funcional, integral, leite vegetal, receitas rapidas, saúde, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, vegano, vegetariano

Leite de coco caseiro e farinha de coco

Já passei aqui receita do leite de amêndoas (que é feito do mesmo modo de todos os feitos com castanhas, arroz e muitas semente), mas um leite que é também muito fácil de fazer e pouco feito é o leite de coco!

leitedecoco

Diferente do leite de coco que compramos, o leite caseiro é mais líquido (texturar para beber mesmo), por não ser tão concentrado. Ele é ótimo para algumas receitas e também pode ser misturado com leite de amêndoas por exemplo para ser tomado no dia-a-dia.

Esse leite tem ação microbiana e anti-fúngica, além de conter cálcio e potássio e tem os mesmos benefícios de óleo de coco só que em menor quantidade (já que a quantidade de gordura é menor).

Ingredientes:

1 coco

5 copos de água

Modo de preparo:

A primeira parte é a mais difícil que é quebrar o coco. Costumo fazer da seguinte maneira: primeiro você vai perceber que o coco tem três buraquinhos, ache o que é molinho e com uma faca ou saca rolhas faça um furo e retire a água (sempre compre coco com água dentro, quer dizer que esta fresco, os sem água podem estar estragados), retire a água e passe para um copo, pode tomar, se não gostar, adicione no leite. Depois leve o coco dentro do forno quente e espere até raxar, cerca de 20 minutos.

Agora cuidado, com um pano de louça pegue o coco e com a ajuda de uma faça vá retirando ele da casca. Finque entre a carne e a casca e ele se soltará (as vezes tem que fazer uma forcinha), cuidado com os dedos!

Ufa, essa parte acabou agora vem a parte fácil! Você pode comprar coco ralado congelado também, mas ele tem conservantes, é melhor usar o coco inteiro. Agora pique o coco e em uma panela leve para o fogo com á água, quando começar a ferver desligue. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador por 3 minutos depois coe e está pronto! Você pode congelar em potinhos também se quiser!

Agora a segunda parte da receita, o leite ja está pronto, mas e aquele resíduo? Famos fazer farinha de coco! Leve o resíduo a uma frigideira grande e mexa devagar até a farinha estar bem sequinha, ela ficará dourada, demora cerca de 25 minutos, pegue uma pitada e sinta se está bem seca, deixe esfriar e guarde em um pote!

foto

Anúncios

80 comentários em “Leite de coco caseiro e farinha de coco”

    1. Nao flor! Pois a farinha de coco é seco! Você pode fazer com coco ralado FRESCO que se vende congelado em supermercados!
      A farinha se deixar bem sequinha pode armazenar por ate 4 meses.. Se ela ficar um pouquinho úmida, guarde em geladeira e consuma o mais rápido possivel!

  1. Obrigada por tirar minha dúvida!!!
    Tenho uma receita, fiz e ficou divina!!!
    Aí vai…

    Bolo de chocolate com farinha de coco
    4 ovos
    12 colheres de sopa de açúcar mascavo
    1 vidro de leite de coco light
    4 colheres de sopa de cacau em pó ( uso o cacau da Mãe Terra, não contém açúcar)
    1 xíc e meia de farinha de coco
    meia xícara de coco ralado
    1 colher de sopa de fermento em pó

    Receita básica de liquidificador, bater tudo, menos a farinha, coco e fermento, que serão encorporados juntos em uma vasilha. Despejar o líquido que já bateu no liquid. e misturar com ajuda de um fuê.
    Fica 50min no forno à 180 graus

      1. O coco ja tem gordura por si so, muitas vezes se uma receita leva leite de coco nao precisa adicionar.. E enfarinhar a forma é relativo a forma que vc tem em casa, se vc acha q precisa enfarinhar, enfarinhe.. Caso use uma de silicone ou teflonada geralmente nao precisa

  2. Amábile, já fiz o leite de coco dessa forma que você ensinou e no método clássico de bater a polpa do coco com água. Definitivamente esse seu jeito é muito melhor. Fica com a consistência de leite de coco, ou seja, cremoso e com aquela gordura delícia que sai do coco.
    Compro sempre o coco ralado fresco no hortifruti (já fiz pelo método de abrir o coco, mas fiz muita bagunça na cozinha hehehe) e hoje em dia nem olho mais para o leite de coco dos mercados. E já estou ensinando a família toda a fazer também. Obrigada por partilhar as receitas!

  3. Hummm…. há um tempo venho fazendo o leite de coco caseiro e gostei das dicas deste post. Deixo umas sugestões, caso seja útil, e por último minha dúvida 🙂
    – antes eu também queimava na boca do fogão, mas ultimamente, simplesmente enrolo no pano e (depois de tirar a água, claro) bato com bastante força na escada do meu prédio (para não quebrar o azulejo do chão da cozinha). Ele quebra fácil. Percebi também que, quanto menor os pedaços (não precisa ser tão pequeno), mais fácil tirar a polpa depois. Assim, eliminei a etapa de queimar no fogão;
    – para tirar a polpa não uso mais a faca, pois pra mim é um risco! Tiro com uma colher, como se a colher fosse uma faca mesmo, vou cavucando.
    Em seguida cortava a polpa em pedaços menores e batia com água quente. Agora vou seguir sua sugestão de ferver e depois bater, mas queria saber se posso, ao invés de ralar o coco, colocar em um processador, para depois levar ao fogo e bater.
    Beijos!

  4. Oi Amábile!
    Aqui na minha cidade tem uma marca de coco congelado que não consta conservantes nos ingredientes, apenas “coco ralado”. Caso eu deseje usar o coco ralado congelado, quanto de água devo usar para 500gr? Um litro também?
    Obrigada!

    1. Ai que coisa boa Mari! Seguinte, se vc deseja fazer um leite de coco mais concentrado, com mais sabor, adicione agua so ate cobrir, caso deseje mais aguadinho para tomar mesmo pode por uns dois dedos acima do coco , de agua! Nao precisa medir por litros ok?! Beijos!!

  5. Minha intenção é pra tomar com café e fazer também com banana, mamão e aveia na minha vitamina de frutas matinal :))
    Vou tentar fazer menos concentrado então. Te perguntei a quantidade de água pra saber qual será o custo-benefício em relação à quantidade de leite. Estou em dúvida entre o que vale mai$ a pena: leite de coco ou de amêndoas.
    Obrigada infinito pela iniciativa e atenção! ;)))

  6. Adorei o leite! Primeira vez que provei algum leite que não o de vaca (estou reduzindo o consumo por certa sensibilidade). Fiz a farinha com o resíduo, mas nao tinha visto a foto aqui, para deixar sequinha meio que queimou um pouco. Afeta muito ter ficado uma farinha muito escurecida? Obrigada 🙂

  7. Oi Amábile, tudo bem?
    Então, é a segunda vez que faço o leite de coco, a primeira vez ficou ótimo, deu tudo certo,mais agora o leite ficou separado sabe,tipo heterogêneo? não ficou homogêneo igual da primeira vez, parece que a água ficou separada do leite rs. Isto é normal?
    beijos

      1. Foi o que pensei mesmo, estou fazendo o iogurte protéico, daqui a pouco volto pra falar se deu certo !
        Obrigadaa bjs

  8. Amabile amei suas receitas! quero testar e divulgar varias! faco o leite de coco com o coco ralado fresco que compro na feira, batendo com agua e passando na peneira. E realmente necessario ir ao fogo? Vc pode falar sobre esse “cozimento”. Obrigado

      1. Obrigado. Vou faZer do seu jeito e comparar. Hj fiz o escpndidinho de couve flor e amei. Super leve! Meu filho tb aproveitou, mas nao conseguiu descobrir o ingrediente do pure. Fica um sabor bem discreto. Otima receita

    1. Adorei a dica do papel filme aqui em casa quebramos com martelo tbm! Mas a dica de colocar ba chama ou no forno para turar da casca eu acho que facilita muuuito, faz toda a diferenca! E olha q faço leite de coco semanalmente hahah! Obrigada por compartilhar aqui!! Os leitores agradecem muito! Beijao!!

  9. Olá Amábile, parabéns pelo blog lindo! Não sou intolerante a lactose mas tenho procurado aprender a como revezar com alternativas mais naturais e saudáveis. Fiz o leite de coco e adorei, mas acabei fazendo por uma receita que recebi antes, de uma nutricionista, que pede para cozinhar por 40 minutos o coco ralado na água a fim de que o leite puxe todas as propriedades (e não fiquem no resíduo). E fiz a farinha como vc ensinou e ficou incrível! Bom, fiz o leite à noite e levei à geladeira. Pela manhã, estava formada uma espécie de nata, bem branquinha, gordurosa e mais dura que uma nata normal, como a textura de uma manteiga. É normal? o que fazer com essa “nata”?

    1. Ola Thalita! É normal sim, isso na verdade é a gordura do coco (muito gostosa por sinal) vc pode ou agitar o leite para misturar ou pegar essa gordura e separar ela e usar com frutas ou em outras receitas pois ela é alem de deliciosa, super saudável! Beijaoo flor e obrigada pelo carinho!

  10. Querida, quando coloco o resíduo do coco no fogo (na frigideira) ela queima muito rápido, da primeira vez deu certo, mas, dessa vez que não estava sentindo o cheiro por conta do resfriado, ela queimou. Não consigo entender como a que você faz demora tanto (25 minutos!). Ela é levada ao forno?

      1. Valeu. Vou tentar colocando duas panelas, pois meu fogo é muito alto. Grata pela resposta. Venho aqui quase todo dia. Seu blog é maravilhoso!

  11. Olá!

    Fiz o leite em casa e coloquei em uma garrafa de gargalo pequeno. Porém a parte de cima endureceu e não consegui misturar de novo… fiz algo errado? o que posso fazer?

  12. ola amabile,ja fazia o leite de coco e vou testar o do seu jeito…seria muito bom bom vc publicar receitas com a farinha..tenho um monte na geladeira!!!!! bj najua

    1. Veja as receitas de pao e bolo low carb! Podem ser feita com farinha de amendoas ou de coco, e o pastel de forno também leva o resíduo do leite de coco! Uso para panquecas também, e ontem a Rita Lobo, do gnt fez uma receita com o resíduo, uma cocadinha francesa, sem gluten e lacteos apenas o resíduo, clara de ovo e açúcar! Estou louca para fazer rs beijos!!

  13. Sou um homem apaixonado pela vida saudável e adorei aprender a fazer o leite do coco e como conservar mas eu gostaria de saber como posso conservar a farinha de coco e o tempo de validade? Muito obrigado foi de grande proveito seu conhecimento.

    1. Vc pode conservar em geladeira que aumenta seu tempo de validade! O tempo não é exato, mas quando estraga fica com um cheiro azedo, então recomendo sempre observar antes de usar, a minha ja durou mais de um mês! O importante é deixar ela beeem seca na frigideira e deixar em pote de vidro ou algum que seja bem vedado na parte alta no fundo da geladeira!

    1. Oi Ana! A pasta é a manteiga de coco, vc encontra aqui da marca Bioporã! Até da de fazer em casa, é coco seco batido no processador por cerca de 30 minutos, mas não fica tão liso quanto a deles! E creme de coco é o leite de coco enlatado deles, vc encontra em sp na liberdade, em curitiba no mercado municial…

  14. Olá, adorei o modo de fazer o leite de côco. Fiz e deu certo. Fiz também a farinha, mas não sei o que fazer com ela. Tem alguma receita de pão, biscoito ou bolachas? Muito obrigada! Marlise Pontes

    1. Oi Marlise! Eu gosto muito de usar em bolos! tem receitas de bolo ou cupcake low carb aqui onde utilizo farinha de amêndoas ou de coco! Por ser uma farinha low carb de gordura ela pode substituir farinha de amendoas ou qualquer outra castanha nas preparações ok?! Em massas de tortas, paes low carb (tem no blog tbm), cookies, bolo…

  15. Olá Amábile que bom lhe encontrar por aqui querida…. Estou no processo gradual de mudança alimentar e o leite de coco foi um deles. Já fiz duas vezes o procedimento como diz, acontece que no segundo dia já senti o leite com gosto de azedo, onde será que está o erro?
    E agora jogo fora ou consigo aproveitar para fazer outra coisa?
    Me ajudaaaaaaaa!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s