dicas, funcional, saúde

“Sete segredos da saúde” Parte 1

Estava lendo um livro muito bom na semana passada  “A alquimia dos sabores –  a culinária funcional” de João Curvo. Que explica de uma maneira bem simples sobre os alimentos funcionais, como eles agem no nosso corpo, e ainda de quebra trás algumas receitas. Achei essa parte final, com os segredos da saúde muito legal e quis compartilhar com vocês, mas mesmo resumindo bem, ainda acho que ficou muito grande, por isso vou passar em dois posts para vocês, um essa semana, e um na semana que vem! Vale a pena ler.

a-alquimia-dos-sabores--a-culinaria-funcional_3744217_177920

“SETE SEGREDOS DA SAÚDE:

1° Dormir de noite

Procure dormir durante a noite, de seis a oito horas seguidas, para acordar com a aparência descansada e a atenção viva. Quando dormimos mal, acordamos com ares de fadiga e tornamo-nos mais sujeitos a desequilíbrios energéticos e orgânicos.

Caso sinta insônia, faça uma ceia frugal (com torrada, geléia, iogurte ou chá), tome um banho morno, aninhe-se na cama, mesmo sem  sono. Desligue a televisão, fique em silencio e aquiete-se, que o sono virá. Nem que seja com o tempo.

2° O despertar matinal

Ao acordar, olhe-se no espelho. Olhe em seus olhos e deseje uma coisa boa para você mesmo.

Como rotina de higiene, escove os dentes, limpe a língua, e depois beba um copo de água.

A limpeza da língua é essencial.

Beba um copo de água em jejum; isso ajuda na limpeza dos rins, dos intestinos, do sangue e das secreções que acumulamos na garganta ao longo da noite.

Evite água gelada pela manhã, pode gerar mucos e pigarro.

Cultive o bom humor matinal. Sorrir com a boca relaxa os músculos da face; sorrir com os olhos relaxa o sistema nervoso.

3° Movimente-se

“Em água corrente não para mosquito” é um ditado oriental. Isso quer dizer que, se não nos movimentarmos, daremos margem às mais diversas mazelas em nosso corpo.

O sedentarismo gera estagnação, isso em nosso corpo significa deposição de gorduras nos vasos sanguíneos, obstruções, retenção de líquidos, toxinas, fermentações, gazes e fezes em nosso corpo.

Só engula sapos absolutamente necessários. Sapos mal digeridos geram estagnações e nós na garganta, no peito e nas costas, que são expressões dos bloqueios ao livre fluxo de energia.

4° Atenção à sua barriga

A barriga é o nosso centro. Barriga grande significa dispersão da forma e maior possibilidade de desconcentração, preguiça e cochilos em horas impróprias. Grandes abdomens geram maior probabilidade de doenças cardiovasculares de câncer.

Para diminuir o volume do abdome ou evitar o seu crescimento, evite comer em excesso. Procure fazer seis refeições ao dia: café da manhã, merenda, almoço, lanche, jantar e uma pequena ceia antes de dormir. O objetivo é facilitar a digestão sem sobrecarregar o aparelho digestivo, e, com isso, evitar a estagnação de alimentos.

Evite beber mais de 250 ml de liquido nas refeições, principalmente gasosas. Gás não engordar, mas dilata o estômago e as alças dos intestinos. Para evitar gases, mastigue mais lentamente e beba chá de hortelã depois das refeições.

O funcionamento do intestino deve ser diário. Para isso coma mais salada, fibras, ameixa, damasco e mamão.”

Continua na semana que vem!

Anúncios

2 comentários em ““Sete segredos da saúde” Parte 1”

  1. Adorei suas receitas! Continue postando sempre porque boas receitas realmente funcionais e saudáveis é muito difícil encontrar. Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s