curiosidades, dicas, funcional, receitas rapidas, saúde, vegano

Água com limão em jejum

Como vocês já devem ter reparado, eu sempre tento trazer para o blog, nas quartas feiras um pouco de informação. A de hoje é algo já muito antigo mas que está  “na moda”,  mas é bom se informar, pois infelizmente vemos muitas pessoas consumindo de forma equivocada ou só porque “emagrece”, vamos descobrir para que realmente serve e como devemos consumir?

A água com limão deve ser tomado sempre em jejum e dando um tempo antes das refeições (de 15 a 30 minutos).  A receita é simples:

– Espremer de ½ a 2 limões em um copo com água (ESPREMER, E NÃO BATER NO LIQUIDIFICADOR COMO SE FOSSE LIMONADA, OK?), adicionar raspas de limão.

Consuma na hora! A casca do limão também contem nutrientes importantes. Não é para adoçar, é para tomar fazendo cara feia mesmo, vamos aos benefícios para você ver que vale a pena a cara feia!

E só para constar, eu tenho refluxo e posso consumir sem problema algum, pergunte para seu médico ou nutricionista!

água comlimão

As informações a seguir foram pegas no site Dr. Natiris.

Estimula o sistema imunológico: Os limões são ricos em vitamina C, o que é óptimo para combater constipações. O limão contém saponinas, que são usadas como produto medicinal anti-viral, anti-inflamatório e anti-fungico. Além disso, o ácido ascórbico ajuda à absorção de ferro, que desempenha um papel importante no sistema imunológico.

Alcaliniza o Corpo: Beba água com limão todos os dias para reduzir a acidez total do corpo. O limão é um dos alimentos mais alcalinos. Apesar de ter ácido cítrico e ascórbico na sua constituição, não aumenta de acidez do corpo. Uma vez metabolizados, ambos os ácidos são facilmente metabolizados no corpo, permitindo que o conteúdo mineral dos limões possa ajudar a alcalinizar o sangue.

Ajuda na perda de peso: Limões são ricos em pectina, uma fibra que mantém os níveis de saciedade preenchidos por mais tempo, ajudando assim a combater ataques de fome.

Ajuda na digestão: O sumo de limão ajuda a expulsar materiais indesejados. Estimula a bílis do fígado a produzir um ácido que é necessário para optimizar a digestão. Uma digestão eficiente reduz a azia e a prisão de ventre. A vitamina C está também associada à redução do risco de úlceras pépticas causadas pela bactéria Helicobacter pylori.

Efeito diurético: Aumenta a taxa de micção no corpo, o que ajuda a purifica-lo. Toxinas são, portanto, liberadas a uma taxa mais rápida, mantendo o trato urinário saudável.

Limpa a pele: A vitamina C e outros antioxidantes existentes no limão, combatem o envelhecimento causado pelos danos causados pelos radicais livres, devido à exposição aos raios UV e a toxinas ambientais. A ingestão de antioxidantes pode ajudar a compensar esse dano, minimizando as rugas. Além disso, o sumo de limão pode ser aplicado topicamente por cima de cicatrizes e manchas reduzindo a sua aparência. Tradicionalmente usado como um estimulante do fígado, ajuda a eliminar toxinas do sangue, mantendo a pele clara de manchas.

Refresca o hálito: Ajuda a aliviar a dor de dentes e gengivites. O ácido cítrico pode corroer o esmalte do dente, por isso deve-se ter algum cuidado e se possível beber esta preparação através de uma palhinha.

Alivia problemas respiratórios: a água quente de limão ajuda o organismo a livrar-se de infecções pulmonares e detém as tosses ou expectorações “mais chatas”. Bastante útil para pessoas com problemas de asma e alergias.

Anti-stress: A vitamina C é uma das primeiras coisas a esgotar por parte do organismo quando submetemos a mente e corpo ao stress. Como mencionado anteriormente, os limões têm uma grande concentração de vitamina C, repondo assim facilmente os níveis adequados desta vitamina.

Pois é, algo tão simples e com tantos benefícios, vamos introduzir ao nosso dia-a-dia?!

Anúncios

4 thoughts on “Água com limão em jejum”

  1. Oi, eu tomava e parei de tomar pq sei lá.. hahah
    A terapeuta falou p eu tomar o oleo essencial que é mais pratico c agua morna e um tico de mel…
    ai fazia 20 dias parava 10 e fazia de novo.
    A terapeuta disse que isso aliado a uma boa alimentação é um remédio maravilhoso e não só p emagrecer ..
    Deixa te contar que fiz a nutela fcou bemmm bommm fiz recheio de bolo do meu aniversairo ficou gostoso e lindo hehe
    E tambem diz o tofupiry que hoje vou colocar um tomate seco e bater p ficar diferente hehe
    Ontem fui na nutricionista e ela tirou a lactose nesse mes ,entao essas suas receitinhas de tofu serao algo constante .. Fui repassar minha rotina alimentar com ela e fiquei assustada do quanto de leite que uso em forma de iogurte e queijo qse um pote de requijao por semana ..medoo!

    vamos ver como vou me sair … tomei um iogurte de soja hoje e achei pessimooo doce demais vou buscar outro vi voce postanto algo vou atras..

    beijos

    1. A legal essa do óleo essencial! Não conhecia!
      E simm comemos muita lactise sem saber, sem contar nos industrializados.. O iogurte de soja não é gostoso mesmo e melhor nem tomar! Opte pelo iogurte de cabra que é uma delicia! Ou então o sem lactose, se for só isso que tem que retirar!
      E que bom que gostou das receitas!! Fico muito feliz! E vai me contando suas experiencias!! Eu amo tofu batido com tomate seco, o azeite do tomate seco, sal e manjericão e oregano! Nem precisa fazer o tofupiry! Fica muuuito gostoso! Até para servir para convidados!
      Espero que vicê goste!! Beijos!!

  2. Amábile
    Gostei da dica. Embora não aparente ser gostosa, vale fazer pelos benefícios, vou tentar a partir de amanhã! Fiquei com uma dúvida. Quando vc disse “O ácido cítrico pode corroer o esmalte do dente, por isso deve-se ter algum cuidado e se possível beber esta preparação através de uma palhinha.” Você não bebe direto? Tem que ter alguma proteção? não entendi…

    1. Entao, todo acudo corrói os dentes, eu tento dar um golao sem deixar pegar nos dentes sabe?! Haha mas isso tbm nao quer dizer q vc vai ficar com manchas e tal depende de outras coisas tbm né.. E não, não é gostoso! Mas vale a pena! Haha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s