funcional, proteína do leite, saúde, sem lactose

Manteiga ghee

Há uns dias atrás quando fiz esse post aqui falando sobre a margarina (eca!), a manteiga e o azeite, comentei sobre a manteiga ghee, muitas pessoas me pediram a receita, afinal sai muito mais barato fazer e não tem mistério nenhum!

ghee (5)

Sobre a ghee, como já mencionei no post, ela é também conhecida como manteiga clarificada, nada mais é que a própria manteiga quando retirada todas as impurezas (e a lactose) sobrando somente uma gordura pura e translúcida, de cor amarelo ouro, linda e perfumada. Na cultura indiana é conhecida como “ouro líquido” e é “um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, que serve de base para diversas preparações medicinais “ como também citei no post.

Alguns benefícios da manteiga ghee são: equilíbrio da acidez gástrica; distribui e conduz os nutrientes para todos os tecidos do organismo com maior eficácia; estimula o metabolismo. Os alimentos são melhor digeridos e absorvidos, evitando formação de Ama (toxinas oriundas de restos alimentares), além de auxiliar em sua queima; ainda contribui para fertilidade, inteligência (nutrindo camadas do sistema nervoso), e sistema hepático (alivia e fortalece o fígado, entre outros. Parece que temos motivos de sobra para consumir ele alimento maravilhoso, além de claro, ter um sabor maravilhoso.

Pessoas com intolerância à lactose e problemas com proteínas do leite também podem consumir. Mas é sempre indicado consultar seu nutricionista!

Receita:

No mínimo 400g (dois tabletes) de manteiga SEM SAL – de boa qualidade, se encontrar orgânica, melhor ainda!

Modo de preparo:

Em uma tigela de vidro coloque a manteiga picada em banho-maria. Eu gosto de fazer da maneira como mostro na foto, em uma forma coloco a água e acendo a boca do fogão de um lado, deixando o pote de vidro no outro lado, quando a água esquentar abaixe o fogo. A manteiga vai derreter e a parte de cima vai ficar coberta com uma espuma, aquilo é o resíduo, vá retirando com uma colher ou peneira, você vai observar (como mostro nas fotos abaixo) que a parte de baixo também ficará com uma camada branca, aquilo é a lactose! Quando a manteiga estiver completamente derretida, e você tiver retirado toda a espuma de cima, retire da forma e deixe amornar (SEM MEXER) e com cuidado para não pegar a lactose que estará depositada embaixo, usando uma concha vá colocando no pote onde você irá armazenar a ghee, quando chegar no final a minha sugestão é ou com muito cuidado usar uma colher para pegar o final sem pegar a parte de baixo (lactose) ou passe por uma peneira de pano (ou saco de tecido). E está pronto!

Guarde em geladeira, você também pode aromatizar com ervas, alho, etc. Façam e me digam o que acharam! Beijos!

Anúncios

28 comentários em “Manteiga ghee”

  1. Oi Amabile, tudo joia?
    Acabei de ler a receita e estou suuupppeeerrr curiosa pra experimentar e morrendo de vontade de fazer!
    Só fiquei com algumas duvidas, ve se vc pode me ajudar:

    – “retire da forma e deixe amornar (SEM MEXER)” – esse amornar é pra retirar do fogo e deixar esfriar, né? Até uma temperatura morna? (suponho que ela estará fervendo qndo sair da forma..rs)
    – “quando chegar no final a minha sugestão é ou com muito cuidado usar uma colher para pegar a parte de baixo…” – Qual parte de baixo? A lactose? rs … Essa vai todinha pro lixo, né!? E ela (lactose) fica sedimentada em baixo?

    Beijos e obrigada pela receita, conheci a GHee por vc!

    1. Isso mesmo flor! Você entendeu tudo certinho! Hahah
      Ela não vai estar fervendo quando você retirar, ela estará só quente mesmo, então amorna rapidinho!
      E sim a lactose estará depositada na parte de baixo e ela vai toda fora mesmo que você não tenha problemas com ela, só o que importa é o óleo mesmo sem residuo nenhum! Vou rever o post e ver o que posso melhorar para nao deixar dúvidas!!
      Qualquer coisa é só perguntar! Beijos!!

      1. oi Amabile, tudo bem?
        Acabei de fazer a Ghee.. Foi mais fácil do que pensei e ficou ótimo!
        Obrigada pelo post e dicas.
        Amanhã farei leite de amêndoas e vou fazer a receita de cookies…
        Grande beijo e obrigada de novo! ❤

  2. Olá, Amábile! Obrigada por postar essa receita. Fiz duas vezes e acho que deu certo. Precisa ser mesmo em banho maria? Fiz em fogo bem e achei que foi mais eficiente… Minhas maiores dificuldades foram: acertar o ponto “final” (parece que não para de sair sujeira!) e retirar o resíduo que fica ao redor, junto ao porte de vidro. Coei em um tecido super fino que uso na cozinha, mas ainda assim as sujeirinhas finais passaram. Coador, então, foi pior. Beijo!

    1. Pode postar sim, dando os créditos pode postar todas as receitas do blog! Hahaha é eu prefiro fazer em banho-maria, e prefiro indicar assim pq pra quem não tem muita prática na cozinha, deixar queimar mesmo em fogo baixíssimo é dois palitos né?! Haha pois é tem que ter um pouco de paciência mesmo, fico tirando o resíduo um tempão mesmo, por isso indico uma manteiga de melhor qualidade tipo aviação que tem menos água e tal! No começo qdo tem bastante eu retiro a espuma com uma colher e coloco em um vidrinho com uma concha so no finalzinho se preferir faça com uma colherzinha pequena!

    1. Com sal ela nao fica pura como é pra ficar! Para ficar uma manteiga com todos esses beneficios, saudável e etc, tem que ser sem sal! Pode acreditar, nem quem produz manteiga come a com sal pq colocam muitas coisas la ne…

  3. Ola Amabile…. Fiz o Ghee em banho maria e ficou em fogo baixo por meia hora. Toda a manteiga derreteu, a cor ficou exatamente como a da foto, cor de ouro e a lactose ficou todinha embaixo. Porem, quase nao retirei residuos. Muito pouco meeesmo. Sera que isso e normal?

  4. Amabile, querida. De novo aqui no seu blog, tira-me uma dúvida, por favor. Fui atrás da margarina sem sal no supermercado e não encontrei. Só tinha o creme vegetal (aquele da Becel). Serve ou posso consumí-lo in natura mesmo, já que é mais saudável?

    1. Olá Mayana, nao é margarina, é MANTEIGA! Por favor nao consuma margarina, é pessimo para a saude, alias leia aqui no blog o post manteigaXmargarina… Para MANTEIGA GHEE se usa manteiga sem sal! Se encontra facil no mercado!

  5. Olá Amábile,
    Acabei de fazer a ghee e é muito fácil mesmo!!!
    Fiz com a manteiga President e ela não fez nenhuma espuma.
    Li em um outro lugar q depois de amornar coloca na geladeira q separa fácil a parte da lactose e vc nao tem perda da parte boa, vc já fez isso?
    Parabéns pelo blog e pelas aulas!!

  6. Ola Amabile. Nas indicações que vi do preparo e armazenamento da ghee, a orientação foi de deixá-la na geladeira até endurecer e após manter fora. Você sabe me dizer o motivo? Na geladeira dá no mesmo né? Me parece até mais seguro…

  7. Olá Amábile,

    eu tenho dúvidas quanto ao descarte das impurezas e da lactose. Tens alguma orientação sobre isso? Eu fico na dúvida se boto num saquinho e jogo fora com o lixo orgânico ou se há algum descarte mais adequado.
    Não me parece boa ideia jogar pelo ralo, né?

    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s