doce, funcional, lanche, leite de amêndoas, leite vegetal, prato frio, receitas rapidas, saúde, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sobremesas, vegano, vegetariano

Iogurte de frutas vermelhas – Vegan

Sabe a receita do iogurte de macadâmia? Pois bem, ganhou um toque especial, e variou também com as amêndoas! Receita delícia e a cara do verão!

iorgute de amendoas

 

Ingredientes:

1 xic de amêndoas (com ou sem casca, ou em lâminas) deixadas de molho por pelo menos duas horas

2 xícaras de água

Suco de 1/2 limão

2 tâmaras secas sem caroço

1 punhado cheio de cramberry (1/2 xic)

1/2 xic de mirtilo (usei congelado)

1 xic de framboesa (usei congelado)

5 morangos

1 col de chá de ágar-ágar BRANCO fervido em 1/2 xic de água fervendo 

Modo de preparo:

Bata as amêndoas com a água por  2 minutos no liquidificador, depois adicione o suco de limão e as tamaras e a camberry, bata por mais 2 minutos, adicione as frutas vermelhas e bata mais até ficar homogêneo. Adicione o agar agar fervido e bata rapidamente. Leve a geladeira e deixe gelar por pelo menos 2 horas. Dura 4 dias em geladeira.

As tâmaras e as cramberries ja vão adoçar o seu iogurte, caso queira mais doce, adoce a seu gosto com mel, agave, açucar demerara, etc…

Anúncios

15 thoughts on “Iogurte de frutas vermelhas – Vegan”

    1. “A Goma Xantana (C35H49O29) é um polissacarídeo obtido naturalmente pela fermentação da bactéria Xanthomonas campestris, que sintetiza a goma para evitar sua desidratação. É um aditivo bastante utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia como estabilizante, espessante e emulsificante.”
      Não é calorico, até porque você usa muito, mas muito pouco mesmo, dela nas receitas!

  1. Oi Ámábile.
    A goma xantana dura quanto tempo na geladeira? E esse ágar-ágar para o que serve? tem algum substituto dele? Obrigada pelas dicas preciosas.

    1. A goma xantana não precisa ser guardada em geladeira, armazene em local seco e livre de umidade ou calor, e ela dura bastante tempo!
      O ágar-ágar é um alga em pó que substitui a gelatina sem sabor, mas não precisa utiliza-lo na receita, dei essa opção apenas, mas eu prefiro fazer sem, usando só a goma xantana mesmo!

    1. Sao coisas beeeeeem diferentes, e dao texturas diferentes e o agar agar requer outro modo de preparo! O agar agar é uma gelatina vegetal e a goma xantana é uma goma! Para fazer apenas com o agar agar (que eu também prefiro) se baseie na receita do iogurte de coco aqui do blog! E adicione as frutas que desejar! Bjs!!

      1. Ola Amabile, boa tarde!
        Estou com uma enorme duvida em relação ao ágar-ágar e goma xantana.
        Pois no poste acima perguntam se pode substituir o agar-agar por goma xantana, você respondeu que sim!
        Nesse poste perguntaram se pode substituir a goma xantana por agar-agar, e a resposta é bem diferente da anterior!!!!

        Gostaria de tirar essa grande duvida. OBrigada

        Luiza Romagnoli

      2. Oi Luiza! A goma xantana é um espessante, age como liga, e o agar agar e uma gelatina, entao as funções sao totalmente diferentes! Em uma massa por exemplo é impossivel substituir um pelo outro, mas na receita de iogurte, as mais antigas eu usava a goma para dar cremosidade e o agar agar para dar textura, depois (estudando e evoluindo) vi que para esse tipo de receita eu não precisaria da goma, na verdade hoje em dia não uso ela nunca, pois ja tenho muito mais conhecimento dos ingredientes para criar as receitas. Então lhe indico a ver alguma receita mais recente de iogurte aqui no blog (como de castanha, ou o de coco) que são feitas apenas com agar agar ou a biomassa, e tem até uma textura melhor do que essa com a goma! Qualquer uma vc pode fazer com frutas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s