funcional, integral, lanche, pastinhas, prato frio, receitas rapidas, saladas, salgado, sem glúten, sem lactose, temperos, vegano, vegetariano

Caponata Italiana com casca de banana verde

Uma sexta feira no meio de um feriadão pede um petisco no meio da tarde e nada melhor do que pastinhas para serem servidas com torradas, fácil e de agrado de todos, não é mesmo?

caponata com casca de banana verde (1)

A caponata italiana é uma mistura de ingredientes e temperos deliciosa para ser servida de antepasto ou até mesmo como salada. A casca da banana verde traz muitos benefícios à saúde e não agrega nenhum sabor, sendo assim, você faz uma caponata saborosa e muito mais nutritiva! É muito fácil de fazer e ela fica ainda melhor depois que curte um pouquinho na geladeira sabe?! No outro dia estará ainda mais gostosa!

Receita:

1 berinjela

1 cebola

3 dentes de alho

2 tomates sem semente

½ xic de alcaparras

5 cascas de banana verde que já foram cozidas (quando fizer a biomassa, já aproveite para fazer a caponata!)

½ col de chá de açúcar demerara

Ervas: Manjericão a gosto (só as folhas), 1 col de chá de orégano, tomilho se desejar.

Azeite de oliva

Sal e pimenta

Modo de preparo:

Corte a berinjela em cubos e deixe de molho em água com 1 col de sopa de sal. Enquanto isso pique as outras coisas, tudo em pedaços médios. Para a casca de banana verde, raspe a parte interna com uma faca e corte (como mostra na foto abaixo).

Escorra a berinjela e em uma frigideira refogue-a até começar a murchar e retire. Refogue a cebola, a casca de banana verde, seguido do alho, os tomates, adicione a colher de açúcar (ela serve para quebrar a acidez do tomate) e deixe até o tomate começar a “derreter”. Adicione a berinjela, a alcaparra e duas colheres do caldo da conserva da alcaparra. Coloque as ervas e acerte o sal.

Está pronta! Guarde-a em geladeira e deixe apurar um pouco antes de servir. Como eu disse, ela fica ainda mais gostosa no outro dia. E claro, se você não tiver casca de banana verde, pode fazer sem!

Bom final de semana a todo s e bom apetite!

Anúncios

3 comentários em “Caponata Italiana com casca de banana verde”

  1. Oi Amábile, parabéns pelo blog. Virou uma bíblia para mim! rs Nesse Carnaval já fiz a biomassa e a caponata! Ontem o jantar foi massa ao pesto e já aproveitei para colocar um tiquinho de biomassa e a família nem percebeu. O marido ficou meio assustado em ver as cascas na caponata, mas tenho certeza que ele vai gostar. Fiz um monte e vou fazer todos comerem sem saberem da casca… Duvido alguém achar ruim… rsrs
    Só uma dúvida, pq temos que retirar a parte interna da casca? Fiquei com um pouco de dó… (desperdício)
    bjos e obrigada pelas dicas maravilhosas!

    1. Ai que demaiss!! Tenho certeza que ninguém vai reparar (ja fiz o teste várias vezes hahhaa)! Aquela parte interna sao as fibras da banana, vc pode bater na biomassa! Mas para usar com a casca a textura para o paladar não fica legal entende? Só por isso mesmo! Mas use na biomassa mesmo!! Beijos!!

      1. Então, ele comeu desconfiado mas aprovou!!! Falou que nem tem gosto de nada, que os outros sabores se sobressaem… Adicionei pimentão vermelho e não coloquei as alcaparras pq não curto muito…. :-p Vou mandar um potinho para a sogra! Aaaahn… a textura… entendi… Pq fiquei raspando e pensava, mas são fibras, pq será que tem que tirar? Joguei mais de uma xícara… Deu uma dó… =( Mas td bem, foi para o meu minhocário… rsrs
        Da próxima eu já junto com a biomassa então! Obrigada pela resposta! Agora vou tentar fazer o salgadinho de grão de bico e quem sabe os crackers, os ingredientes já comprei, só falta tempo!! rs
        Beijão, bom fim de semana!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s