curiosidades, doce, funcional, integral, lanche, prato frio, receitas rapidas, saúde, saladas, salgado, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sobremesas, vegano, vegetariano

Abacate!

Se tem uma fruta que eu amo e acho que as pessoas devem perder o preconceito de vez é o Abacate! Além de gerar vários benefícios a saúde, ele ainda é super versátil podendo ser consumindo tanto em doces quanto em salgados! E hoje além de falar dos benefícios, vou passar umas receitas rápidas!

abacate

Os benefícios eu tirei do blog Nutricionário

1- Abdômen “sequinho”
O abacate é rico em gordura, por isso apresenta muitas calorias (160 kcal em 100 gramas) porém, esta é uma gordura do bem e você não só pode, como deve, sim, incluí-lo no cardápio! Comer esta fruta com freqüência e em doses moderadas, é o segredo para ajudar a secar a barriga! Isso graças à gordura da fruta que é formada basicamente de ácido oléico (a mesma substância antiinflamatória do azeite de oliva). A gordura do abacate reduz o risco de desenvolver síndrome metabólica, que é capaz de desencadear o ganho de peso.

2- Tchau, cortisol !
Outro componente da fruta que favorece o emagrecimento é a glutationa. Essa substância, presente naturalmente no organismo, é reforçada pelo o abacate. Resultado: maior controle nos níveis de cortisol, o hormônio do stress que, em excesso no organismo, dificulta a perda de peso e ainda favorece a perda de músculos!
  Pior: o cortisol faz você acumular gordura especialmente na barriga! Essa substância – a glutationa – ainda tem ação detox ou seja, contribui com o fígado no processo de eliminação das toxinas.

3- Inflamação? Aqui não!
Mais uma substância do fruto do abacateiro, o beta-sitosterol age como um antiinflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções. Isso não só facilita a dieta como também
 diminui o aparecimento da celulite! A pele também fica mais bonita porque o abacate tem substâncias antioxidantes como as vitaminas A, C e E evitando o envelhecimento precoce! Tooooop!

4- Fome o tempo todo? Não mais!
A gordura da fruta ainda aumenta a sensação de saciedade. Para obter esse efeito  basta uma porção moderada – uma fatia na salada ou 1 a 2 colheres de sopa antes de dormir, por exemplo. E, se já não bastasse todos esses benefícios, ainda tem mais! Quando você acrescenta o abacate na refeição você aumenta a
 absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate – anticancerígeno especial para os homens!

Convencido? Então vamos a umas dicas de como consumi-lo:

foto (2)

Cremes doces (só bater no liquidificador):

Abacate + fruta (banana ou morango, mirtilo…)

Abacate + mel + limão

Abacate + suco de laranja
Abacate + açúcar demerara + canela

Abacate + cacau + mel + 1 col de cafézinho de shoyu (opcional – faz diferença)

Vitamina: Abacate + leite de amendoas + mel

Pastas salgadas:

Guacamole: abacate, limão, tomate sem sementes picados, cebola picadinha (opcional), coentro (opcional), pimenta tabasco.

Abacate + azeitonas (liquidificador)

Abacate + sal + limão + pimenta

Adicione abacate picado às saladas

Adicione em sanduíches ou wraps (com frango, atum, siri ou camarões fica ótimo!)

Substitua o cream cheese to sushi por abacate.

E por ai vai…

Use e a abuse da sua criatividade, o abacate é cremoso e amanteigado, ótimo para criar pratos que vão de mousses, a sorvetes, pastas e até molho de macarrão já fiz, e tudo fica maravilhoso! Mas ok, por ser calórico, é só não consumir um inteiro por dia ok?! Moderação é a chave para tudo!

Anúncios

9 thoughts on “Abacate!”

  1. gente eu nao lembro de comer abacate na vida hahaha

    Acho q tenho algum preconceito quanto a ele , a partir do momento que minha mae disse que comia ele com requeijao quando tava gravida de mim kkk

    , aqueles menorzinho que tem no mercado (tem outro nome eu que esqueci )tem os mesmos benefícios??

    Outra pergunta meu pai trouxe banana verde do sitio pra mim, mas é bananan figo, dá para fazer a biomassa? Sera que nao vai ficar com gosto esquisito , pq vc diz q a biomassa fica neutra neh..

    bjus

    1. Aquele outro menorzinho se chama avocado! Tem os mesmos benefícios sim, ele só é mais durinho, otimo pra por em sala ou sanduiche!
      E sei bem como é esses preconceitos, eu não consigo comer melancia de jeito nenhum nao gosto nem do cheiro, e minha mãe diz que estava com desejo de melancia quando me teve! Hahahahaah vai saber né!!
      Entaoo eu nunca provei banana figo, ela é muito diferente? Teoricamente da de fazer com qqr banana porque comp ela está verde ainda não criou açucar e nem sabor… Acredito que de sim!! Beijoss

  2. lindonaa ! depois de um abacate na minha geladeira por 2 semanas fui corta lo hoje.

    ai coloquei um ticoo de chocolate gold e meuu deussss aquela fruta estranha virou um pudimmm de chocolateeeee !

    cara isso é mto bomm! ele puro qse n tem gosto dá para transforma-lo kkkkkk

    findi vou fazer algo especial c o q sobrou dele hehe

    Vi a foto do seu instagran a bolocha dearroz , essas pqnas voce comprou aqui em Floripa? Onde?
    Eu só achei a grande no Doll to procurando essas pqnas pq minha mente gorda acha que to comendo mais kkkkk

    1. Pois é ne flor, o abacate nem parece abacate e vira um mousse mesmo!! Delicia!!
      Então eu comprei as bolachinhas em sp mas eu ja vi elas pra comprar aqui, agora só não lembro onde, mas acho q era em supermercado mesmo! Elas sai até mais gostosas do que as grandonas, pois sao fininhas e crocantes! Assim que eu ver de novo eu te aviso tá! Vou ficar te devendo essa!!
      Beijaoo

  3. TEM COMO FAZER SORVETE COM O ABACATE? POSSO CONGELAR OS PEDAÇOS E USAR COMO A BANANA? EU FAÇO UMA DIETA LOW-CARB POR ISSO NÃO USO BANANA E ABACAXI POIS SÃO RICOS EM AÇÚCAR, MAS O ABACATE EU POSSO E DEVO USAR SÓ QUE NÃO SOU MUITO FÃ DA FRUTA PURA. OBRIGADA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s