Estava lendo um livro muito bom na semana passada “A alquimia dos sabores – a culinária funcional” de João Curvo. Que explica de uma maneira bem simples sobre os alimentos funcionais, como eles agem no nosso corpo, e ainda de quebra trás algumas receitas. Achei essa parte final, com os segredos da saúde muito legal e quis compartilhar com vocês, mas mesmo resumindo bem, ainda acho que ficou muito grande, por isso vou passar em dois posts para vocês, um essa semana, e um na semana que vem! Vale a pena ler.
“SETE SEGREDOS DA SAÚDE:
1° Dormir de noite
Procure dormir durante a noite, de seis a oito horas seguidas, para acordar com a aparência descansada e a atenção viva. Quando dormimos mal, acordamos com ares de fadiga e tornamo-nos mais sujeitos a desequilíbrios energéticos e orgânicos.
Caso sinta insônia, faça uma ceia frugal (com torrada, geléia, iogurte ou chá), tome um banho morno, aninhe-se na cama, mesmo sem sono. Desligue a televisão, fique em silencio e aquiete-se, que o sono virá. Nem que seja com o tempo.
2° O despertar matinal
Ao acordar, olhe-se no espelho. Olhe em seus olhos e deseje uma coisa boa para você mesmo.
Como rotina de higiene, escove os dentes, limpe a língua, e depois beba um copo de água.
A limpeza da língua é essencial.
Beba um copo de água em jejum; isso ajuda na limpeza dos rins, dos intestinos, do sangue e das secreções que acumulamos na garganta ao longo da noite.
Evite água gelada pela manhã, pode gerar mucos e pigarro.
Cultive o bom humor matinal. Sorrir com a boca relaxa os músculos da face; sorrir com os olhos relaxa o sistema nervoso.
3° Movimente-se
“Em água corrente não para mosquito” é um ditado oriental. Isso quer dizer que, se não nos movimentarmos, daremos margem às mais diversas mazelas em nosso corpo.
O sedentarismo gera estagnação, isso em nosso corpo significa deposição de gorduras nos vasos sanguíneos, obstruções, retenção de líquidos, toxinas, fermentações, gazes e fezes em nosso corpo.
Só engula sapos absolutamente necessários. Sapos mal digeridos geram estagnações e nós na garganta, no peito e nas costas, que são expressões dos bloqueios ao livre fluxo de energia.
4° Atenção à sua barriga
A barriga é o nosso centro. Barriga grande significa dispersão da forma e maior possibilidade de desconcentração, preguiça e cochilos em horas impróprias. Grandes abdomens geram maior probabilidade de doenças cardiovasculares de câncer.
Para diminuir o volume do abdome ou evitar o seu crescimento, evite comer em excesso. Procure fazer seis refeições ao dia: café da manhã, merenda, almoço, lanche, jantar e uma pequena ceia antes de dormir. O objetivo é facilitar a digestão sem sobrecarregar o aparelho digestivo, e, com isso, evitar a estagnação de alimentos.
Evite beber mais de 250 ml de liquido nas refeições, principalmente gasosas. Gás não engordar, mas dilata o estômago e as alças dos intestinos. Para evitar gases, mastigue mais lentamente e beba chá de hortelã depois das refeições.
O funcionamento do intestino deve ser diário. Para isso coma mais salada, fibras, ameixa, damasco e mamão.”
Continua na semana que vem!
Adorei suas receitas! Continue postando sempre porque boas receitas realmente funcionais e saudáveis é muito difícil encontrar. Obrigada pelas dicas!
Obrigada voce pelo carinho!! fico muito feliz que tenha gostado!!