funcional, integral, pratos principais, pratos quentes, receitas rapidas, saúde, salgado, sem glúten, sem lactose, vegano, vegetariano

Panqueca de amaranto sem glúten

Para quem ainda não conhece o amaranto, vale a pena apresenta-lo antes de falar da receita. Ele é mais um daqueles grãos superpoderosos que não podem faltar na nossa alimentação! Ele é fonte de cálcio biodisponível, isso significa que é melhor absorvido pelo organismo (coisa que o leite que todos acham ser bom por causa do cálcio não é, o nome disso é marketing), ele ainda apresenta aminoácidos essenciais que o nosso corpo não produz, e é rico em proteína, além de ainda conter fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes. Ele também não contém glúten, podendo ser consumido por celíacos.

amaranto

Agora que já conhecemos um pouco do amaranto, vamos a receita. Eu adoro juntar tudo que tenho na dispensa e inventar coisas, além de também ser fã do olhometro, o que torna a tarefa e passar a receita não tão fácil assim. Queria comer panqueca e tentar fazer uma sem glúten, usando o amaranto, e com o que eu tivesse em casa. A receita é bem fácil e passou pelo teste da irmã que é chata para comer (haha porque temos que tentar atender a todos)!

panqueca de amaranto (3)

Receita:

1 ovo + 1 clara

3 colheres de sopa de amaranto em flocos ou farinha

2 a 3 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou maisena (primeira opção agrega mais sabor e nutrientes)

½ xic de água

1 col de sopa azeite de oliva

1 pitada de sal e se quiser outros temperos (pimenta, orégano, açafrão…)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e deixe descansar 1 minutinho, a massa vai ficar com uma espuma na parte de cima, retire essa espuma, e você também vai reparar que o amaranto mais descer, então sempre que for colocar a massa na frigideira de uma mexida com a colher. Você também vai reparar que a massa fica bem liquida, mas vai dar certo! Teste a primeira panqueca e veja se há necessidade de adicionar mais um pouco de amido de milho. Unte a frigideira com um fio de azeite e coloque a massa. Quando desgrudar e estiver dourada, vire e deixe dourar o outro lado. Recheie com o recheio da sua preferência, eu usei frango desfiado refogado com alho poró e cebolinha, tofupiry (em breve receita no blog) e abobrinha ralada e refogada. Leve ao forno para esquentar o recheio e se quiser regue com o molho branco de amêndoas ou o molho de tomate caseiro, fica uma delícia!

Anúncios

16 thoughts on “Panqueca de amaranto sem glúten”

  1. Nossa, essa parece muito gostosa! Parabéns pelo blog, descobri na semana passada e já olhei todas as receitas hahaha. E também olhei o seu instagram, em quanto tempo você conseguiu perder 20 kilos? AMEI!

    1. Oi flor! Pode substituir sim! Eu não tentei congelar mas acredito que dê! Congela elas intercalando com um plastico (ou filme ou saco plastico cortado ao meio)! Se congelar me avisa se deu certo? Hahah mas tem tudo pra dar ok?! Beijos!!

  2. Adorei o Blog! Uma dica é para você colocar o adsense nele, eu cheguei através do google e tenho certeza que você recebe outras visitas, seria uma oportunidade para você ganhar uma renda extra!
    Não ganho nada te indicando isso, é só uma dica pois acho merecido você ganhar algo pelo seu trabalho de compartilhar isso com os outros de maneira tão bem escrita!

    Deixei um link para o seu blog de meu site!

  3. Amabile, amo seu insta, seu blog, seu face agora… comecei a te seguir faz pouco mas já sou apaixonada pelo seu trabalho. Ja fiz algumas receitas suas e o que eu mais amo nisso tudo é que vc simplifica os ingredientes e isso acho otimo, Hoje fiz essa sua receita da panqueca de amaranto so que doce! com maçã e laranja adoçadas com melaço de recheio… amei! muuuito boa… só teve um probleminha: queimei o dedo! rsrsrsr normal, sou meio desastrada mesmo…
    Obrigada pela sua dedicação e qdo eu puder vou fazer seu curso em SP.
    Beijos

  4. Apaixonada por essa receita.. a massa fica melhor que a panqueca tradicional..Eu usei farinha de trigo integral e amaranto, e em vez de água, leite sem lactose… ficou perfeita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s