curiosidades, dicas, o que é, proteína do leite, saúde, sem lactose, vegano

Como ler nos rótulos para saber se um alimento contém leite

É claro que com tantos nomes difíceis e não utilizados no nosso dia a dia, ler rótulos e decifrar os produtos é uma tarefa cada vez mais difícil. Quando descobri a intolerância a lactose ficava em duvida muitas vezes sem saber se eu poderia ou não comer certos produtos, pois passei a ler rotulo de absolutamente tudo que consumo.

Como o meu problema é somente a lactose, as vezes consumo produtos feitos a partir de leite de vaca com a rotulagem “sem lactose”, mas é claro, sem frequência pois já sabemos que o leite de vaca não faz bem a saúde. Mas e para quem tem alergia a proteína do leite ou é vegano, os cuidados são maiores, e por isso achei interessante colocar aqui a lista com os derivados do leite para ajudar na hora de comprar algo para comer:

rotulos-voce-presta-atencao-neles-4-12

Ingredientes necessariamente derivados de leite:

– Lactoalbumina

– Lactoglobulina

– Fosfato de lactoalbumina

– Lactoferrina

– Lactulose

– Caseína

– Caseína hidrolisada

– Caseinato de cálcio

– Caseinato de potássio

– Caseinato de amônia

– Caseinato de magnésio

– Caseinato de sódio

– Leitelho

– Coalhada

– Proteína de leite hidrolisada

– Lactose

Obviamente creme de leite, gordura de leite, nata e manteiga são derivados de leite.

Ingredientes que NÃO são derivados do leite:

Apesar de seus nomes, os ingredientes abaixo listados podem ser consumidos tranquilamente por pessoas com alergia às proteínas do leite, intolerância à lactose e vegans .

– Lactato de cálcio

– Lactato de sódio

– Estearoil Lactilato de Sódio

– Estearoil Lactilato de Cálcio

– Cremor de Tártaro

Caso haja alguma dúvida você pode ligar para o 0800 do produto e perguntar se contem algum elemento em questão.

Produtos com a seguinte frase:  pode conter traços de leite. Significa que este alimento passou pela mesma máquina, durante a sua produção, em que alimentos que contém lactose também passaram, então dependendo do seu grau de intolerância, tome cuidado!

Mas a melhor dica ainda é, não consuma nada que tenha algum nome que a sua avó não reconheceria! Haha! Sem duvidas alimentos de verdade são muito melhores do que produtos alimentícios!

Anúncios

15 thoughts on “Como ler nos rótulos para saber se um alimento contém leite”

  1. Meu filho de 2 anos tem alergia a proteína do leite e essa informação e valiosa e eu ainda tenho que olhar hidratante e varias outras coisas,aliais leio rotulo de tudo.

  2. Descobri a poucos dias que tenho intolerância à lactose. Volto ao gastro esta semana, mas ando lendo e pesquisando sobre o assunto. Assim descobri o se blog. Achei muito interessante suas postagens de vez em quando passarei por aqui.

  3. Tu mencionou uma coisa muito certa e que muita gente não se dá conta.
    Alimento é uma coisa, (Produto) Alimentício é outra muitooo diferente
    🙂
    (Y)

  4. Minha filha está sob investigação de intolerância à proteína do leite, desde então, começamos a difícil tarefa de analisar os rótulos dos produtos e ao me deparar com esse nome ESTEAROIL-2-LACTIL LACTATODE SÓDIO pensei que fosse algum derivado do leite, então gostaria de agradecer pelas informações aqui postadas que nos foram de suma importância nesse processo. Muito obrigada.

  5. Eu descobri a intolerância a lactose há pouco tempo. Mas não melhorava 100%. Ainda muito estufamento, dor, diarreias e mal estar. Eu estava usando um suplemento, indicado por profissional, com caseinato de cálcio. Obrigada pelas informações.

  6. É muito difícil mesmo a vida de quem é intolerante ou alérgico a leite. Meu filho de 7 anos teve crises de asma Até os 5, quando descobri a intolerância a lactose, fui selecionando os produtos, e ele não teve mais crise. Mas ainda hoje, temos surpresas, a única salsicha que não faz mal é a de frango da perdigão. E o salgadinho de presunto da yoki também faz mal, e os dois tem o lactato de sódio na composição.

    1. Vc já viu a receita da terrine de frango aqui do blog? Pode fazer ela em formato de salsicha e oferecer ao seu filho uma excelente substituição à salsicha industrializada e cheio de ingredientes ruins dentro! Para o salgadinho de “presunto” tem também uma receita de crackers que vc pode por os temperos naturais que quiser! Fica incrível e super saudável! Beijos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s