frutos do mar, peixes, prato frio, pratos principais, pratos quentes, saúde, salgado, sem açúcar, sem glúten, sem lactose

Atum em crosta de gergelim e salada de lula com cebola roxa

O dia das mães está chegando, e porque você não prepara um almoço caprichado para mostrar todo o seu amor por ela?

Fiz esse almoço para os meus pais e pensei que seria uma ótima ideia para um almoço de dia das mães (infelizmente como já fiz, vou ter que pensar em outra coisa hahaha). O almoço estava ótimo e a todos adoraram! O prato era atum com crosta de gergelim e salada de lula e camarão com cebola roxa no limão por cima, ficou sensacional, e o melhor, não é nada difícil de fazer! Vamos as receitas?

atum (1) - Cópia

Receita Atum com crosta de gergelim:

1 pedaço de lombo de atum

3 xic de shoyu

½ xic de saque

1 pedaço grande de gengibre ralado

Gergelim preto e branco (o quanto for necessário)

Modo de preparo:

Com antecedência, faça uma marinada com o shoyu, o saque e o gengibre e deixe o atum de molho por no mínimo 1 hora (quanto mais tempo melhor).

Depois desse tempo, e mais perto de servir o almoço, tire o atum dessa marinada e coloque em um escorredor só para dar uma escorrida mas não é necessário secar o peixe. Em cima de uma tábua ou prato, coloque o gergelim preto e o branco e dê uma misturada, coloque o atum e dê uma pressionada de leve, e vá virando para cobrir todos os lados. Aqueça bem uma frigideira (na boca mais forte do fogão que você tiver), quando você colocar a mão em cima da frigideira e estiver bem quente, está na hora de colocar o peixe. Coloque um fio de azeite e coloque o peixe. Deixe cerca de 1 minuto em cada lado, a ideia é apenas selar o peixe, deixando o meio cru. Volte o peixe para a tábua e corte com uma faca bem afiada em tiras de 1 dedo de largura. Está pronto para servir!

Salada de Lula e camarão:

5 lulas limpas e cortadas em rodelas finas

½ kg de camarão limpo

Cebolinha verde

3 dentes de alho

Azeite

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Primeiramente faça o camarão. Refogue a parte branca da cebolinha e o alho no azeite, e adicione o camarão, tempere com sal e pimenta e refogue até ficar pronto.

Depois com a frigideira bem quente coloque um frio de azeite e jogue a lula, tempere com o sal e a pimenta. A lula fica pronta bem rápido, quanto mais rápido melhor, para ela não ficar borrachuda!

Misture a lula aos camarões e adicione o quanto quiser da parte verde da cebolinha picada.

Cebola roxa no limão:

3 cebolas roxa

3 limões

Modo de preparo

Pique a cebola roca em rodelas ou em tiras, adicione o suco dos 3 limões e cozinhe até a cebola estar bem macia! Ela fica assim com essa cor linda!

Agora que está tudo pronto, só fazer uma montagem bem bonita em um prato, para fazer aquela surpresa (afinal se começa a comer com os olhos), e encher a sua mãe de amor!

Anúncios

3 thoughts on “Atum em crosta de gergelim e salada de lula com cebola roxa”

  1. Não consegui deixar naquela cor .. acho que devo ter feito algo errado … usei 1 cebola e 1 limão mas grudou e tive que por água , mesmo assim , não ficou bom. Se põe água ? Se faz numa frigideira ? Quanto tempo em média ?

    1. Com certeza o fato de ter feito em uma frigideira fez com que a água secasse e ela grudasse, já que a frigideira tem paredes curtas exatamente para não formar vapor e água!
      Faça em uma panela e pode add mais limão, a ideia é cozinhar no limão mesmo para ficar nessa cor, se precisar pode add agua depois sim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s