Para começar a segunda, vou dar a receita que tanto estão pedindo (antes que eu apanhe na rua) do iogurte de macadâmia!
Receita:
½ xic de macadâmia demolhadas (de molho em água por algumas hora – deixo da noite pro dia)
1 xic de água
2 col de sopa de suco de limão
1 col de cafezinho de goma xantana
* aprimorando o iogurte depois de testar de diversas maneiras cheguei a conclusão de que levar metade do leite ao fogo com 1 colher de cafézinho de agar agar e depois bater com o restante do leite da uma textura ainda melhor! (Atualizado em maio de 2014)
Modo de preparo:
descarte a água que a macadâmia ficou de molho (é ótima para regar plantas), coloque a macadâmia no liquidificador com a xícara de água e bata bem por uns 3 minutos, depois acrescente o suco de limão e bata mais um pouco, por fim adicione a goma xantana e bata por 5 segundos (a goma xantana tem “personalidade” por isso tem que trabalhar com cuidado), leve a geladeira por no mínimo duas horas e está pronto para consumir!
Se não tiver goma xantana, não tem problema, porém a textura não ficará igual, mas como ela não acrescenta sabor, o gosto não mudará!
Espero que gostem, esse iogurte fica ótimo batido com frutas, misturado com geléia, mel, e até mesmo como molho de salada! E sim, pode ser amêndoas, castanhas…
Beijos e boa semana! Se fizerem me contem o resultado!
Email para contato: amabilekolenda@hotmail.com
Adorei e receita, muito fácil. Sei que a goma xantana é pra dar “liga” não é? Não tenho, mas vou tentar com CMC! Obrigada! Bjs
Isso mesmo ela da liga e da a textura de iogurte!! Tenta com cmc e me diz se funcionou!!
Posso substituir a goma xantana pelo que ? Quais as opções Obrigada Bjo
Pode fazer sem ela!
Oi, vou tentar fazer mas vai sem a goma mesmo…mas fiquei com umas duvidas:
Essa receita da que quantidade de iogurte?
dá para guardar de um dia para o outro ?
Bjs Mari
Oii da pra guardar sim, o meu durou 5 dias na geladeira! E rende um pouco mais que um copo! Bjs!!
Amábile eu tenho usado uma massa sem glúten da marca Aminna,vc conhece? Você indicaria? Eu li que ela tem estabilizante Ins 415 o que pesquisando descobri se tratar de goma xantana e vi vários comentários desfavoráveis a goma xantana.Mas lendo sua receita percebi que vc utiliza e sei que não usaria algo que faz mal.POrém não entendo muito de massas sem glúten e gostaria de saber sua opinião.bjs
Simm conheço os produtos da aminna e adoro!
Quanta o goma xantana, ela é sim um bom alimento! No começo também tinha duvidas mas com pesquisas e conversas com muitas nutricionistas elas me explicaram que é um alimento natural e pode ser adicionado em massas sem glúten e que não faz mal a saúde! Ela da uma grande ajuda nas massas sem glúten, dando liga e fofura! Pode consumir sem medo, mas sempre digo para perguntarem a opinião de algum nutricionista da sua confiança! Beijos!
Obrigada pelo carinho e atenção em me responder Amábile!
Adoro seu site e seu ig❤❤❤❤
Bis
será que funciona com agar agar?
Simm! Ja fiz com os dois juntos na verdade! Mas o agar agar tem que ser diluído em água bem quente! Ele vai dar textura durinha né, diferente da goma que deixa espumoso!
Oi, Amábile. Será que se eu usar o agar- agar no lugar da goma xantana não fica parecido?
Oi Camila! O agar agar vai dar uma textura diferente da goma xantana! A goma deixa parecendo um “mousse” e o agar agar deixa parecendo gelatina! Mas pode tentar sim! Beijos!
Olá Amábile, onde eu consigo encontrar a goma xantana aqui em Florianópolis? Já fui em 5 lugares entre lojas naturais, de confeiteiro, supermercado e não encontro… Poderia me dar uma dica de alguma loja onde você saiba que tem?
Eu compro em farmácia de manipulaçao! Na perfecta que fuca na vidal ramos! Em farmacias de manipulaçao tbm tem e o preço as vezes sai mais em conta tbm!
Olá,
Eu encontrei no supermercado Angeloni!!
Oi Amábile, super-obrigada pelo retorno, nunca ía pensar nas farmácias, hehehe. Hoje eu encontrei a goma xantana no Mundo Verde. Amanhã sai o iogurte. Depois eu volto para contar como ficou.
Será que funciona fazer com leite de coco caseiro?
No lugar da água? Pode fazer sim! Fiz esses tempos de amendoas com leite de coco e ficou maravilhoso!
Oi, Amábile, obrigada pela atenção! Na verdade eu pensei em, ao invés de fazer iogurte de m,acadâmia, em fazer iogurte com leite de côco caseiro… Será que esse passo-a-passo serviria para esse fim também?
Adorei seu blog! Se o tivesse visto antes teria participado dos seus cursos; estou fazendo doutorado em Floripa e de segunda a sexta estou por lá…
Bjs
A sim!! Da sim de fazer flor! só colocar menos água para deixar mais grosso o leite e utilizar a goma xantana!
A que pena, mas logo mais haverão outros cursos flor! Fique ligada aqui no blog que tem sempre novidade!! Beijos!!
Será que tem como substituir a goma por cremor tártaro ?
Bjs
Olá, Amábile. Muito obrigado por compartilhar a sua receita. Acabei de preparar o iogurte e levei à geladeira. Experimentei ele na temperatura ambiente e não gostei muito. É possível bater ele depois de gelado com tâmaras ou morangos? Alguma outra sugestão?
Muito obrigado.
É possivel sim! Aqui no blog tem a receita de iogurte de amendkas com frutas vermelhas, pode ser feito com as macadamias!
Não se torna um problema por bater novamente o iogurte com a goma? Afinal, você tinha comentado que ela poderia ser problemática se fosse batida por mais de cinco segundos. Obrigado pela atenção! =D
Sim ela irá engrossas, mas se vc adicionar mais um pouquinho de água na hora q bater com a fruta de novo, melhor! Eu ainda prefiro fazer como na receita do iogurte de amendias, nater com as frutas antes.. Se quiser bater com tamaras recomendo fazer um purê de tamaras (agua + tamaras no liquidificador) e incorporar com uma colher.. É q se bate demais a goma xantana deixa super grosso e grudento o iogurte, só por isso!
nossa, o “fica ótimo com…” a partir daí minha cabeça começou a girar imaginando a delicia disso! muito fácil a receita, vou testar essa semana. Obrigada por ter compartilhado! :*
Oi Amábile! Tudo bem? Vou testar essa receita amanhã, só fiquei na dúvida sobre o comentário que você fez, sobre levar metade do leite ao fogo com agar agar. Eu faço isso assim que terminar de bater o leite, certo? Depois volto ele pro liquidificador e acrescento o limão e a goma xantana?
Beijos!
Isso mesmo flor! O agar agar precisa de calor para gelatinizar! Mas a minha receita preferida é a que nem leva goma xantana, é a do “iogurte de coco” beijos!!
Hummm, que delícia! Vou experimentar depois também! Estou fazendo o de macadâmias pois acredito que tem um gosto mais neutro, já que vou usar o iogurte numa receita de pão lowcarb. Aproveitando, outra perguntinha haha ^^ Você acha caro ter uma alimentação mais funcional e lowcarb? Pergunto pois sempre que falo sobre esse tipo de alimentação para outras pessoas, sempre me dizem que “comer certo” é muito caro e ainda por cima da trabalho, pois tem que preparar tudo. Dureza, né? rs
Beijos e obrigada de novo!
A sim mas eu quis dizer fazer o de macadamia com o mesmo metodo de preparo que está no de coco, entendeu? Ja fiz de varias nuts diferentes! Haha entao.. Depende! Claro que se vc quiser so comer macadamias, chia e gojy berry sai mais caro, mas tem muitas coisas que se vc se organizar não saem tão caras, e ninguem pensa que economizando e comendo porcaria terão que gastar mais com remédios no futuro, e comer é mais gostoso que tomar remédio ne?! Agora, consumir mais legumes e frutas sai mais barato que jantar pizza, lasanha e churrasco, pode ter certeza! E sempre pesquise o lugar mais barato e com qualidade para comprar as coisas, as castanhas, farinhas e etc, vale a pena! Beijos!!
Oi se eu for utilizar o agar agar tbm posso usar a goma xantana? eu misturo metade do leite com agar agar com a outra metade do leite com a goma xantana? é porque com a goma xantana fica grosso ne mais difícil de bater. Obrigada beijos
So se vc estiver usando muita goma e batendo por muito tempo… Mas procure a receita do iogurte de coco proteico, ele é so com agar agar, eu particularmente gosto mais da textura dele, e é so usar o leite da nut que quiser! Bjs
Olá obrigada, eu fiz essa receita mesmo com agar agar, só que vi que ainda ficou muito liquido ae eu adicionei goma xantana que ficou com uma consistência firme. Gostaria de saber por quanto tempo levo no fogo metade do leite com agar agar
Por 3 minutos!
Amábile, seu site é simplesmente maravilhoso! Grata por mantê-lo!
Eu adoro fazer leite vegetal e sinto muito falta de comer queijo e iogurte (não posso beber leite porque me dá anemia – o cálcio rouba meu ferro!). Vou tentar fazer o iogurte. Me diz algo, quanto tempo geralmente ele dura na geladeira? O leite geralmente dura 3, 4 dias, mas se for de côco, às vezes azeda com 2 dias já.
Um abraço!!
Ola Cristina! Muito obrigada pelo carinho! O iogurte e o leite duram cerca de 3 a 5 dias no maximo, guarde eles em potes bem fechados e separados e o leite tbm (uso para o leite uma garrafa de suco de uva de vidro por ex, assim conservam por mais tempo, os meus duram 5 dias!
Acordei a louca da macadâmia hoje. Preparar em casa é realmente econômico. Em SP, no mercado municipal, comprei a macadâmia a R$ 65,00/Kg. Com uma xícara (+- 100g) eu fiz meio litro de leite, três iogurtes pro lanchinho e duas medidas de ricota.
Só achei que o iogurte estava muito mole quando eu saí de casa. Se ainda estiver quando eu voltar, posso bater de novo com mais goma xantana?
Pode sim! Mas a receita que mais gosto é a com agar agar, prlesquise por iogurte de coco, é só fazer com o leote de macadamia ou outro q quiser!
eu coloquei mais, só que perdi a mão e ficou mais duro. Aí bati no liqui com limão e azeite e fiz requeijão, deu mais certo.
Claro! O que vc fez foi tbm a receita do iogurte de coco, que pode ser feito de nut tbm!
pode fazer com outra castanha, detesto o sabor da macadâmia!
Pode sim! Qualquer uma! Tem diversas outras receitas de iogurte veganos no blog! Com leite de coco, de castanhas, de amendoas….
oi vi que vc usa tanto agar agar quanto xantana nas receitas.
venho tentando fazer mousse de frutas com a xantana mas não ta ficando com a consistência firme parece mais um iogurte. tens alguma sugestão ???
Oi! Na verdade hj em dia eu não utilizo mais a xantana, tem mais outras 5 versões de iogurte por aqui sem! Para deixar seu mousse consistente utilize ou a biomassa ou o agar agar (veja receita do ovo de páscoa com recheio de maracujá que vai lhe ajudar!)!