biomassa, funcional, pastinhas, receitas rapidas, salgado, sem glúten, sem lactose, tofu, vegano, vegetariano

Tofu cottage e Requeijão de tofú

Mais uma receita maravilhosa usando o tofu! Esses tempos vi no ig de uma amiga do instagram uma foto de um tofu cottage, como aqui em Florianópolis as coisas demoram um pouco a chegar, e também tem precinhos salgados fiquei super tentada em provar aquele tofu cottage e já fui logo inventando um! Eu não gosto do tofu natural, sozinho sem nem um tempero, acho insosso, mas amo tofu se for adicionado um pouco de sal, azeite e algum temperinho, e pensando assim fiz esse mais novo vício e amor gastronômico: Tofu Cottage!

Ingredientes:

1 peça de tofu firme

1/3 xícara de azeite de oliva extra virgem

Suco de 1/2 a 1 limão (prove a gosto)

sal a gosto

Água caso precise para bater

Modo de preparo:

Para o tofu cottage: Divida o tofu ao meio e leve uma metade (ou um pouco mais) para o liquidificador ou mixer, a outra esfarele com os dedos (pense em um queijo cottage, ele tem creme e pedacinhos, é essa a intenção). No liquidificador bata o tofu com o azeite, adicione um pouco do limão e o sal, vá acertando eles aos poucos para não ficar forte. Depois que virar um creme, adicione ao tofu esfarelado, misture bem e está pronto! Você pode adicionar temperos da sua preferencia como orégano, salsinha, açafrão, entre outros, também ficará uma delícia!

Para o requeijão de tofu, é só bater todos os ingredientes no liqüidificador, se necessário, adicione 1/4 xícara de água para deixar mais cremoso!

Fácil né? Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei! Usem em torradas, omeletes, ou como usei no macarrão com atum, em saladas, recheios de panqueca ou sanduíches, enfim, fique a vontade para desfrutar dessa gostosura! Façam e me digam o que acharam! Beijos!

 

Anúncios

34 thoughts on “Tofu cottage e Requeijão de tofú”

  1. Oi Amábile! Descobrir seu blog foi uma linda supresa pra mim! Não tenho intolerânicas mas busco uma vida mais saudável e saborosa 😉 O que eu não posso consumir são os cítricos, e aí o limão não entra em minhas receitas… vc tem alguma dica para substituí-lo? Já tentei várias coisas, mas sinto falta dele nas preparações!

    Obrigada! Bjo

    1. Ai sei bem como é ficar sem limão.. Sou louca por limão e tove que ficar sem comer um tempo quando estava fazendo tratamento do refluxo.. Infelizmente nas receotas vc pode trocar por vinagre (que eu nao gosto, mas vc pode ver se pode consumir) ou entao colocar temperos, assim vão dar um sabor também!

      1. Que dureza, né? rs Eu uso vinagre mas não acho que seja a mesma coisa… vou arriscar outros temperinhos e depois te conto! Muito obrigada! 😉

    1. Oi Fabiana, poder pode, mas ele vai mudar um pouco a textura.. O tofu vira uma esponja quando é congelado, mas ja usei o tofu cottage em recheio de congelados e ficou gostoso depois também.. Caso ele fique estranho depois bata no liquidificador com um pouquinho de água quente! Beijos!!

    1. Ellen, me permita uma resposta paralela: olha, comprei uma peça de tofu que por fora indicava 400 gramas. Cheguei em casa, abri, tirei o soro, pesei na balança digital e estava constando 360g. Eu fiz com esses 360 mesmo. Só coloquei a mais foi o azeite de oliva, de resto fiz como manda a receita. Só que vc acaba experimentando antes de tirar do copo do liquidificador pq vc nao resiste…rs….e vai ajeitando o sabor conforme seu paladar.

  2. Olá, acabo de fazer o requeijão de tofu. Divino! Dica: fiz com GERSAL cuja receita peguei aqui. E para acompanhar provei com duas coisas: damasco seco mergulhado nesse requeijão e tb esfarelei wakame (aquela alga seca japonesa) por cima do requeijão. Gente….maravilhoso!!! Obrigada, Amábile! bjs pra todos.

  3. Ola Amábile! Obrigada por compartilhar conosco suas maravilhosas receitas. Ainda farei seu curso de festinha funcional 😉 Gostaria de saber quanto tempo esse requeijão de tofu pode ser conservado em geladeira? Obrigada! Bjs

    1. Oi Mariana! É bom prestar atenção na data de validade do tofu, que geralmente dura pouco, e sempre deixe guardado na parte mais fria da geladeira, a mais alta, pois tofu é muuuuito perecível! Geralmente dura cerca de uma semana (dentro da validade do tofu)!

      1. Obrigada querida! Como sempre me surpreendo com a rapidez de sua resposta! Ainda não sei como não te vi aqui em floripa! Sempre tomo um café na cafeteira que vc faz os doces na tira-dentes! Beijos

      2. Imagina, de nada!! Eu não forneço doces não flor! Eu sou amiga da antiga dona do café, e prestei consultoria para ela! Agora ela está só fazendo encomendas, bakedoces.com da uma olhadinha! Eu trabalho só com os cursos mesmo!! Beijão!

  4. Uau, viciei nesse requeijão. É maravilhoso!!! 😍😍 Muito obrigada por compartilhar suas receitas deliciosas . Te acompanho em todas as redes. Beijos!

  5. Olá, vc mencionou biomassa no modo de preparo mas não na lista dos ingredientes. Seria a biomassa de banana ? Qual a quantidade que iria nesse preparo? Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s