curiosidades, funcional, pratos principais, pratos quentes, receitas rapidas, saúde, salgado, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sopas, vegano, vegetariano

Sopa de couve flor e cogumelos salteados

Mais uma receita de sopa cremosa maravilhosa para vocês! Acho que já deu para perceber que eu adoro sopa cremosas ne? Gosto de todas na verdade, mas as cremosas realmente são as minhas preferidas!

sopa souve flor

A couve flor é um alimento indicado a todas as idades e tipos de dieta. Ela é fonte de vitamina C um poderoso aliado do nosso sistema imunológico, prevenindo gripes resfriados, além de dificultar a ocorrência de outras doenças e, ainda, uma vitamina essencial para a produção de colágeno, que evita o envelhecimento precoce de nossa pele. Além disso, a hortaliça também possui uma grande quantidade de vitamina A, que é essencial para o funcionamento correto da nossa visão, para o crescimento das crianças e ainda tem a função de auxiliar na diferenciação dos tecidos corporais. Outra vitamina essencial para o funcionamento de nosso organismo que podemos encontrar na couve-flor é a vitamina B6, responsável pela produção de neurotransmissores e muito importante para o metabolismo de proteínas. Ela também possui um alto teor de fibras, auxiliando o intestino e dando sensação de saciedade. Esses são só alguns dos benefícios, ela ainda contem enxofre, magnésio, fosforo, potássio, cálcio… enfim podemos ver que é um alimento muito rico e essencial!

Mas então vamos a receita?!

Receita:

Sopa:

1 maço grande de couve flor ou dois pequenos

Quando baste de água

1 cebola pequena

3 dentes de alho

4 unidades de cardamomo (utilizar as sementes)

Noz moscada

½ colher de chá de gengibre em pó

Sal e pimenta a gosto

Quanto baste de azeite

Modo de preparo:

Corte e lave bem a couve flor deixando em talos. Coloque na panela e cubra com água, adicione as sementinhas do cardamomo e leve ao fogo até ficar macia, mas não muito mole. Separadamente refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite. Quando a couve flor estiver cozida, leve ao liquidificador e adicione a água aos poucos para dar a consistência desejada (mais cremosa ou mais rala), bata a cebola e o alho refogados também. Volte tudo à panela e leve ao fogo, adicione os temperos e 1 colher de azeite, acerte o sal e deixe ferver cerca de 5 minutos para pegar o sabor de todos os temperos. A sopa está pronta! Sirva com tempero verde ou com os cogumelos.

Cogumelos refogados:

1 bandeja de cogumelos paris in natura

3 dentes de alho

1 colher de óleo de gergelim torrado

Sal

Lave delicadamente ou descasque com cuidado os cogumelos. Refogue tudo ao mesmo tempo com o óleo de gergelim e deixe amolecer. O cogumelo solta muita água então deixe ele cozinhar um pouquinho para amolecer e está pronto. Fica delicioso e agrega um sabor a mais à sopa!

Anúncios

1 thought on “Sopa de couve flor e cogumelos salteados”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s