Continuando com o post de semana passada do livro “A alquimia dos sabores – a culinária funcional” de João Curvo.
“ 5° Coma frutas e hortaliças
As frutas nos limpam e ajudam a nos aproximar das nossas essências. Seus líquidos e pigmentos são diuréticos, ao mesmo tempo nos hidratam e dão viço à pele e ao olhar.
As hortaliças, ou seja, os vegetais habitualmente cultivados em horta, também possuem efeito depurativo e nos protegem contra os excessos de radicais livres.
Frutas e hortaliças são alimentos antioxidantes, que neutralizam as toxinas que geramos com o nosso estresse, maus hábitos, e com o próprio processo de passagem de tempo e envelhecimento.
Beba pelo menos dois litros de água ao dia. Ela nos lava, facilita a entrada de nutrientes nas células e a saída de toxinas do nosso organismo.
E além disso: só coma quando estiver tranquilo.
6° Seja útil e queira sempre aprender
Devemos buscar sempre aprender. Se já está satisfeito com o grau de escolaridade, procure aprender uma nova língua, ou prática de uma arte. Mantenha sempre contato com jovens e crianças para que os conceitos não se estagnem. Os choques de geração mexem com os conceitos e diminuem os preconceitos.
Cuidar de algo ou alguém aquece a nossa chama da vida.
Quando, muitas vezes, aos olhos dos outros, estamos dando, na verdade estamos recebendo.
7° Ame-se
Ame-se. Cuide-se. Respeite-se.
Com amor, cuide bem do se corpo porque ele , como uma madeira que alimenta o fogo, é o suporte da sua energia.
Só dê o que puder dar. Quando a exigência externa for maior que a sua capacidade de doação, diga não, de um tempo, saia, respire fundo, faça algo que lhe de prazer, e só depois, doe-se novamente.
Atente aos seus limites. A maioria das doenças começa com a combinação de muita obrigação e pouco prazer, ou seja, muito trabalho e pouca recompensa.
Cuide de algo ou de alguém, porque cuidar significa propagar a vida.”