pratos quentes, salgado, sem glúten, sem lactose, sopas, vegano, vegetariano

Sopa de grão de bico com espinafre

E parece que ja que o friozinho chegou para ficar, vai muito bem mais uma receita de sopa, né? A estrela da vez é o grão de bico, mais um alimento excelente para consumirmos, vou falar um pouco sobre ele.

IMG_4154

Para começar, ele é carinhosamente apelidado de grão da felicidade, porque? Porque ele ajuda na produção de serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem estar e alegria, ele ainda é rico em vitaminas do complexo B e sua composição rica em fibras diminui a absorção de glicemia e colesterol, auxiliando no tratamento da diabete e também ajuda no funcionamento do intestino.

Ele também é um alimento versátil pois com ele podemos fazer sopas, pastas (já coloquei a receita do homus aqui), petiscos, para substituir o feijão (só pra variar) ou fazer saladas deliciosas! Mas enfim vamos a receita?

Receita:

1 ½ xic de grão de bico

4 batatas médias OU inhame OU cara (carboidrato com menor índice glicêmico essas duas opções!)

1 ½ de água ou caldo de galinha (caseiro!!!)

1 cebola

2 maços de espinafre (use só as folhas)

Noz moscada

Óleo vegetal (o quanto baste para refogar)

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Deixe o grão de bico de molho em água desde o dia anterior. Cozinhe o grão de bico até ficar bem macio, ou na panela de pressão por 5 minutos depois que começar a chiar. Depois de cozido se quiser (eu prefiro) retire a pele que envolve ele. Cozinhe as batatas até ficarem macias. Bata no liquidificador o grão de bico, as batatas e a água ou o caldo de galinha, volte para a panela. Em outra panela refogue a cebola picadinha com o óleo, e coloque o espinafre, tampe e espere murchar. Depois, é só adicionar o espinafre ao creme, tempere com a noz moscada, acerte o sal, deixe ferver um pouco, mexendo para não grudar no fundo da panela e esta pronta! Uma sopa cremosa deliciosa para esquentar uma noite fria!

Anúncios

5 thoughts on “Sopa de grão de bico com espinafre”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s