integral, pastinhas, pratos principais, pratos quentes, saúde, salgado, sem lactose, temperos

Comida árabe, comida saudável!

Mais uma ideia de almoço para os dias das mães. Na verdade essa opção também é ótima para beliscar…Mas que tal um almoço árabe? Aqui em casa adoramos fazer kibe de forno, é fácil, fica uma delícia, e o que é melhor, da de congelar ele assado e só por no micro-ondas quando quiser comer (quebra galho, sabe?),melhor ainda acompanhado de pastinhas maravilhosas como o homus, uma pastinha feita de grão de bico, e o babaganoush, feito de berinjela!

A culinária árabe é maravilhosa!  Super aromática, regada por muito azeite e muito saborosa! Como sou fã, vou sempre colocando algumas receitas que vou fazendo!

Vamos a receita?

Kibe de forno:

1kg de patinho moído

250g de trigo para kibe (alternativa para celíacos: quinoa em grãos cozida, trigo sarraceno (quando eu comprar  posto uma receita e falo mais sobre ele))

1 cebola grande

5 dentes de alho

2 maços de hortelã

4 col de sopa Tempero Garam Massala (é uma mistura de temperos indiana que se encontra pronta). Caso não tenha misture: 1 col sopa de canela em pó, 1 col sop de pimenta da Jamaica, 1 col sopa de cominho, 1 col sopa de noz moscada.

Sal e azeite.

Modo de preparo:

Coloque de molho o trigo por no mínimo 30 minutos deixando 3 dedos de água acima do trigo.

Bata no liquidificador a cabola, o alho e o hortelã com um pouquinho de água (só para ajudar a bater).

Depois que o trigo já tiver hidratado, esprema bem com as mãos pouco a pouco e vá misturando com a carne, misture a cebola com o hortelã e alho batidos e o tempero. Misture tudo muito bem, com as mãos! Depois coloque na forma e com uma faca faça cortes no kibe (como na foto) e regue os cortes com azeite. Com o forno já pré aquecido, coloque para assar em fogo alto cerca de 20 minutos. Ele ainda vai estar com bastante água. Retire do forno e deixe esfriar um pouco, ele vai absorver toda a água e fica suuuuuuper molhadinho e pronto para servir!

Homus:

3 xic de grão de bico

1 col de tahine

Suco de 1 limão

Azeite e sal a gosto

1 dente de alho (opcional – eu não sou fã de alho cru nas comidas, então nunca coloco)

Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico até ficar bem macio, pode ser na panela de pressão, e se quiser tempere a água com sal e folhar de louro.

Depois de cozido, aconselho retirar a pele que envolve ele (ou uma a uma, ou esfregando o grão de bico em uma peneira para  apele se soltar e então ir separando), a pele do grão de bico é um pouco indigesta, por isso vale a pena o trabalho. Depois é só bater tudo do liquidificador ou processador! Essa pastinha fica incrivelmente deliciosa e pode ser consumida até mesmo passando naquele pãozinho da tarde! Fica ótimo!

almoço 2 (1)

 

Babaganoush:

2 berinjelas

1 col de sopa de tahine

Suco de 1 limão

1 dente de alho (também opcional)

Azeite e sal a gosto

Modo de preparo:

Corte as berinjelas ao meio de comprido e leve ao forno. Quando elas estiverem bem macias, retire, raspe a parte interna e coloque no liquidificador, adicione os outros ingredientes, bata tudo e está pronto!

Muito fácil também e muito saborosa!

almoço 2 (5)

Depois de tudo pronto, corte o kibe em pedaços, e sirva em um prato com as pastinhas e pão sírio cortado em 4! Ótima opção para beliscar!

foto (1)

Anúncios

4 thoughts on “Comida árabe, comida saudável!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s