funcional, o que é, pastinhas, receitas rapidas, saúde, salgado, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, tofu, vegano, vegetariano

Tofu cremoso – tofupiry

O toupiry é um creme feito com o tofu que fica muito parecido com o caturipy, e é possível substituir em vários momentos! Depois que descobri o tofupiry meus dias nunca mais foram os mesmos! Ahaha Se você sente falta de um queijo em alguma comida use o tofupury que ficará perfeito, e o melhor, é muito fácil e rápido de fazer!

Essa foto foi by google, pois sempre esqueço de fotografar o tofupiry quando vou comer! Desculpem, mas ó fica igualzinho!!
Essa foto foi by google, pois sempre esqueço de fotografar o tofupiry quando vou comer! Desculpem, mas ó fica igualzinho!!

Tofupiry

Ingredientes

250g de Tofu firme

1/2 xícara de azeite

1/2 colher de sopa rasa de sal

1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de polvilho azedo (ou maisena, mas o polvilho ajuda no sabor)

1 colher de sopa de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, leve ao fogo médio mexendo sem parar até virar um creme. Guarde na geladeira  por 4 dias (sempre observe a validade do tofu!). Esta pronto, depois de frio ele fica mais firme, depois é só usar para fazer recheios, em pizzas, lasanhas, etc…

tofupiry

Anúncios

18 thoughts on “Tofu cremoso – tofupiry”

  1. Oi amabile, tudo bem???
    Essa receitinha de tofupiry me deu água na boca. Fui comprar o Tofu mas só achei o Tofu cottage da marca ecobras, parece uma pastinha já, vc sabe qual é?
    Será q essa receita com ele da certo?
    Se não, teria alguma outra forma de eu deixá-lo cremoso como o da foto?
    Obrigada,
    Bjs, Thaís.

      1. Provei ela pura mas não gostei muito do sabor.
        Vou tentar fazer nessa receita sem utilizar o polvilho azedo e te digo como ficou.
        Obrigada pela resposta.
        Bjs, Thais.

      2. Amabile, você é demais!!!!!
        Bati com azeite, limão e meia colher de sopa de polvilho. Ficou DIVINO!! Como pode mudar tanto o gosto assim, né?
        Amei, muito obrigada.

  2. Oi amabile, me da um help? Eu tentei fazer o tofupiry mas algo deu errado 😦 Eu coloquei tudo certinho no liquidificador mas não batia direito tinha que parar e remexer a mistura com a colher varias vezes (e olha q meu liquidificador é potente 1.000w) ae me enchi e coloquei + azeite ae bateu bem ficou bem cremoso igual essa tua foto… Mas ae coloquei na panela e o negocio engrossou (tipo massa de coxinha) e criou umas Pelotinhas, pensei fodeu, mas da e piorou kkkk o azeite começou a soltar e virou uma banha só e começou meio q fritar o tofupiry, eu escorri o excesso de azeite e continuei mexendo + um pouco mas n mudou ae joguei de volta no liquidificador bati + um pouco (mas nao voltou + pra aquela textura lisa homogênea)… Q q deu? Me ajuda Amabile kkkkk…. O gosto tbm não ficou tao bom, sera q é pq coloquei 2 colheres de polvilho azedo? Foi d+? Bjs e obrigado pelas receitas!!!

    1. Oi pati! Vamos la: primeiro: vc devia ter colocado agua para ajudar a bater, e não mais óleo, que é claro, deixa mais gorduroso. Segundo: sim vc colocou polvilho demais e por isso essa textura! Rsrs o polvilho vai engrossar sim, mas nao é para ficar suuuuper duro como massa de coxinha.. Eu particularmente gosto mais da receita do requeijão de tofu, sem o polvilho, só sal azeite e limao! Beijos!!

    1. Nao, pois sao coisas diferentes. O da tapioca é polvilho doce, o desta receita é polvilho azedo, que por ser fermentado sem um sabor que remete ao queijo. Ou vc pode fazer a requeita do requeijao de tofu que nao leva nenhum deles

  3. Oi, Amábile! Eu simplesmente leio o blog todo santo dia! Tudo que faço em casa procuro como você faz primeiro hihihih. Todas as suas receitas que fiz até hoje ficaram surpreendentemente maravilhosas! Parabéns! Eu moro aqui em Florianópolis também, mas tenho um pouco de dificuldade de encontrar o tofu pronto. Você poderia me dar uma dica de onde encontrar? Outra dúvida: eu testei a farinha de banana verde e percebi que ela tem um efeito muito parecido com amido de milho nas receitas. Será que eu me enganei ou dá pra substituir o amido de milho nas receitas pela farinha de banana verde? E as propriedades dessa farinha são as mesmas da biomassa ou não? Abraços!

    1. Oi Daniela!! Obrigada pelo carinho, fico muuuuuito feliz em saber! Eu compro o tofu ou no itacorubi na loja “quintal” ao lado de um subway na principal, ou no mercado sao jorge (um pouco mais caro) ou no campeche na loja Casarão! No angeloni também tem mas é muito mais caro o orgânico que uso, então nunca compro lá, mas tem! Hahah Sobre a farinha de banana verde, eu não uso ela porque acho que deixa um gosto amargo que eu não gosto, as propriedades são um pouco diferente mas também é super saudável! Beijos!

  4. Muito obrigada, Amábile! Vou procurar nesses lugares que você indicou! Sou novata aqui e não conheço muita coisa! Até mandei alguns e-mails pra você pra me informar sobre os cursos e personal cook. Bjos!!!

  5. Oi, Amábile! Quero muito testar essa receita de tofupiry, mas tenho uma dúvida: o limão é essencial para que a receita dê certo? Pois tenho restrições a frutas cítricas e não poderia inseri-lo…tem algum problema?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s