doce, funcional, lanche, o que é, receitas rapidas, saúde, sem glúten, sem lactose, vegano

Geleia de mirtilo com chia

Vamos acabar a semana com um docinho? Saudável, gostoso, rápido e fácil como essa geleia de mirtilo feito com chia!

geléia de chia

Aposto que vocês já devem ter ouvido falar da chia, pois a pouco tempo atrás todas as revistas femininas mostravam que a chia emagrecia, esquecendo de todos os nutrientes que essa semente maravilhosa reserva para nós!

Vamos então primeiro a receita e depois saber um pouco mais sobre ela?

Receita

100 g de mirtilos frescos (essa é a medida de uma caixinha, rende pouco, se quiser mais é só aumentar a receita)

3 colheres de água

1 colher de mel ou açúcar demerara (se quiser mais doce, adicione mais)

1 colher cheia de chia

Modo de fazer

Coloque em uma panela o mirtilo, a água e  mel ou açucar, mexa sempre, em fogo médio até que o mirtilo comesse a desmanchar e abaixe o fogo

Amasse os mirtilos com um amassados de batatas ou uma colher. Mas deixando com pedacinhos.

Adicione a chia e mexa sempre até atingir a consistência desejada. Ou por cerca de 10 minutos, mexendo sempre, até a chia absorver todo o liquido e está pronta!

A geleia também pode ser feita com morangos, amoras, framboesas, uvas, qualquer fruta que solte bastante água, fica uma delicia e muito rica em nutrientes!

E por fim vamos falar um pouco sobre as propriedades da chia.

A semente de chia é oriunda do México e seus benefícios para a saúde já são conhecidos há centenas de anos, apesar de só mais recentemente ouvirmos falar dela. E ainda é considerada um dos superalimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do mundo!

A chia é uma pequena semente de forma oval, de cor preta, cinza ou marrom, e quando deixada de molho, cria uma barreira protetora formando um gel, Podemos encontrar a chia em forma de óleo, farinha, ou em sementes, e você pode consumir em saladas, pães, bolos, vitaminas, com frutas, e em outras receitas.

Ela é extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ómega-3. Contém mais ómega-3 que o salmão ou as sementes de linho; mais antioxidantes que os mirtilos, mais fibras que os flocos integrais e mais cálcio do que o leite.

De acordo com a nutricionista Milene Ferronato,  “Uma das principais funções das fibras insolúveis é retardar a absorção da glicose e, assim, manter a energia corporal por mais tempo. A semente é rica também em fibras solúveis, aquelas que entram em contato com o líquido do estômago e do intestino e formam um tipo uma massa gelatinosa que retarda o esvaziamento gástrico. Com isso, a pessoa fica saciada mais tempo”, e foi por isso que ela ficou tão famosa como “emagrecedora”. Mas lembre-se: Não se pode atribuir à chia o rótulo de alimento que emagrece. O emagrecimento não depende somente da ingestão de um ou de outro alimento específico, mas, sim, de um conjunto de hábitos. A alimentação é um dos principais fatores necessários para a perda de peso, mas não é o único. As características individuais e a prática de exercícios físicos também devem ser levadas em consideração.

Anúncios

12 comentários em “Geleia de mirtilo com chia”

  1. Amábile que maravilha é essa!!! Fiz com morangos, também não coloquei açúcar, mas acrescentei um anis estrelado naquele primeiro momento antes de amassar. Vou ser sincera, sou meio enjoada com coisas doces, quer dizer, gosto de doces com “pouco doce” tipo isso, e em minha vida inteira eu só tinha provado geleia uma vez e na verdade eu odiei, daquela industrializadas, achei que tinha gosto de açúcar e só, fiquei com o “pé atrás” mas decidi testar (afinal estou aqui a fim de aprender coisas novas) resultado: A melhor decisão da minha vida, super fácil, rápida e deliciosa, está no cardápio do níver da Flor certamente!!! Beijos!!!

    1. Entendo perfeitamente!! Também nao gosto de doce doce rsrs meu pai que é uma formiga sempre diz que meus doces faltam doce! Hahah é tudo questao de costume né?! E assim fica com gosto da fruta mesmo ne!! O cardapio do aniversario da Flor vai estar uma delicia, sem duvidas!!

  2. Amabile Querida! Acabei de fazer e ficou sensacional! Estou comendo neste momento com Iogurte natural (não tenho restrição a lactose). Fiz de morango.
    Uma dúvida. Além do poder nutricional, a chia tem outra função, como por exemplo dar a consistência? É que não tinha chia em casa, fiz sem ela e já ficou excelente. Com a chia altera o sabor ou a consistência? Beijos

    1. Oi Andreia! A chia faz diferença na receita pois ela cria um gel, fazendo assim que a geleia se espesse mais rapido e sem a necessidade de açucar! Vc consegue fazer geleias so misturando um suco de fruta com a chia! Mas claro se vc fez sem e está aproveitando mesmo assim está otimo! Ainda é melhor que as industrializadas ne! Rsrs beijao!

      1. Ah… era essa minha dúvida. Vou providenciar a chia e refazer a receita! Hummmm, nem dá para acreditar q pode ficar ainda melhor! 😀

      2. Oi de novo! 🙂
        Acabei de ver em outro post q às vezes a linhaça dourada tem a mesma função da chia. A linhaca em grãos tenho em casa. Possa triturar e substituir pela chia?
        Obrigada!!!
        Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s