biomassa, funcional, integral, pratos principais, pratos quentes, saúde, salgado, sem glúten, sem lactose

Bife a parmegiana funcional

Outro dia cheguei em casa e a minha mãe ia fazer um bife a parmegiana que ela faz muito bem, mas é claro que as minhas anteninhas já começaram a apitar e eu tinha que bolar alguma coisa pra deixar ele mais saudável, afinal não gosto de comer fritura e claro, não queria comer com farinha de trigo branca e queijo. Então bolei na hora e já fui fazer o teste! Ficou maravilhoso, super crocante, saudável, sem perder em nada para o sabor do frito e tradicional bife a parmegiana da minha mãe!

20130726-001128.jpg

Receita:

Quantos bifes desejar (pode ser filet mignon (o tradicional), patinho, contra filé…)

Temperos para o bife – sal, alho, pimenta…

As medidas das farinhas foram de olho, o tanto necessário para cobrir o seu bife:

Farinha de arroz

Amaranto (ou quinoa) em flocos ou farinha

1 ovo

Azeite de oliva

Para o molho, faça a receita do molho de tomate caseiro e ainda adicionar um cubo de biomassa para agregar nutrientes e para o queijo da cobertura você pode usar tanto o tofupiry (faça, coloque em um pote para gelar, e depois corte as fatias) ou usar o queijo que disse no post anterior sem lactose, foi o que usei no dia. E usamos presunto também mas é opcional – melhor sem!

Modo de preparo:

Primeiro de tudo: ligue o forno em fogo alto!

Bata os bifes com o batedor de carne, isso serve para deixar a carne macia e mais fina. Tempere e deixe curtir um pouco o tempero. Depois coloque em pratos separados a farinha de arroz, o ovo com duas colheres de água misturadas e o amaranto, para empanar.

Para empanar passe primeiro na farinha de arroz, aperte bem e de batidinhas para tirar o excesso, depois passe no ovo e depois no amaranto, aperte para grudar bem. Vá fazendo em todos os bifes e dispondo um ao lado do outro. Depois com um pincel ou com os dedos, pincele (ou de batidinhas) com o azeite de oliva nos dois lados do bife com cuidado para não retirar o empanado. Leve ao fogo alto até ficar dourado e parecer crocante. Você também pode fazer em uma airfryer (foi a que usei) em temperatura alta.

Depois para montar o bife a parmegiana você vai colocar os bifes um ao lado do outro em uma forma, regar com o molho e dispor o queijo ou o tofupiry em cima e levar ao forno médio novamente só para aquecer e derreter o queijo! Sirva com arroz e salada e aproveite esta delícia! Você também pode usar frango no lugar da carne!

bife parmegiana
Vai dizer que não faz “croc” só de olhar? Super crocante e saudável!
Anúncios

2 thoughts on “Bife a parmegiana funcional”

  1. Ontem fiz essa receita! Ficou incrível!!!!! A única coisa que mudei foi o queijo… coloquei o mandiokejo, mas me arrependi. Ou eu não soube o ponto certo do tal queijo ou ele não combinou com o prato!
    Obrigadaaaaa!! Vc está fazendo a minha vida mais saudável!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s