biomassa, frango, funcional, integral, lanche, saúde, salgado, sem glúten, sem lactose

Salgado Funcional de frango

Vamos começar a segunda feira com uma receita que já estão me pedindo faz tempo, salgado maromba! Quem vive no mundo do instagram sabe que essa febre surgiu pela ideia da “marombeira” @tatigguidi que por ter uma alimentação muito restrita estava cansada de comer frango com batata doce e acabou criando esse salgado. Ele já é mega versátil pois você pode usar vários legumes e também temperos diferentes, além de variar nos recheios. Coloquei um dedinho meu na receita e voilá virou um salgado funcional!

BeFunky_salgado m (3).jpg

O legal do salgado é que para quem malha, você pode fazer na versão pré e pós treino. Se usar legumes com carboidrato (batata doce, mandioquinha, inhame, mandioca…) é um ótimo pré treino, e para comer depois do treino você pode usar brócolis, couve flor, berinjela, abobrinha…  Mas enfim vamos a minha receita preferida!

Ingredientes (rende 17 porções – pode ser congelado):

1 kg de peito de frango ou sassami

½ inhame grande ou 1 pequeno, descascado, picado e cozido

1xic de biomassa de banana verde

2 colheres de sopa cheias de psilio (ou amaranto, ou quinoa em flocos ou farinha de chia ou de linhaça)

Temperos a vontade (usei gersal, mostarda em pó e lemom pepper) – pode caprichar!

1 gema para pincelar

Para rechear: use a criatividade e escolha seu recheio preferido, já usei palmito, tomate seco, e nesse usei blanquet de frango e tofu cottage.

Modo de preparo:

Cozinhe o peito de frango em água temperada (limão, sal, louro, orégano…), cozinhe o inhame. Depois em um processador (ou com paciência no liquidificador) coloque um pouco  do peito de frango cozido em pedaços grandes e bata até virar uma pasta, vá adicionando o inhame e um pouco da biomassa, tudo vai virar uma pasta e caso ache necessário adicione um pouquinho da água do cozimento (só se achar necessário!!). Repita a operação até finalizar com os ingredientes. Vá colocando tudo em um recipiente para misturar. Depois que acabar e tudo estiver parecendo uma massa,  adicione o psilio e os temperos e misture com as mãos, o bom é que como todos os ingredientes estão cozidos você pode provar a massa até achar que o tempero está bom, lembrando que eles se intensificam no forno!

Agora é só moldar como eu mostro passo-a-passo na foto abaixo. Para facilitar passe um pouquinho de óleo nas mãos, ou molhe com água, isso ajuda a não grudar. Depois de enrolados pincele com a gema. Caso queira congelar, coloque em um pote ou bandeja um ao lado do outro e leve ao freezer, assim que estiverem congelados, retire-os e guarde em um saco plástico, eles não irão grudar e depois é só levar em fogo médio até você espetar uma faca e ver que está quente no meio. Os frescos, leve ao forno alto só para dourar, quando estiverem douradinhos estão prontos!

BeFunky_salgado m (1).jpg

BeFunky_salgado m (2).jpg

Aproveitem e usem a criatividade, essa receita da para variar muito! Façam e me digam o que acharam! Beijos!

Anúncios

4 thoughts on “Salgado Funcional de frango”

    1. Flor, prova os temperos, como o frango e tudo ali está cozido, pode provar enquanto faz! e na dúvida, não exagere nos temperos, coloque só sal, pimenta e orégano, ou outro que você goste! eu ja sou a louca do tempero e coloco 5 diferentes hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s