biomassa, curiosidades, funcional, o que é, sem açúcar, sem glúten, sem lactose

Biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é uma grande estrela na gastronomia funcional devido a sua composição nutricional e versatilidade. Como tem sabor neutro, pode-se usar em receitas doces e salgadas e serve para espessar e substituir muitos ingredientes, como o glúten por exemplo.

bananaverde

“A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. “ Retirei a informação de um site confiável, e caso queira saber mais, clique aqui.

Aqui tem algumas fotos de delicias que eu já preparei utilizando a biomassa, vou ir passando todas para vocês!

A receita da biomassa é muito simples:

1 cacho de banana verde (é a banana que veio “direto do pé”, não passou pelo processo da estufa) de preferência orgânica.

Água até cobrir

Panela de pressão

Liquidificador

Modo de preparo:

Com a ajuda de uma tesoura ou faca, corte as bananas separadamente mas sem abrir a casca (tem que cortar bem em cima como mostra a foto) tomando cuidado para não deixar aparecer a parte branca de dentro. Lave-as. Coloque a água na panela de pressão para ferver e quando levantar fervura coloque as bananas (para dar um choque térmico). Tampe, e quando começar a chiar a panela, deixe por 10 minutos. Desligue e deixe a pressão sair sozinha, assim a banana vai continuar cozinhando, por mais 15, 20 minutos. Depois retire o resto da pressão e abra a panela com cuidado.

Aqui vale um aviso muito importante: NÃO jogue a água das bananas em cima de outras louças que estiverem dentro da pia, ela cria uma gosma e pode deixar a louça preta! Retire as bananas uma a uma e coloque em cima de uma tábua. Com a ajuda de um garfo e uma faca, corte a casca das bananas de comprido e retire a parte interna com o garfo. Quando acabar, coloque as bananas (pare interna) no liquidificador e bata com um pouco de água quente (NÃO utilize a água do cozimento, ela está cheia de tanino, que é a substancia que trava a língua quando a banana está verde, sabe? Então, ninguém quer isso né? Haha). Use o quanto for necessário para ajudar a bater. Está pronta sua biomassa!!

*NÃO tem problema algum a sua banana abrir durante o cozimento! É normal pois a polpa expande! Retire da casca e use normalmente!

 Ela dura cerca de 4 dias na geladeira, e pode ser congelada por até 6 meses. Para descongelar deixe na geladeira da noite pro dia, e no dia seguinte bata-a no liquidificador com água quente e ela voltará a textura original. Ou coloque em uma panela com um pouco de agua quente para q ela derreta e va mexendo, se achar necessário bata no liquidificador para ficar bem lisa.

Quando utilizamos biomassa em receitas é sempre ela na textura cremosa!!! A não ser que seja especificado “biomassa em textura de esponja e esfarelenta” hahah.

A cor da biomassa varia de banana para banana, tem vezes que fica mais escura, cor de café com leite, as vezes fica mais amarelada, mas isso não faz diferença no sabor ou textura.
E um truque super valioso para limpar a panela: passar óleo, esfregar um pouquinho e depois lavar com água quente!

Anúncios

186 thoughts on “Biomassa de banana verde”

  1. Essa dica de lavar a panela é a mais preciosa, já estava ficando desesperada tentando tirar aquela gosma da panela! Salvou a pátria! Valeu mesmo

  2. Oi! Acabei de fazer a minha biomassa mas usei a água da panela pra poder bater no liquidificador. Não pode ne?! Mas elas abriram sozinhas no cozimento e se eu não tivesse utilizado a água elas teriam contato do mesmo jeito, ou não?

    1. Nao tem problema nenhum elas abrirem, alias aqui nos comentarios ja respondi isso algumas vezes, rs.. Como a polpa expande quando cozinha é completamente normal abrir! Sim ela entra em contato mas nao absorve a agua do cozimento! Agora, bater com a agua do cozimento não é interessante pois além de ter um gosto pessimo e travar a lingua por estar cheia de tatino, o mesmo não é interessante para nossa saúde em grandes quantidades! Isso tbm está explicadinho nesse post… Beijos!

  3. Olá! gostaria de saber se a Nódoa que sai na hora que retira a banana do cacho faz algum mau? Higienizei todas a bananas, no cozimento todas abriram, favor poderia tirar essa dúvida!!! Beijos!

  4. Olá Amabile!

    Hoje fiz minha primeira biomassa, mas acabei colocando água fria na hora de cozinhar as bananas.. Quando começou a chiar deixei mais 8 minutos e depois mais uns 12 minutos até sair a pressão..

    Na hora de bater no liquidificados precisei colocar um pouco de água, mas tive a impressão que a banana ainda ficou um pouco durinha e a consistência ficou meio “chiclete”, não tão cremosa.

    É normal essa consistência ou será que saiu algo errado?

    Devo bater de novo com mais água?

    Obrigada!!

    1. É assim mesmo flor! Qto menos agua mais “liguenta” ela fica! Congele assim e deixe para por mais agua quando descongelar, ja que é preciso! Ja fiz com agua fria tbm e da certo! Se vc achar que as bananas ainda estão duras, se acontecer claro, eh só tirar todas da casca e cozinhar só elas em uma agua nova! Nao tem problema! Beijos!!

      1. Também nao sei lhe dizer Patrícia, pois nao vi vc fazendo e nunca vi ficar amarga.. Pode ser que o tanino da agua do cozimento penetrou na polpa, não saberia dizer assim por adivinhação. Bjs

  5. Boa noite Amábile, sou mineira e aqui temos o costume de fazer sopa de banana verde, a banana é descascada e picada em rodelas e faz uma sopa como qualquer outra. Gostaria de saber se pelo fato de ser cozida direto na água, ela continua com as mesma propriedades do Amido Resistente ?

  6. Fiz a banana cortada ao meio, não sabia que tinha de ser inteira😩, ficou com um gosto bem amarguinho.. Tem alguma forma de amenizar isso?

  7. O que fazer com as cascas de banana verde? Alguma sugestão? Dá dó de jogar tudo fora! Outra dúvida o preparo feito com a biomassa, por exemplo sopas, molhos, bolos tem durabilidade de 3 a 4 dias em geladeira também?
    Obrigado pela ajuda!
    Abraços,
    Solange

  8. cozinhei a biomassa mas quando fui bater senti que não estavam cozidas, voltei elas com a mesma agua e com casca para cozinha novamente, tem algum problema?

      1. Oi! Cozinhei elas mas acabei deixando o tempo errado na panela de pressão, elas ficaram duras 😦
        Você disse pra cozinhar elas em outra água sem a casca, isso seria na panela de pressão de novo ou numa panela normal?

      2. Ahh! Acabei de ver sua resposta, não pensei Q você fosse responder tão rápido! Hahahaha Muito obrigada!!! Deixo elas no fogo até ficarem moles então?

  9. Quando fui cozinhar as bananas, acho q abstrai a informação do choque térmico, e coloquei direto na panela de pressão, não esperei a água ferver. Será que q vai fazer mal?! Obrigada!

  10. Oi, hj fui fazer a minha biomassa, fiz td certo, porém qnd abrir a panela, as bananas abriram saíram da casca, ficaram bem moles. A consistência depois de bater ficou de um creme. Acha q ainda servirá?

  11. Voltei novamente para tirar uma outra dúvida sobre a biomassa de banana verde. Depois de descongelar a biomassa e fazer algum prato com ela, por exemplo massa de brigadeiro. Esse preparo pronto pode voltar ao congelador? Ou melhor não?

      1. Fazendo isso uma vez só não tem problema! E a validade você conta por quantos dias ela ficar descongelada, por ex se vc faz a biomassa e deixa ela 3 dias fora e depois congela, quando descongelar ela irá durar só mais um ou dois por ex!

  12. Oi Amábile,
    sem querer eu descasquei as bananas verdes antes de cozinhar! :/
    Você sabe se ainda consigo usar essas polpas para fazer a biomassa ou alguma outra receita, para não desperdiçá-las?
    Abraços!

      1. Nunca ouviu falar de alguém que cozinhou sem a casca e deu certo? Estou pensando em tentar, pois prefiro não fazer fritura em casa. Eu acabei de fazer a biomassa com umas bananas que eu ainda não havia descascado e deu bem certinho. Então vou comparar as duas e depois te digo se deu certo!
        Grata!

      2. Deu certo! =)
        A biomassa ficou levemente com o amarguinho do tanino, mas é bem sutil.
        Eu fiz apenas uma pequena adaptação, justamente por causa do tanino… depois dos 10 min na panela de pressão eu troquei por água fervente nova… e deixei o restante do tempo nessa água. Talvez se eu não tivesse feito isso o gosto do tanino teria ficado bem mais forte.
        Bom, fica a dica para outros desatentos que nem eu, que já saem descascando antes mesmo de olhar a receita! hahaha
        Muito obrigada por responder tão rápido!
        Abçs!

    1. Oi Margarida, como ela é um alimento, e não um remédio, não tem dose diária, rs.. Você pode usar ela para tantas preparações que é difícil mensurar quantidades, mas como toda boa ingestão de fibras, o ideal é beber bastante agua ao longo do dia! E caso queira uma quantidade estipulada o recomendado é perguntar ao seu nutricionista, que vai conhecer as suas necessidades! Beijos!

  13. Olá! Parabéns pelo artigo e pela valiosa colaboração! Consumo a biomassa juntamente com uma banana (madura) amassada. Gostaria de saber duas coisas: 1) se consumindo juntamente com uma banana amassada a biomassa tem o mesmo efeito em relação aos nutrientes (triptofano)? 2) Depois de descongelada ela pode ser consumida pura, ou só para receitas?

    1. Oi Miryan! Ela tera o mesmo efeito mesmo em receitas ou junto com outros alimentos, e essa é uma das vantagens dela: ser um maravilhoso ingrediente que além das funcionalidades para a parte gastronômica, tem todos os benefícios nutricionais! E depois de descongelada (da maneira correta como explico – deixando-a cremosa novamente), pode ser consumida da mesma forma que se tivesse acabo de ser feita!

  14. Olá, armazenei a biomassa em vasilhas plásticas, tem problema? O que pode acontecer? Para fazer suco, tenho que descongelar e esquentar com água quente de novo? Quero inserir no suco detox em jejum,posso descongelar no dia anterior e deixar na geladeira até o outro dia?
    Obrigada

    1. Olá Janielle, nao tem problema armazenar em vazilha plastica, depois é só retirar e aquecer com água quente para descongelar como explico na postagem, pois quando ela descongela ela muda a textura (fica esponjosa como explico). Para usar en sucos você pode estar congelando a biomassa em cubos de gelo (depois que congelar basta retirar da forminha e colocar todos os cubos em um saquinho), assim vc pode adicionar um cubo em cada suco na hora de bater, é bem prático!

  15. olá cozinhei as bananas, mas depois de cozidas tive que sair e ficou por umas 5 horas na agua. tem algum problema consumir, ou nao terá oesmo resultado? sera que obsorveu o tanino? obrigada!

  16. Oi Bom dia
    Li que deveria ser a banana nanica Verde,tem que ser está mesmo ou posso usar outra qualidade de banana.
    Obrigada desde já.
    Att.
    Fernanda

  17. Oi!!! Muito boas suas dicas !!! Pra não ficar aquela gosma na panela de pressão eu usei suco de meio limão , coloquei. Junto com as bananas ! Deu super certo na hora de lavar a panela !!!! Abraço

  18. olá.
    Ganhei as bananas bem verdes, e na pressa eu descasquei e congelei pra fazer num dia que eu tivesse mais tempo.
    Hoje fui pesquisar como fazer a biomassa e vi que nao pode tirar da casca para cozinhar.
    Pois bem, cozinhei ela congelada e sem casca, depois bati no liquidificador.
    esse processo prejudicará a biomassa??

  19. Bom dia, Amabile!
    Conheci hoje teu site e estou amando! Estou me recuperando de uma disbiose intestinal e tuas receitas, super funcionais, me caíram do céu. Seguindo tuas orientações, fiz hoje, pela primeira vez, a biomassa de banana. Fiz tudo certinho (acho!). Comprei as bananas bem verdes – sem nenhum sinal de inicio de amadurecimento. Ao final, a textura ficou perfeita, exatamente como vc falou. Mas um detalhe: minha biomassa está um pouco adocicada – deliciosa, mas adocicada. E vc disse que ela não tem gosto de nada…. fiz algo errado? Será que as bananas não estavam tão verdes quando devem ser? Será que o que eu fiz é apenas um doce de banana? … risos….
    Beijos!!! Obrigada!

    1. Oi Elaine! Fico muito feliz em ajudar! Vc comprou bananas verdes em mercado ou em feira? As de mercado são colocadas em estufas para amadurecerem, por isso as vezes ja começaram o seu processo de amadurecimento. Se estiver bem sutil não tem problema, mas se estiver muito doce dai sim, é um doce de banana hahah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s