curiosidades, dicas, saúde

Alimentos que auxiliam o processo de emagrecimento

Antes de começarem a ler o texto quero deixar bem claro aqui que NÃO existem alimentos milagrosos que vão fazer você emagrecer sentado, ok?! O emagrecimento é um conjunto de fatores (reeducação alimentar + atividade física + descanso) e existem alimentos capazes de dar uma ajudinha na queima de gordura, aumento da massa muscular entre outros fatores, mas sem existir milagres!

Esse texto eu peguei no blog do Endrocino News, e são alguns alimentos que, quando consumidos em quantidades ideias e associados aos outros fatores, auxiliam no processo de emagrecimento!

alimentos-que-emagrecem-dietas

CHIA – Rico em ômega 3, a semente retarda o esvaziamento gástrico, fazendo com que os alimentos cheguem mais devagar ao intestino, aumentando a saciedade e diminuindo a fome. Quantidade sugerida: 2 colheres (sopa) de chia batida no liquidificador com suco ou água. Assim, ela se transforma em um gel que, no organismo, ocupa espaço até 12 vezes maior que a própria semente.

CHÁ-VERDE – Os poderes diurético, desintoxicante e estimulante são o grande atrativo da bebida, que não contém calorias. Os benefícios vêm, principalmente, de duas substâncias: cafeína e catequina. Ambas ajudam a impulsionar o metabolismo e aumentar o gasto calórico. Na prática, ele proporciona mais disposição e menos fadiga muscular, o que desperta uma vontade natural de mexer o corpo.

AVEIA – Está no rol das fibras que prolongam a sensação de saciedade, reduzindo a absorção de gordura dos alimentos e equilibrando o ritmo intestinal – que costuma ficar mais lento em dietas de restrição alimentar. Seu consumo deve ser associado à ingestão de água durante todo o dia para que ela não vire um bolo no intestino e provoque efeito contrário. A aveia ajuda a controlar o colesterol. Quantidade sugerida: adicionada à frutas, iogurtes, saladas, sucos ou vitaminas, 1 colher (sopa) ao dia é o suficiente.

ABACATE – Contêm ômega 9, o mesmo tipo de gordura boa presente no azeite, que tem ação anti-inflamatória e prolonga a saciedade. A substância também está relacionada à modulação do cortisol, o hormônio do estresse, que, se liberado em excesso, favorece o acúmulo de gordura abdominal. Como é calórico, evite adoçar. Quantidade sugerida: 2 a 3 colheres (sopa) ou meio avocado (um tipo menor de abacate) por dia.

IOGURTE – Só vale se for natural, com 0% de gordura e enriquecido com probióticos, as bactérias boas que vivem em nosso intestino e regulam seu funcionamento. Se estiverem em equilíbrio, você corre menos risco de ficar inchada e seu corpo consegue absorver bem todos os nutrientes vindos da sua dieta habitual. É uma opção de alimento com baixo teor calórico e alto valor nutricional. Trata-se de uma proteína magra, importante para aumentar a sensação de saciedade e preservar os músculos durante o emagrecimento.Quantidade sugerida: consuma até dois potinhos de 150 gramas todos os dias.

GELATINA – A versão sem açúcar tem pouquíssimas calorias e pode ser consumida algumas vezes ao dia para aliviar a fome. Uma dica é cortar em cubos e guardar na geladeira. Assim, você come sempre que tiver vontade de doces, evitando atacar guloseimas calóricas. O colágeno presente na gelatina contribui no combate à flacidez durante a perda de peso. Quantidade sugerida: até duas caixinhas ao dia.

UVA – Um estudo recente, divulgado na publicação especializada americana The Journal of Biological Chemistry, revela que a substância piceatanol, presente na uva e em frutas vermelhas, impede o desenvolvimento de novas células de gordura, pois não permite que elas amadureçam. Os cientistas chamaram essa ação de antiadipogênica. O ativo também está relacionado à liberação de insulina na corrente sanguínea. Quantidade sugerida: como se trata de descoberta ainda muito recente, não se sabe exatamente quanto se deve ingerir para obter os benefícios. Comece com uma porção (ou dez uvas) por dia.

LARANJA – Assim como outras frutas cítricas, é muito vantajosa para quem está de dieta. Primeiro, porque contém pectina, fibra solúvel que dificulta a absorção de gordura. Avitamina C, presente na fruta, além de fortalecer o sistema imunológico, participa da formação de fibras colágenas, que são responsáveis pela sustentação da pele. Quantidade sugerida: saboreie uma laranja ao dia ou uma porção de outras frutas cítricas, como limão, tangerina e abacaxi.

GENGIBRE – Faz parte do grupo de alimentos termogênicos, como a canela e a pimenta. Sua função é impulsionar o metabolismo, aumentando a quantidade de calorias gastas para manter o nosso organismo em funcionamento. Os benefícios são mais visíveis quando associadas à prática de exercícios. É mais vantajoso consumir a raiz fresca.

Mas lembre-se, um emagrecimento saudável é obtido através de mudanças de hábitos, com alimentação balanceada e atividade física constante. A orientação médica, nutricional e de um profissional de educação física são fundamentais.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s