curiosidades, dicas, o que é, saúde

Margarina, manteiga ou azeite de oliva?

Oi gente, então, já estou cansada de ver as pessoas usando margarina por ai (revoltei!) e estava louca para fazer um post sobre esses três alimentos (dois e meio, porque a margarina… eca!), para mostrar as diferenças entre cada um!

manteiga-x-margarina

Começando pela margarina. Você sabe o que é? A margarina é uma mistura de vários ingredientes (nada gostosos ou saborosos), depois de passar por muitos processos ela resulta na gordura vegetal hidrogenada, mais conhecida popularmente como gordura trans! Pois é, então de nada vale não comer frituras e comprar produtos com rótulos “sem gorduras trans” se você utiliza margarina no pão ou em suas receitas! Com as descobertas sobre os males da gordura trans para saúde, a industria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interesterificadas, também prejudicial a saúde, pois estudos mostram que esse tipo de gordura pode aumentar os níveis de glicose no sangue favorecendo o desenvolvimento de um diabetes. Acho que já deixei claro aqui a minha preferencia por alimentos de verdade, sem ingredientes que sofreram muitos processos químicos e tal, gosto mesmo é de comida de verdade! Mas como a mídia faz de tudo para nos entupir de porcarias, propagandas com corações saudáveis rodam por ai com a mensagem de que margarina faz bem… não, não faz! Comer margarina ao invés de manteiga aumenta em ate 53% o risco de desenvolver doenças coronarianas principalmente em mulheres; A margarina triplica o risco de doenças coronarianas e aumenta em ate cinco vezes o risco de câncer; A margarina aumenta o colesterol total, diminui o HDL (“bom” colesterol) e aumenta o LDL (colesterol “ruim”).

Já a manteiga, é um alimento natural, consumido a dezenas de anos, feito de leite e sal, claro que quanto mais natural melhor é a qualidade da própria manteiga e o que ela gera para nós. Mesmo ela sendo uma gordura e tendo colesterol, ela ainda é uma melhor opção do que a margarina. Mas há uma maneira melhor ainda de consumi-la, em forma de manteiga clarificada, também conhecida como manteiga ghee. A manteiga ghee é usada a muitos anos na cultura indiana conhecida como “ouro líquido” e é “um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, que serve de base para diversas preparações medicinais “ segundo eles. É feita lentamente e muito fácil de preparar, e nesse processo você retira todas as impurezas, água, gordura saturada, lactose e proteínas do leite, sobrando assim somente um óleo dourado e brilhante, muito saudável e utilizável de diversas maneiras.

ghee

Agora, que o azeite de oliva é rei todos sabemos né? É muito saudável e contém muitos benefícios, como o fato de ter ação antioxidante, proteger o coração e o cérebro, reduzir o mau colesterol entre outras coisas. E claro prefira sempre os extra virgem com baixa acidez (até 0,5%)! Isso garante uma melhor qualidade para você trazendo mais benefícios para a sua saúde!

manteiga de azeite com ervas
manteiga de azeite com ervas

E sim você pode comer pão com azeite, ou ainda melhor, fazer manteiga de azeite com ervas! Fica muito gostoso e encaixa no café da manhã ou no lanche da tarde! Diga NÃO a margarina!

Anúncios

15 comentários em “Margarina, manteiga ou azeite de oliva?”

  1. Oi mab !!! é só colocar as ervas e o azeite nas forminhas e colocar na geladeira? ah e outra coisa que eu queria te perguntar.. eu tenho que colocar a quinoa de molho antes de consumir? bjs bjsssssssssss

      1. Ah então tá bom !! Vou fazer a manteiga hoje e vou fazer uma outra receita com quinoa e legumes que tem no blog !! a nutri disse q eu preciso jantar, nem que seja um rap 10 com ovinho, ou algo do tipo as 18:00 antes de ir para academia !! e passou magnesio quelado, l taurina e um outro probiotico ! Eu ameeeeeeeeei ela !! Vou tirar foto das comidinhas e coloco no insta !

      2. Ebaaaa!! Faz e coloca sim! Pois é ja falei pra ela marcar a minha consulta tbm! To precisando de uns probioticos! HAha tu nao come nada antes de malhar? Eu ja passei mal algumas vezes no muay thai qdo nao me alimento direito antes! Mas tbm eu tenho pressao baixa.. Mas de qqr jeito é super importante nem que seja uma banana! Que bom que gostasse dela! Ela tbm te adorou disse que eus bem focada!

  2. amei a postagem. ando a procura de alimentos que diminuam o colesterol ruim eo total. Já sou vítima de parada cardíaca, mas, o Deus que me trouxe de volta há de me ajudar.

    1. Flor é importantíssimo que você una atividade física com a boa alimentação! No seu caso eu utilizaria somente o azeite de oliva e com moderação!
      E muitos alimentos que auxiliem a diminuição do colesterol!!
      Beijao querida!! Vamos aproveitar a vida!!

  3. Boa noite! Eu li em diversas matérias exatamente o contrário do que li aqui… Fiquei confusa. Por exemplo:

    ‘A margarina é um óleo vegetal modificado, por conta disso é considerada por muitos uma alternativa saudável a manteiga que é uma gordura de origem animal. Os óleos vegetais são ricos em gorduras insaturadas, já as gorduras de origem animal além do colesterol são ricas em gorduras saturadas, tidas pelos médicos e nutricionistas como vilãs da saúde. Além disso, a margarina é bem menos calórica que a manteiga’.

    Qual delas acreditar?
    Beijos

    1. Sem duvidas o que vc leu ou é um artigo muuuuito antigo ou é patrocinado por alguma marca de margarina! Hoje em dia ja se sabe que as gorduras naturalmente saturadas de origem animal não são maléficas e nao aumentam o colesterol (a nao ser claro que vc viva de bacon), diferente das gorduras vegetais de foram saturadas (óleo de soja, milho, canola, girassol) e a margarina então nem se fala ne.. Algo totalmente quimico e processado elo homem que resultou em uma gordura não existente na natureza: a trans! Coma comida de verdade! Aquela mais natural possível, manteiga vinda da vaca, azeite vindo da azeitona, óleo vindo do coco… Sem ingredientes extras! Apenas o alimento como ele é! Antes do homem modificar os alimentos não existiam metade das doenças e alergias do mundo atual! Leia artigos no google academics e SEMPRE veja a fonte! Assim vc formará a sua opinião! Mas margarina em pleno século XXI, não dá! 😖

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s