dicas, saúde

Guia prático de como ler rótulos de alimentos

Acho que todo mundo já tentou ler um rótulo de algum alimento e entendeu pouca coisa né?! Ou lêem só as calorias e pronto! Pois é, vou dar algumas dicas quanto isso!

Primeiramente, o mais importante não é a tabela nutricional, e sim a lista de ingredientes! Nela são listados todos os ingredientes, como a receita do produto, e o que muita gente não sabe é que OS INGREDIENTES SÃO COLOCADOR POR ORDEM DE QUANTIDADE DE FORMA DECRESCENTE! Por exemplo na foto abaixo vemos: O primeiro ingrediente é a farinha de trigo, isso quer dizer que em proporção com os outros ingredientes ela é a maior parte, o segundo ingrediente é o açúcar e o terceiro é gordura vegetal, ou seja tem muito açúcar e muita gordura nesse alimento! Hahaha

rotulo-negresco

Minha dica é: sempre fuja de alimentos em que os 3 primeiros ingredientes forem sal, açúcar, gordura ou algum “alimento” que você não consiga identificar (nomes químicos, xaropes, alimentos feitos quimicamente)!!! E fique atento quando comprar produtos integrais, o primeiro ingredientes tem que ser “farinha de trigo integral” ou farinha de qualquer coisa INTEGRAL, ok?! Pois quer dizer que a parte integral desse alimento é maior ( já que geralmente usam misturas de integral e não integral).

Falado da lista de ingredientes vamos entender um pouco sobre a tabela nutricional, que engana muita gente e que a maioria das pessoas não entendem!

Primeiro item a analisar: Quantidade por porção – muitas vezes analisamos uma embalagem com a outra no critério “valor energético” (calorias), mas não observamos que uma embalagem está dizendo quantidade para 30g e a outra para 60g, assim caímos na pegadinha de achar que um é mais calórico que o outro, sendo que na verdade é ao contrario (regrinha de 3 funciona muito bem nesse caso, mas quem que vai ficar fazendo regra de 3 no supermercado né!?). Enfim voltando a quantidade por porção, sempre em gramas e medidas caseiras como explica a imagem abaixo. É a quantidade por pessoa adulta saudável que o fabricante recomenda para consumo DIÁRIO!

ROTULO

%VD: Essa sigla significa valores diários, é a porção diária recomendada para um adulto saudável baseado em uma dieta de 2000Kcal por dia. Não acho indicado se basear por ele porque  cada pessoa tem uma recomendação diária necessária para suprir a sua rotina!

Quanto aos nutrientes, as pessoas se preocupam em ler somente as calorias (valor energético), o que é errado, temos que estar atentos na quantidade de gordura, sódio e fibras! Que são os principais para um alimento de qualidade (pouco sódio, pouco gordura saturada, zero de trans e muitas fibras).

Essa é só uma explicação básica, tem muito mais por trás dos rótulos alimentares, mas acredito que essas sejam as informações mais importantes! E lembrem-se: calorias não é tudo! Observem os ingredientes!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s