funcional, integral, molhos, receitas rapidas, saúde, saladas, salgado, sem glúten, sem lactose, temperos, vegano, vegetariano

Molho Pesto com limão

Aqui em casa temos uma arvore (sim é do tamanho de uma arvore) de manjericão enorme, e usamos muito! Usamos para temperar vários pratos, no molho de tomate e principalmente para fazer molho pesto, já faço vidros e vidros de uma só vez.

Vai dizer que meu pé de manjericão não é lindo??
Vai dizer que meu pé de manjericão não é lindo??

Esse molho além de ficar delicioso com massas, fica muito bom com saladas ou então com qualquer coisa que estiver sendo servido hahaha, brincadeira, mas eu realmente coloco uma colher em cima de qualquer coisa que estiver no prato porque eu amo de paixão!! É bom demais!

pesto (3)

Como já falei, sou muito do olhometro, o que dificulta um pouco, e sou também a favor de adaptar as coisas ao seu gosto, por isso prove as coisas sempre durante as receitas até achar o gosto que você quer!

Receita:

2 maços de manjericão (só as folhas)

1 xic de azeite de oliva

1 dente pequeno de alho (vale a dica de retirar o miolo do alho )

1 col de chá de sal

Suco de 1/2 limão (com o siciliano fica maravilhoso, mas você pode usar o que quiser)

½ xic de castanhas do pará

Modo de preparo:

Lave e separe as folhas do manjericão, coloque-as no liquidificador todos os ingredientes menos as castanhas. Vá provando para saber se está bom de limão, de sal, de azeite (se quiser mais liquido use mais), depois que estiver do seu gosto adicione as castanhas e bata mais um pouco, a ideia é ficar com pequenos pedaços. E está pronto.

Para armazenar quando você fizer mais de um vidro, antes de tampar cubra com mais um pouco de azeite, isso fará com que não crie mofo.

Com um pouco de azeite em cima, para armazenar!
Com um pouco de azeite em cima, para armazenar!

Agora só se deliciar com este molho maravilhoso e usar em todos os pratos! Bom apetite!

Anúncios

12 comentários em “Molho Pesto com limão”

  1. Eu fiz algo parecido que também ficou divino! Bati o azeite apenas com muuuito manjericão e alho cru. Guardo na geladeira pois não sei quanto tempo dura fora. Já temperei pinhão, fritei ovo (só uma colherinha de chá na frigideira antiaderente), coloquei na salada.. super versátil!
    Virei tua fã mesmo, estou revirando o blog pela segunda vez só fazendo anotações de ingredientes básicos hahahaha =)
    Beijão!

    1. Seguindo a dica de deixar com oleo em cima e limpar as bordas sempre ele dura semanas pois o óleo é conservante. Qdo faço muita quantidade, guardo em potes separados e vou usando ais poucos os que estao fechados chegam a durar 1 mes na geladeira!

  2. uma dica sobre o pé de manjericão, é … não deixe dar flores, quando começar a dar flor corte ela, elas dão gosto de anis as folhas. (não sei se gosta tb né) e obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s