prato frio, pratos principais, saúde, saladas, salgado, sem glúten, sem lactose, temperos

Couscous de quinoa

Oi gente, o couscous é um prato do norte da áfrica consumido em todo o mundo. Aqui na Brasil temos o cuscuz paulista que parece um pudim, mas o que eu mais gosto é o soltinho mais conhecido como couscous marroquino. Essa é uma opção ainda mais saudável por causa da quinoa, rica em nutrientes e isenta de glúten e lactose. É muito saborosa, leve e pode acompanhar qualquer tipo de carne, ave, ou peixe e frutos do mar, além de poder ser servido quente ou frio (frio é meu preferido, principalmente agora no verão!).

BeFunky_cous cous prato.jpg

Receita:

200 g de quinoa em grão

1 cenoura cortada em cubinhos

1 cebola bem picada

5 dentes de alho picadinhos

2 tomates sem pele e sem semente cortado em cubinhos

8 vagens picadinhas

½ pimentão sem pele picado em cubinhos (usei verde por falta do vermelho no mercadinho, mas pode usar o que preferir haha)

½ abobrinha em cubos

½ maço de salsinha e todos os temperos que você quiser

Sal, azeite e limão a gosto

cous cous ingre

Modo de preparo:

Deixe a quinoa de molho em água fria enquanto corta os legumes. Quando acabar, escorra, e passe a mão esfregando a quinoa para ela se abrir um pouco. Coloque água para ferver(1 xic de quinoa para 2 de água, mesma quantidade do arroz) quando a água estiver fervendo coloque a quinoa e fique de olho, ela vai demorar no máximo uns 10 minutos para cozinhar, ela não vai absorver toda a água (na verdade bem pouco dela), e quando você ver que ela esta translúcida e abertinha (como na foto) ela esta pronta! Escorra na peneira de novo e jogue água fria para parar o cozimento, deixe escorrer bem e reserve.

Quinoa cozida "al dente"
Quinoa cozida “al dente”

Refogue tudo que você quiser refogar em um pouco de azeite de oliva ou óleo de côco (a cebola primeiro, depois o alho, pimentão, vagem e abobrinha, se quiser a cenoura também, mas eu gosto dela crua), refogue até ficar macio e tempere com um pouco de sal. Depois é só misturar tudo, a quinoa e os legumes, temperar tudo com sal, azeite e limão (pode usar também shoyu, vinagre, molho de pimenta…), adicionar as ervas e está pronto! Fica lindo para servir em um jantar e a receita rende muito!

Prontinho!
Prontinho!

Na verdade você pode usar o que você tiver em casa, milho, brócolis, berinjela, ervilha, etc. sempre que eu faço acabo usando ingredientes diferentes, pois uso o que eu tiver na geladeira, sem desculpas para não fazer heim!

Deu de ver que é uma receita bem versátil e adaptável a qualquer paladar, então faça em um jantar ou almoço em família ou para os amigos e impressione todo mundo! Fica realmente uma delicia!

E como a quinoa é um alimento super completo, vou falar um pouco mais dela:

A quinoa contém mais proteínas do que qualquer outro cereal, e é uma das poucas plantas que possui todos os aminoácidos essenciais, constituindo proteínas completas.

Relacionando a quinoa com o trigo, por exemplo, a quinoa contém mais de 50% de cálcio, 50% de magnésio, três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco. Ela é considerada um alimento completo pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação). A Academia de Ciências dos Estados Unidos qualifica-a como o melhor alimento de origem vegetal para integrar o regime alimentar do ser humano.

A quinoa ainda é rica em fibras, minerais e vitaminas (B1, B6, C, E e F). Ela é anti-inflamatória, inibe a absorção do colesterol, e provoca mais saciedade do que o arroz, fazendo dela um alimento ideal para combater a obesidade.

É ou não é um alimento mágico? Deu vontade de comer agora!

Anúncios

9 thoughts on “Couscous de quinoa”

  1. Adoro Quinoa e costumo variar bastante com os vegetais, e pela descrição esse prato deve ser muito saboroso! Parabéns.

  2. ola, acabei de ir ao supermercado comprar alguns ingredientes saldáveis e lembrei dessa receita.. procurei um couscous e achei o couscous de grao duro de semola de trigo duro. Acabei de ver a receita aqui, e vi que comprei errado, teria algum problema pra mim consumir esse couscous de semola de trigo duro já que eu tenho intolerancia a carboidrato complexo?

    1. Na verdade essa pergunta deve ser feita a sua nutricionista que conhece seu corpo e pode dizer se isso irá lhe fazer mal ou não! Cada pessoa é uma pessoa e casa caso é um caso. O couscous tradicional é feito com esse ingrediente que comprou, aqui eu faço ele com a quinoa que é um alimento muito maia nutritivo, com uma ótima quantidade de proteínas e pouco carboidrato, então acredito que seja uma opção melhor para você! Mas confira com a sua nutricionista!!

  3. Olá! Essa receita é uma delicia! E se colocar a cebola, cenoura, vagem, alho, abobrinha para cozinhar junto com a quinoa nos cinco minutos finais do cozimento, não precisa usar o caldo de legumes e o sabor ficará muito bom! Se acrescentar alho poró ou salsão fica muito saboroso também!

    1. Na verdade a diferença de um caldo de legumes caseiro é que ele fica pelo menos uma hora cozinhando sem ferver para extrair o sabor dos alimentos, os fundos (assim chamados na gastronomia) nao levam sal nem gordura e levam horas de cozimento lento para apurar o sabor! Mas sua ideia é otima! Só nao vai agregar tanto sabor para este intuito, alem de cada legume ter seu tempo de cozimento! Por ex a cenoura ficará al dente mas a abobrinha ficará mole… Com alho poró e salsap fica incrível! A intenção é usar o que tiver disponível na geladeira! Rsrs beijos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s