biomassa, funcional, integral, pratos principais, pratos quentes, saúde, salgado, sem glúten, sem lactose, vegano, vegetariano

Nhoque de biomassa sem glúten

Fazia tempos que estava com muita vontade de comer um nhoque, e queria muito tentar fazer com a biomassa, pesquisei varias receitas e optei por fazer uma mais básica, com ingredientes de fácil acesso e mais em conta, e ficou simplesmente maravilhosa, não perdendo em nada para o nhoque tradicional, aliás, saindo em disparada no critério valor nutricional!

nhoque-de-biomassa-5-e1369621981790

Receita:

Faça a biomassa de banana verde, você encontra a receita aqui.

2 ½ xícaras de biomassa de banana verde (serve de 4 a 5 pessoas, dependendo da fome e do acompanhamento, como carnes e molhos)

1 ½ xícaras de farinha de arroz (talvez possa precisar de mais para dar ponto, mas essa quantidade foi suficiente para a minha massa)

2 colheres de sopa de azeite

1 col de chá de sal

Você pode adicionar temperos se quiser

Modo de preparo:

Misture tudo muito bem com as mãos até obter uma massa homogênea e que se solte das mãos. Em uma superfície limpa salpique (use o mínimo possível) farinha de arroz e faça rolinhos compridos com a massa e corte em pedacinhos do tamanho do nhoque da sua preferencia.

Para cozinhar, ferva água e coloque um pouco do nhoque, quando eles subirem retire-os com uma espumadeira, e vá colocando o restante até acabar! Sirva com o molho da sua preferencia! Eu usei molho pesto, vou colocar a receita aqui, mas você pode usar o molho de tomate caseiro ou o molho branco de leite de amêndoas, ou ainda fazer um bolonhesa ou adicionar funghi hidratado ao molho de amêndoas, fica maravilhoso! Bom apetite!

Anúncios

29 thoughts on “Nhoque de biomassa sem glúten”

  1. Amábile, sua linda!
    Descobri seu blog essa semana e estou amando apenas, ainda mais porque você também é da nossa querida Floranópolixx, rs. Finalmente fiz a biomassa (que custa ozólho da cara nas lojas de produtos naturais), já aproveitei e fiz a caponata, e o brownie – que vou postar lá no blog em breve com os devidos créditos – meldels né essa biomassa é mágica dá pra fazer de um tudo!

    Queria saber se rola substituir a farinha de arroz por alguma outra farinha saudável (tenho em casa de aveia, linhaça, quinoa, de trigo integral..). Ah e se eu fizer acompanhado do molho branco de amêndoas não fica muita biomassa numa única refeição, ou não tem problema?

    Vou fazer muitas das suas receitas, obrigada e parabéns pelo blog..virei fã! Beijos.

    1. Ooi Victoria!! Que linda vcc! Que bom que gostou! Ela é magica mesmo ne!! Por isso a gente apaixona hahah
      Pode substituir farinha de arroz por diversas outras sim, mas depende da farinja tem q usar mais de um tipo porque cada farinja se comporta de uma maneira entende? To querendo fazer um post explicando um pouco sobre isso! E tudo tbm depende da receita! Vc teria alguma especificamente? Posso te dar uma ajuda!
      A biomassa é pura fibra, entao é ok consumir assim em uma unica refeiçao, mas por ser fibra é importante o consumo de agua durante o dia para seu corpo fazer um bom uso dela (isso com qqr fibra)!
      Beijaoo e vai me contando das receitas q vc faz!!

  2. Ola Amábile, juntei sua receita de nhoque com mais algumas receitas saudáveis que fui achando e fiz duas receitas que ficaram ótimas. Decidi compartilhar contigo já que vc compartilha tantas receitas conosco rsrs
    Nhoque de Aipim com biomassa:
    300g de aipim
    200g de biomassa
    100g de farinha de arroz
    3cs de azeite de oliva
    sal e temperos a gosto
    Cozinha o aipim mistura com a biomassa amolecida a farinha de arroz pode variar para mais, depende de quando vai dar a liga! Depois faça os procedimentos normais de noque, faça lombrigas (rsrs) corte em bolinhas e cozinhe em água fervente com sal.
    Ficou divino!

    Nhoque de batata doce e espinafre com biomassa:
    300g de batata doce
    algumas folhas de espinafre
    200g de biomassa
    100g de farinha de arroz
    3 cs de azeite de oliva
    Sal e temperos a gosto
    Cozinhei a batata com o espinafre no vapor, depois bati no liquidificador com o azeite. Transferi essa massa para um recipiente, misturei com a biomassa e fui adicionando a farinha. Inventei de misturar um pouco de farinha de linhaça e achei que a massa demorou mais para dar ponto, tive que usar mais farinha de arroz, não sei se isso influenciou. Usei mais farinha de arroz que a receita anterior, mas achei que após cozidas elas ficaram com uma consistência mais firme o que facilitou na hora de incorporar o molho 🙂

    Texto gigante, desejo que seja útil a alguém de alguma forma! 😉
    Beijos

    1. Obrigada amada!! É muito útil sim! Sem duvidas as pessoas verão seu comentário e irão se inspirar em testar de diversas formas, e essa liberdade de criar eu gosto muito!! Eu ja fiz tbm de abóbora e de inhame com brócolis dessa mesma maneira que vc fez esses e ficam deliciosos tbmm!! Estou testando com outras farinhas para tentar deixar mais low carb e até ainda mais nutritivo, já tentou com outra? Ja testei com farinha de grão de bico e de berinjela mas ainda não obtive a textura desejada, vou testar com de amaranto para ver como fica, pois com a de arroz fica perfeito ne!! Obrifada pelo carinho de compartilhar suas adaptaçoes!! Gostei muito!! Beijao!

  3. Então coloquei nessa de espinafre um pouco (umas 3 cs) de farinha de linhaça e farinha de berinjela (1cs), mas não sei porque tive que adicionar mais farinha de arroz, do que no nhoque de aipim, para dar a liga, sendo que eu tinha posto mais tipos farinha né??? rsrs
    Mas achei que na primeira coloquei pouco, pois alguns viraram purê ao pegar hehehehe
    Obrigada pela pronta resposta e assim que achar uma farinha low carb que dê certo, por favor publique hehehehe Continuarei tentando, pois adoro nhoque com esse friozinho que ta chegando hehehe
    Bjs

  4. Oi Amábile, infelizmente não tive muito sucesso, estava louco por um nhoque mas não acertei. A massa estava muito molhada e cada vez mais tinha q colocar farinha, cheguei a dobrar a quantidade pra que a massa desgrudasse das mãos! O resultado foi uma massa demasiada dura e com gosto de farinha (por motivos óbvios). O molho de amêndoas com biomassa amenizou o prejuízo, mas ainda assim, quase toda a massa foi para o lixo (odeio jogar comida fora!). Estou me perguntando o que fiz de errado, acredito que seja a textura de minha biomassa q deveria estar mais líquida q a sua (estava cremosa, mas leve). Talvez esse excesso de “umidade” tenha exigido muita farinha para dar ponto. O que vc me sugere? Acho que esse detalhe da textura da biomassa é fundamental e deveria ser citada, vc concorda comigo? Enfim, parabéns pelo blog, sou seu fã (embora as vezes sou fail na cozinha rsrs).

    1. Olá Marco! Realmente a textura da biomassa faz diferença, nao pode estar muito mole! Mas as vezes o nhoque nao esta com ponto de cortar mas quando cozinha ja esta bom, por isso eu digo para sempre fazer uma bolinha e ir testando antes de adicionar mais farinha! Quando nao dá para enrolar e cortar eu enrolo bolinhas de nhoque com a mao mesmo! Vou adicionar este detalhe da textura ai texto!! Obrigada pelo feedback e espero que vc acerte na proxima e venha me contar depois! Beijos!!

  5. Olá Amábile, parabéns pelo blog! Vivo tentando levar uma vida mais saudável e acabo sendo vencida pela comodidade e pelo mal hábito. Como é difícil com a oferta de tantos alimentos “lixos” nos cercando. Estou disposta a tentar novamente e seu blog tem ideias e receitas ótimas.
    Uma dúvida: é possível congelar esse nhoque? Se sim, congelo depois de cozido ou cru?
    Pra facilitar a vida e para não acabar comendo besteiras rápidas, vou tentar deixar algumas coisas congeladas.
    Beijos e obrigada!

    1. Ola Priscila! Vc pode congelar eles crus, congele primeiro em uma forma um ao lado do outro e depois junte-os em um saquinho, depois é so jogar direto na agua fervendo!! Espero que vc se apaixone pela alimentaçao saudavel e espero conseguir ajudar!! Muitas coisas podem ser congeladas para facilitar o dia-a-dia, molhos, paes, bolinhos… Bjss

  6. Amáaaabile, fiz esta receita hoje.
    Mas como não tinha farinha de arroz em casa, resolvi eu mesma fazer: Bati o arroz integral ate virar uma farinha(posso fazer isso?)rsrs.
    A textura da massa não ficou igual, parece que o arroz não triturou direito.(e olha que o processador quase saiu fumaça).
    Eu tinha farinha de coco,mais fiquei sem saber se daria certo.
    Heeelp
    Beijos e Obrigada

    1. Vc tem que ur peneirando a farinha pra ela ficar bem fina, e ir voltando dai a parte q n ficou mto fina para o liquidificador de novo… Com a de coco não vai dar liga, mas se tiver polvilho doce, farinha de mandioca, fécula.. Pode usar também!

      1. Eu fiz isto, mais o buraco da peneira não era tão pequeno, acabou que caiu uns grãos maiores.
        Olha tinha tapioca aqui, devia ter perguntado antes rsrs.
        Mais agora já sei.
        Muito Obrigada e boa noite.
        bjs

  7. Oiii
    Acabei de fazer e quando coloquei na água fervente eles meio que se desmancharam..
    Será que ficou muito tempo? É só pra dar um ‘susto’ neles ou a minha massa que deve ter dado errado mesmo?
    Obrigada!

  8. Fiz o nhoque de biomassa com farinha de arroz negro integral. Tudo orgânico. O molho foi o pesto com macadâmias. Tenho canteiros de ervas e, além do manjericão, coloquei um pouco de hortelã e orégano. Ficou ótimo. A receita rendeu quatro porções, pois não houve outros acompanhamentos além do molho. Gosto muito do seu blog! Obrigada por partilhar seu conhecimento.

  9. Boa tarde Amábile, você já fez o teste do nhoque com outro tipo de farinha? Tenho duas filhas com restrição alimentar por terem alergias a qualquer tipo de proteína animal, trigo, aveia, milho, (não posso utilizar o amido), arroz, soja, mandioca e côco. Me restou para utilizar somente a fécula de batata, e farinhas das castanhas, amaranto, quinoa, linhaça e chia. E, gostaria que fazer o nhoque para elas experimentarem? Aguardo resposta. Um abraço!!!!

    1. Vc pode usar a fécula de batata sim! Mas aconselho ir colocando aos poucos e testando as bolinhas na agua quente para ver o ponto! Mas com ela da certo! Ja tentei com a de amaranto e nao obtive sucesso rs.. Espero que de certo e elas possam aproveitar esse nhoque!! Beijos!

  10. Oi gente descobri aqui no rio uma farinha de millet. Aqui no Brasil é chamado de painco ou mileto. E da marca Bob’s Red Mill e compro na mercearia fontes. Vou experimentar nesta receita. Também adoro o blog. To intolerante à várias coisas, e essas receitas me dão muito conforto!!!

    1. Olá Daniela! As farinhas da Bob’s red meal sao excelentes! Mas essa de painço especificamente você pode comprar beeeeem mais barato sem ser dessa marca! Uma dica de quem vive dessas farinhas hahaha uso muito a farinha de painço e adoro, na verdade compro o painço e bato para virar farinha e pago 12 reais 1kg! Acho que vale mais a pena investir nas farinhas dessa marca que não encontramos aqui! Eu ainda não testei o nhoque com a de painço, vem contar se deu certo??? Beijao!!

  11. Querida Amábile!!! Faz um bom tempo que estou procurando receita de massa para macarrão sem glúten, no estilo paleo. Tipo um macarrão de fibras (rúcula, espinafre) sem usar farinha de arroz, bem low carb. Você sugere algo? Um abraço!!!

  12. Oi lindinha…td bem ? Sou carioca e resido em Natal ( a cidade do sol). E tenho 2 filhos que são gulosos e maravilhosos ..rsrs..rsrs..
    Adoro cozinhar e to na luta de evitar essas alimentações industrializadas.Que não estão com nada !! Você é muito fofinha .Adorei seu blog.Vou fazer a receita, depois te conto.Vou dar uma sugestão: – Amábile, você transmite bom astral,saúde e qualidade de vida .Coloque mais cores no seu blog,mais alegria.Você parece um arco íris.BJUXXXX

    1. Oi Monica!! Obrigada pelo carinhooo, Natal é lindo!! Estive aí a uns 2 anos atras (eternamente apaixonada pela lagoa do carcará)! Muito obrigada pela sugestão, eu estou louca para mudar a cara do blog, mas acredite se quiser, sou péssima para mexer nisso hahaha mas estou atras de uma empresa para deixar ele bem lindo para vocês, e mais a minha cara também, realmente esse basicão aqui tá com nada ne?! Hahah beijooss! Espero que goste da receita, e uma dica: coloque a farinha aos poucos, dependendo da textura da biomassa precisa de mais ou menos! Beijosss!!! Um bom dia para vc!

  13. Olá, uma dúvida. A farinha de arroz, você compra pronta ou faz em casa? Esses dias fiz a farinha em casa, mas tive dificuldade para conseguir o ponto, parecia que não dava liga, a receita não era nhoque, era chapati, mas tive tanta dificuldade que achei que posso ter feito alguma coisa errada no preparo da farinha.
    Parabéns pelo blog!

  14. Bom dia, amabile! 🙂
    Amanhã farei esse nhoque! Mas me tire uma dúvida: minha biomassa tá congelada, devo derrete-la com um pouco d’agua quente, bem pouco? Ou uso ela só descongelada e misturo c a farinha de arroz? Obrigada

    1. Bom dia Luciana! Vc deve derreter ela com um pouco de agua sim, se nao ela fica esfarelenta depois do congelamento e não mistura como uma massa! E adicione a farinha aos poucos, a quantidade de farinha depende muito da textura da sua biomassa! Se quiser pode estar adicionando com a biomassa um purê também (mandioquinha, batata doce, abobora…) para fazer diferentes sabores! Espero que goste!! Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s