biomassa, frango, funcional, leite de amêndoas, leite vegetal, molhos, pratos principais, pratos quentes, receitas rapidas, saúde, salgado, sem glúten, sem lactose

Como substituir o creme de leite em receitas salgadas + Receita de estrogonofe

Que brasileiro que não gosta de um bom estrogonofe não é mesmo? Eu amo, e ja estava para dividir com vocês faz tempo o que costumo fazer para substituir o creme de leite neste prato delicioso e também em outros pratos salgados! Vocês vão ficar pasmos no quanto é fácil e vão falar “como eu não pensei nisso antes”, pois é.. la vem o truque:

Leite de amêndoas + Biomassa (OU maisena) = Creme de amêndoas!

Pelo menos esse foi o nome que eu dei, pois é realmente um creme de amêndoas…

Para fazer basta você fazer o leite de amêndoas (nesse caso uso menos água cerca de 1 xícara de amêndoas para 2 de água, para o sabor ficar mais realçado, e depois de coar bata no liquidificador com duas colheres de biomassa de banana verde, ou misture em um copo 2 colheres de maisena (a quantidade vai depender da quantidade de comida que você está fazendo, que tiver muito molho, coloque mais, se não, coloque menos…). Se  o creme for para o fogo como o estrogonofe, coloque direto com o molho que tudo mais engrossar junto, caso seja algo que vá no forno por exemplo, eu levo essa mistura (leite e biomassa ou maisena) ao fogo até engrossar, mexendo sempre, até ficar com a textura de creme!

Fácil não é mesmo? Sem segredos, sem conservantes, sem nada de ruim!

Dependendo do prato você também pode substituir o creme de leite por leite de coco (estrogonofe de camarão feito com leite de coco fica demais!), ou até comprar pronto o creme de arroz (que é difícil de achar e é super caro, mas a opção é sua), e você ainda pode usar também o requeijão de tofu!

Mas então vamos a receita do estrogonofe de hoje!

estrogonofe

Ingredientes:

1kg de peito de frango cortado em iscas (tirinhas curtas, ou em cubos)

1 limão

3 colheres cheias de mostarda

sal

(esses ingredientes são para temperar o frango)

Molho:

1 receita do molho de tomate caseiro

1 copo cheio de leite de amêndoas batido com 3 colheres de biomassa(ou 3 cubos para quem congela) batidos no liquidificador

Tempero verde a gosto

Modo de preparo:

Tempero o frango e reserve em geladeira enquanto faz a receita do molho de tomate (ou só bata todos os ingredientes do molho no liquidificador). Refogue o frango em fogo alto e adicione o molho, depois adicione o creme de amêndoas, espere engrossas, acerte o sal, coloque os temperos a seu gosto e está pronto para servir!

Mais fácil, impossível gente! Agora ninguém mais fica sem estrogonofe, e esse cabe muito bem na dieta!

Aproveitem! Quem fizer me conta o que achou!! Beijos!

Anúncios

33 thoughts on “Como substituir o creme de leite em receitas salgadas + Receita de estrogonofe”

    1. Sabe que eu acho que o de aveia tem gosto de aveia? hahaha No meu gosto, é claro! Gosto mais do de amêndoas que fica bem neutro, parece molho bechamel mesmo… tem receita aqui no blog também, uma das primeiras! Beijos!!

  1. Amábile, muito boa e útil sua dica. Resisto a fazer o molho branco com o leite de amêndoas porque fico com medo de talhar (pode alguém não fazer receita porque fica com medo?!) e não me entendo muito bem com a biomassa porque ela fica pedaçuda depois que congelo! Mas não desisti, enquanto não resolvo, uso-a no suco. Com receitas salgadas ainda não me arrisquei a usar a biomassa, mas agora que você falou que funciona, acredito. Vai virar o acompanhamento que tanto queria. Mil vezes obrigada. Beijos.

    1. Flor depois que descongelar a biomassa bate ela no liquidificador com um pouco de agua quente, ela volta a virar um creme! Eu faço assim: descongelo o suficiente para a semana e deixo na geladeira e faço esse procedimento! Fica igual antes de ser congelada! E não precisa ficar com medo não! Vai dar certo! Haha beijos!!

      1. Obrigada, Amábile. Fiz hoje a receita completa e, apesar de não gostar muito de frango, ficou bem deliciosa! Até meu marido que é chegado a comidas “hard” gostou muito, lambeu os beiços. Legal, legal! Parei só pra vir aqui te escrever. Fiz também seu iogurte de (nham-nham) macadâmia, já é a terceira vez que faço e dessa vez substituí a água por água de coco. Beijo!

      2. Nossaa que delicia fazer com água de coco! Mais rico ainda em nutrientes! Amei!!
        E que bom que gostou!! Pode fazer com cogumelos ou de legumes se não gosta muito de frango! Fica uma delicia tbm fazer um vegetariano!! Que bom que vcs gostaram!! Beijos flor!!

  2. ótima dica!
    mas ao invés de usar o leite de amêndoas será que funciona com o leite de vaca mesm, zero lactose?
    porque fiquei com vontade de fazer ainda hoje mas n vou ter tempo de fazer o leite de amêndoas! hehe

      1. Nossa.. mesmo? não sabia disso.. tenho que me policiar então de não deixar o leite vegetal acabar!
        obrigada pela dica!
        Beijos

      2. Opa apertei sem querer antes de acabar de responder.. É entao, não é legal ficar consumindo eles, mas entao faça o leite de amêndoas rapidinho mesmo, só para esta receita, quando estou com pressa e não tenho pronto baro a amendoas sem ter deuxado de molho (fazer o que.. Haha) com água morna! Pode ser leite de arroz tbm! Beijos!!

      1. Só passando pra te ar o feedback!
        Fiz o estrogonofe (usei o leite de amendôas mesmo e não o zero lactose!) e ficou ótimo!!!
        até meu marido que é super enjoado com comida aprovou!!!!
        obrigada pelas dicas!
        Beijos

    1. Existe para comprar em lojas os paninjos prontos mas vc pode usar um voal, pano de louça limpo, ou pode até ser uma peneira bem fina (caso faça na peneira passe primeiro por uma media e depois por uma fina para facilitar!)

  3. Essas suas receitas me deixam ultra feliz. Seu blog é tudo o que faltava para quem deseja equilibrar as escolhas alimentares, sem perder oportunidades de provar sabores ricos.
    As adaptações com ingredientes apropriados aos vegetarianos são sensacionais!!
    🙂

    1. Oi Joice! Eu nunca testei congelar molhos com biomassa! Vc monta as marmitas ja prontas e congela?! Talvez ele nao fique um creme muito liso depois de descongelar por conta da biomassa! Se testar vem me contar?? Beijos!!

  4. Descobri você agora e to encantada! Comecei com a alimentação funcional há uns três meses e ainda estou engatinhando rsrsrsrs. Me apaixonei pela criatividade dessa culinária e mudei a alimentação aqui de casa completamente! Só queria dizer que amei você e as receitas incríveis que você compartilha conosco. Muito obrigada!

  5. Amabile,só hoje te conheci pela TV.adorei as receitas mas fiquei curiosa para saber mais de você.Mora aqui em Fpolis A tempo,?Voce dá cursos regularmente,formou~se aqui?Parabens

    1. Olá Gracia! Nossa fiquei até timida agora com essas perguntas, rs.. Eu sou manézinha da ilha mesmo, nasci em floripa e até ja morei no paraná e tal mas a maior parte da vida aqui mesmo.. Me formei aqui sim. Dou cursos regularmente, você pode ver a agenda na página aqui no blog (fica ali em cima) “agenda de cursos” para esse mês tenho 3 opções e para o mês que vem tem outros também! Beijos!

  6. Oi , Amábile,

    você tem que vir dar curso aqui em Brasília. Conheci seu blog há pouco tempo e estou tentando ler todos os arquivos antigos e fazer algumas receitas também. Você tem alguma sugestão de leite vegetal para fazer o creme de leite para misturar com claras em neve e fazer cobertura de bolos.
    Beijo e parabéns pelo trabalho.

    1. Oi Vivian! Eu estive em Brasilia mes passado oferecendo dois cursos, e voltarei em dezembro para um curso de ceia de natal! É só ficar de olho que eu posto por aqui! E tem também a pagina “agenda de cursos” ali em cima! O leite mais neutro para usar em preparações é o de amêndoas! E o de castanha de caju ja é levemente adocicado, também gosto bastante!!
      Beijos!!

  7. Ooii! Estava procurando por creme de leite vegetal caseiro e encontrei sua receita, adorei! Super fácil e saudável! Gostaria de saber por quanto tempo posso armazenar esse creme em geladeira? E se congelar, ele descongela e mantém a textura?
    Beijos

    1. Oi Betina! Que bom que gostou da dica! Pode congelar sim! O tempo de geladeira será calculado pela validade da biomassa, se estiver fresca ela dura ate 5 dias, em freezer ate 3 meses! Também uso castanhas de caju crua batidas com agua para substituir o creme de leite, é uma segunda opção! Beijos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s