pastinhas, receitas rapidas, saladas, salgado, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, vegano, vegetariano

Pasta de alho assado com manjericão

sexta feira não costuma ser dia de receita, mas ja tinha preparado essa receita para postas e acho que combina muito com o final de semana!

Se tem uma coisa que eu amo é alho! O alho é super benéfico para a saúde, mesmo que alguns dos seus nutrientes sejam apenas aproveitados quando consumidos crus (não precisa morder um dente de alho, mas usado em molhos como o pesto por exemplo é uma ótima maneira). Mas alguém ai ja provou alho assado? É sem palavras! Fica adocicado, o sabor forte do alho some, e ele fica com um sabor maravilhoso! Eu amo alho assado e acho que combina muito com pizza (ou até para ser passado em torradinhas, pães ou legumes), e foi fazendo uma pizza com massa de couve flor esses dias que me inspirei para fazer essa pasta, que pode ser molho também…

alho assadocom manjericão (5)

Pizza combina com manjericão, o alho assado estava assando e perfumando a casa, então porque não misturar tudo né?! Vamos a receita!

alho assadocom manjericão (1)

Ingredientes:

Para o alho assado:

1 cabeça grande de alho

azeite

sal

papel alúminio

Para o molho:

1 cabeça de alho assado

1 maço de manjericão (só as folhas)

1/2 xic azeite de oliva

sal

gotas de limão (opcional)

Modo de preparo do alho assado:

Corte a ponta da cabeça de alho inteira para que todos os dentes fiquem com uma pontinha de fora (como mostra a foto abaixo), coloque uma pitada de sal, regue com um pouquinho de azeite e embale em papel alumínio fazendo uma trouxinha (na foto está com papel manteiga, mas prefiro usar o alumínio – só que ele tinha acabado haha). Leve ao forno em fogo alto por 40 a 40 minutos (cada forno é um forno..). Depois retire do forno e deixe esfriar um pouco, aperte a base e todos os dentes irao sair pela parte de cima, eles vão estar bem macios e ja sair parecendo um creme.

Modo de preparo da pasta:

Em um pilão (ele ficará mais grossinho, eu prefiro) ou no liquidificador/processador coloque os dentes do alho assado, o azeite, uma pitada de sal e algumas gotas de limão, vá provando até chegar ao ponto do sal e acidez desejada. Está pronto! Simples né?! E delicioso!!!

Anúncios

2 thoughts on “Pasta de alho assado com manjericão”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s