casca né?rsrsrs e o resíduo eu torrei para fazer a farinha, mas ainda tem uns pedaços da casca, e são mto duros, já tentei centrifugar e não diminui, não quero que vire pasta tb, vou ter que descartar? 😭😭😭 bjos

  10. Olá, Amábile!
    Gostaria de saber se o leite dura mais tempo se guardado bem vedado na geladeira e sem ter qualquer manipulação (sem abrir a garrafa). Fiz o leite e guardei por uns 5 ou 6 dias mais nem toquei nele. Vc recomenda utilizá-lo? Queria muito fazer o requeijão vegano.
    Obrigada!

    1. Olá Mariane! Eu recomendo provar e ver se está azedo ou nao, pois na verdade nao muda o fato de vc ter mexido nele ou nao pois ele não está fechado a vácuo, isso significa que pelo contato que teve com o ar e as bacterias presentes nele elas continuam se proliferando, coisa que o fechamento a vácuo estabiliza pois retira todo o ar de dentro! Aconselho consumir de 3 a 5 dias, e mesmo se vc fizer o requeijao vc ira consumir em mais uns dois dias em média entao ja vai ter passado 7 dias.. O que vc poderia ter feito era ter congelado o leite! Nao perde propriedades e pode ficar congelado por ate 3 meses! Beijos!!

      1. Muito obgada, Amábile! 😉
        Acho q vou deixar o requeijão pra outra oportunidade, então! Talvez use o leite num bolo…
        E obrigada também pela dica do congelamento! Beijos!

  11. Bom dia Amabile Kolenda, encontrei seu blog no Google quando estava procurando por substituição do creme de leite. Pois estou tendo que fazer uma restrição alimentar para desintoxicação do organismo, ja que há alguns meses tive uma gastroenterite. E quando encontrei seu blog fiquei encantada com tantas alternativas saudaveis e que eu posso comer. Ontem comprei a banana verde e as amêndoas. Acabei de fazer o leite de amêndoas e gostei muito. A tarde vou ver se consigo fazer a biomassa. Obrigada pelas receitas. Ah! Eu achei seu canal no YouTube e já me inscrevi…to amando tudo esse novo mundo.

  12. Olá Amabile, tudo bem? Fiz o leite de amêndoas conforme vc ensinou, mas percebi um gosto levemente azedo ao final, será que é normal?

      1. Obrigada Amábile! Vou descartar e tentar comprar as amêndoas em outro local. Quando fizer novamente venho para lhe dizer se deu certo! Obrigada por ter respondido prontamente! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s