curiosidades, dicas, saúde

Falando um pouco sobre Whey Protein

Estava eu sentada pensando em começar a escrever o próximo post e me deparo com um novo post que a Carol Morais fez no seu blog, e não resisti, achei ideal para o momento que o mundo parece estar passando: o excesso de whey protein! Hahha chega a ser engraçado, mas na verdade é preocupante. Vemos pessoas pela internet que se alimentam o dia inteiro de comidas feitas a base de whey e nem sequer sabem a sua própria dose necessária diária e acabam copiando a alimentação alheia, e até mesmo fazendo essas receitas e pensando “já que é de whey, posso comer a vontade”! Bem, eu tento ser sutil nas minhas opiniões, por isso vou deixar com vocês o texto dela:

whey

“Whey protein faz bem ou mal?

Whey protein virou moda. Além do tradidicional shake, estão usando para salpicar em cima da panqueca (feita de whey, claro), para fazer bolo (comcobertura, feita do mesmo ingrediente obviamente. As medidas, aliás, agora são de scoop e não de xícaras. Lamentável, diga-se), para dar sabor (oi?) aoomelete de claras e até para fazer brigadeiro. E, claro, muita gente pergunta o que penso disso. Então, vamos lá, neah?

Em primeiríssimo lugar, whey não é comida (e sou da turma do#comacomida). É uma suplementação e, por isso, deve ser prescrita como tal e utilizada com cautela. Mas vamos primeiro entender o que é isso. O whey é a proteína do soro do leite da vaca, contendo aminoácios essenciais e não essenciais, como a leucina.

Agora “pego emprestado” trecho de belo post (o link completo está aqui, ó) do meu amigo e eterno ex–sócio Frederico Lobo, médico ortomolecular. “Existem estudos mostrando que algumas células cancerígenas possuem receptores ricos em leucina. Logo se você fornece muita Leucina, teoricamente poderia aumentar as chances do tumor criar metástases”. Mas esse é apenas um dos pontos que gostaria de considerar.

Outro fator interessante, ainda citando Frederico é que o whey te faz “crescer” justamente porquê estimula mTOR. “Ela consiste em uma proteína quinaseque apresenta forte indução de fosforilação e síntese proteica. Porém ela pode também induzir a proliferação de células cancerígenas, além de ocasionar aumento de uma condição chamada resistência insulínica, que seria na verdade o estágio inicial do diabetes mellitus tipo 2”.

Concordo com ele e questiono o mesmo: se temos fontes não-sintéticas, por que indiscriminadamente whey protein? Não estou aqui para questionar osresultados estéticos, mas as consequências a médio e longo prazo de substâncias consumidas unicamente com essa finalidade. Será que isso é tão importante a ponto de colocar sua saúde em possível risco? (pois esse que citei usando Frederico como fonte é apenas um desses).

Aproveito e volto a falar aqui do #projetoveraopravidatoda. O que você quer para o seu futuro? Um percentual de gordura mínimo? Um corpo esculpido à base de substâncias que ninguém sabe com segurança as consequências em alguns anos? Ou você quer ter joelhos e pernas fortes que te levem aos lugares prediletos para encontrar quem ama? Eu sou dessa turma e te convido para vir comigo. Essa viagem é uma delícia. Eu garanto.”

É claro que concordo plentamente com a Carol, nada nunca será melhor que comida de verdade!!

 

Anúncios

6 comentários em “Falando um pouco sobre Whey Protein”

  1. Muito obrigada pelo artigo! Sou novata no instagram e vejo tanta gente se alimentando de whey, uma infinidade de receitas e fotos maravilhosas, que estava me sentindo “excluída”. Não gosto de shakes e o tal whey me aprece ser um pó pra shake, não gosto muito de doces tb.
    Tenho 45 anos e desde os 18 sou adepta da alimentação mais natural que consigo ter…. Minha especialidade é a cozinha indiana e fui ovo-lacto-vegetariana por 20 anos, voltei a comer frango e peixe há alguns anos. Recentemente descobri intolerância ao glúten e à lactose. Uma revolução pra quem sempre abusou do trigo integral e laticínios.
    Em compensação, estou descobrindo um universo alimentar realmente fantástico. Já virei especialista em fazer pão sem glúten e outras delícias antes inimagináveis!
    Em 1 mês sem glúten e sem lactose (mas compro uma linha de queijo sem lactose) eliminei 6 kg !!! Ainda faltam 8 kg pra voltar pro peso ideal, perdido após uso de corticoides, mas isso é outra história.
    Resumo da ópera: estou satisfeita com a descoberta de novas possibilidades na cozinha, muito mais saudáveis e bem mais baratas, o mais natural possível. Whey é proteína, mas já como ovos (com moderação), frango, peixe, queijo (lac free, com moderação em um ou outro prato), leite vegetal, verduras, frutas. Acho que estou no caminho certo, quanto mais próxima da natureza melhor!
    Após este artigo, não vou mais me sentir “excluída” por não usar whey, mas sentirei pena de quem se vale de produtos artificiais CARÍSSIMOS, quando a natureza nos oferece tanta coisa maravilhosa, por um custo infinitamente menor.
    @mariazezesa
    Maria José Sá

    1. Amei seu comentário!!! Realmente um exemplo! Ja fiquei louca pra ver essas delicias sem glúten que você faz! E realmente no primeiro momento surtamos achando que nunca vamos nos adaptar, mas é super tranquilo, basta querer!! Beijao!!

  2. Adorei o post e tenho a mesma opinião. Coma comida saudável, pratique atividade física e mantenha em dia seu corpo e mente. Saude, bem estar e auto estima elevada sempre. Adorei!

  3. Amábile, linda! Tenho pensado taaanto nisso, vejo muitas (mas muitas mesmo) receitas a base de whey e sempre pergunto nos instagrans da vida se posso substituir por outra coisa.. Pq né… tudo o que é demais, enche e uma hora o corpo cobra, com certeza. Mas, ngm nunca me responde se há um substituto pro Whey e eu fico com as minhas invencionices na cozinha. E ficam gostosas, nutritivas e saudáveis.
    Fiz uma Nutella protéica e não vi diferença no gosto, e fiquei até com peso com na consciência. Ainda não suplemento pq minha nutri não prescreveu. Não faço por conta, até por conta da intolerância a lactose.
    Sou do time que quer ter joelhos e pernas fortes que levem aos lugares prediletos para encontrar quem ama.
    Prefiro comida de verdade, saudável, funcional! E vc tem me ensinado muito! ;*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s