funcional, integral, lanche, pães, receitas rapidas, saúde, salgado, sem açúcar, sem glúten, sem lactose

Pão de Amêndoas

Oi gente!!

O que mais gosto no meu trabalho é estar sempre aprendendo por onde eu passo, em cada casa que vou ou curso que dou a gente sempre recebe um pouco de aprendizado, e isso além de lindo, enche meu coração de alegria e de boas energias, dando cada vez mais vontade de continuar a fazer o que faço, obrigada mesmo alunas/os queridas/os pela oportunidade!

Mas enfim todo esse texto emotivo foi só para introduzir a receita de hoje hahaha, é que essa receita é de uma cliente na qual eu dei aula de personal cook e provei esse pão MARAVILHOSO! Tão, mais tão bom, que eu só conseguia pensar nele indo pra a casa! Já mandei um email pedindo a receita e para a minha surpresa ele é FACÍLIMO de fazer!! De verdade, um dos melhores pães que já comi! Ela autorizou  e eu postei a receita no meu instagram (@amabilekolenda), e estou aqui postando para vocês! Muitos seguidores ja fizeram e aprovaram, agora é a vez de vocês fazerem e me contar ok?

pão de amêndoas

Receita:

Ingredientes:

1 1/2 xic de farinha de amêndoas

1/4 xic de farinha de linhaça dourada

3/4 xic de polvilho doce

1 cdc rasa de sal

1 cdc rasa de açúcar demerara ou de coco

1 cds de fermento biológico seco

4 ovos

3 cds de leite de coco

Modo de preparo:

No liquidificador bata a quantidade necessária de amêndoas para dar a farinha (1 pouco mais de 1 xic rende 1 1/2 de farinha de amêndoas), faça o mesmo com a linhaça. Misture em um recipiente todos os secos. Bata no liquidificador os 4 ovos com o leite de coco. Despeje esta mistura sobre os secos com uma colher. Despeje na forma de pão untada e leve ai forno alto pré-aquecido por 5 minutos e depois abaixe para 180c por mais 30-40 min. Faça o teste do palito.

Fica simplesmente divino! E é megaaa saudável! Com muito cálcio (não você não precisa do leite, aliás ele só atrapalha, e já foi postado aqui), proteína, um ótimo carboidrato de baixo índice glicêmico, com gorduras boas  e enfim, um pãozinho TUDO DE BOM!

Anúncios

72 comentários em “Pão de Amêndoas”

    1. Rende dois pequenos ou um grande, depende do tamanho da sua forma! Eu faço comp esta escrito no modo de preparo: bato as farinhas no liquidificador! É mais facil e mais barato do que a farinha de amendoas, mas vc encontra em lojas de produtos naturais!

  1. Oi Amábile! Td bem?
    Apesar de não comentar estou sempre de olho no blog =)
    Descobri há mais ou menos um ano que era intolerante a lactose a passei a adaptar minha alimentação, mas semana passada descobri tb que sou alérgica a ovo e fermento biológico, entre outras coisas…
    Confesso que estou meio perdida, afinal, praticamente todas as receitas levam ovo e todos os pães prontos tem fermento.
    Nesses pães caseiros, como esse da receita, vc tem alguma sugestão pra substituir o ovo? sei q o gelzinho de linhaça ou chia é uma opção, mas não tenho noção da quantidade e nem se altera o sabor/consistência. Vc já testou?
    Outra coisa, se usar fermento químico funciona?
    Desculpe o desabafo…
    Beijoss

    1. Oi flor!! Ele funciina com fermento quimico sim!
      E uma seguidoda fez sem ovo e deu certo! Ela disse que ficou uma delicia tbm! So substituir peli gel mesmo! Cerca de 2 colheres do gel equivale a um ovo! Você conhece o blog zeroglutenzerolactose.com? Ela tbm é alergica a tudo isso, entao tem dicas bem legais para você la, e ela é super prestativa tbm! Acho q vc vai gostar!! Beijos!

  2. Amábile! Fiz a receita como indicada pois amei. Tenho alergia a leite e estou evitando consumir farinha de trigo, então foi perfeita. Achei o pão com muito gosto de ovo, então mudei um pouco. Diminuí para 2 ovos e aumentei a quantidade de leite de coco para 9 colheres e tirei o sal. Ficou uma delícia. Será que posso acrescentar farinha de côco? Obrigada por estas receitas tão especiais.

  3. Oi amabile!! Eu fiz o pão hj..ficou vom..mas n cresceu muito..É assim mesmo? A massa fica mais p liquida ou pesada antes de assar? Outra coisa. ..vc consegue nos passar as infos nutricionais dessa delícia? !?! Bjuuu amooo seu blog!!!

    1. Oi flor! a massa não cresce muito mesmo, ela é uma massa mais pesadinha! E quanto as infos nutricionais, eu não calculo pois não sou nutricionista, mas você pode pedir para a sua nutri calcular a partir na receita (elas fazem isso numa boa!) haha beijos!

  4. Olá! Gostaria de saber se as amêndoas podem ser substituídas pela castanha do para e se este pão pode ser fatiado e congelado? Obrigada! Suas receitas são fantásticas!

  5. Amábile como pode um pão tão delicioso, todos os dias que faço leite de amêndoas eu faço o pão com o resíduo. Amo suas receitas.

  6. Meu bem, que pão maravilhosoooo!!! Foi preciso muito autocontrole pra não devorar metade dele de uma só vez!!! Amooo muito suas receitas, n vejo a hora de vc vir pra Salvador!!!

  7. Neste momento meu pão está no forno….não estou tão desesperada porque fiz o teu bolo de cenoura que fica dos deuses, já comi a metade dele 😱😱😱.

  8. Olá, fiz um pão e quero compartilhar a experiência, pois foi com base nesse pão de amêndoas que vc me incentivou a fazer pão. Desde já muito obrigado, adoro suas receitas e a forma como vc compartilha.
    Ja experimentei essa mesma receita, trocando a farinha de castanha de caju por castanha do pará e por pinhão, nesse ultimo acrescentei mais um 1/4 de leite de coco.
    Ingredientes:
    1 1/2 xícara de farinha de castanha de caju (pode triturar o caju num moedor, fica igual farinha amêndoas)
    1/4 xícara de linhaça moída.
    1/2 xícara de farinha de coco.
    1 colher cha de bicarbonato de sodio.
    1/2 colher cha de sal
    1/2 colher de sopa melado ou mel (acredito que de para substituir por uma colher de cha de canela)
    2 colheres e meia de cha de vinagre de maça
    4 gemas de ovo
    4 clara de ovo em neve (bem firme)
    1/4 xic leite (de coco ou amendoas)
    1/4 de oleo de azeite de oliva ou de coco.
    Modo de fazer
    Bata as claras em neve e reserve.
    Pre aqueça o forno a 220 graus (depois para assar use a temperatura de 200 graus), com uma forma com agua para produzir vapor.
    Bata os ingredientes ovos, vinagre, mel, leite e sal no liquidificador (reserve).
    Noutra vasilha misture farinha de castanha, linhaça, farinha de coco e por ultimo o bicarbonato.
    Acrescente os líquidos e por ultimo a clara em neve. A massa fica como massa de bolo. Coloque numa forma de pão e leve para assar.
    Mais menos 40 a 45 minutos no forno, forno a 200 graus.…. .
    Espero que vc goste.
    Fiz esse pão inspirado nessa receita de pão de amêndoas e também nessa receita:

  9. Querida, parabéns pelo blog. Conheci ontem e já estou apaixonada. Já testei ontem mesmo uma receita que levava tofu. Detalhe: meu marido é um vegetariano que não gosta de tofu. Ele amou e ficou surpreso quando revelei o ingrediente “secreto”.
    Não vejo a hora de testar esse bolo, mas preciso da sua ajuda. Estou morando fora do país – para ser mais precisa, no Oriente Médio- e tenho certeza que não irei encontrar povilho deste lado do planeta, principalmente porque prefiro sempre as versões orgânicas. É possível substituir? Se sim, por qual ingrediente mais fácil de encontrar?
    Obrigada. Beijos do Bahrain

    1. Ola Valeria!! Que bom que vcs gostaram!! Sobre o polvilho é possivel substituir sim, mas eu não sei se tiver que farinhas vc encontra ai rsrs, vc pode usar qualquer outra que tenha uma textura mais fina, ja fiz usando de grao de bico, dr beringela, trigo sarraceno, de arroz… Se vc tiver uma em mente pode me perguntar que eu digo se vc consegue usar!! Beijos, e obrigada pelo carinho!!

      1. Obrigada, Amábile, pelo rápido retorno. Eu costumo usar somente produtos integrais e orgânicos. Então, já comprei aqui farinhas de trigo, de quinoa, de centeio e de arroz para receitas específicas, mas é possível encontrar outros tipos de farinha, com exceção apenas para a de povilho. Tem algum problema usar a versão integral das farinhas para esta receita? Muda a textura do pão?
        Estou louca para fazer este bolo. 😉
        Beijos,
        Valéria

  10. Oi Amábile, conforme publiquei no instagram, ontem testei o pão de amêndoas e ficou demais!! Super fofinho, só esqueci o sal, mas como utilizei o açúcar de coco ele casou bem com a farinha de amêndoas! Gostaria de saber se posso publicar a receita no meu blog com os devidos créditos?

    1. Nao Vilma! Pois eles sao diferentes! O polvilho doce ajuda a criar a casquinha ppr fora o azedo dara textura de pao de queijo! Vc pode trocar o polvilho por amido de milho, ou até outra farinha saudavel como amaranto, arroz, quinoa, grao de bico, etc

  11. Olá, amo suas receitas e já fiz várias, este pão é maravilhoso, dele fiz uma receita de bolo, coloquei demerara, maça ralada, canela, 1 colher a mais de leite de coco e mudei o fermento. Ficou divino, muito difícil comer apenas um pedaço.
    Obrigada pelas receitas.
    Beijos

  12. Olá Amabile, tudo bem?
    Adoro suas receitas, já andei fazendo algumas e super te acompanho no insta.
    Estou tentando inventar aqui um pão sem glúten e sem ovos, pensei em fazer com physillium, o que tu acha? Pensa junto comigo e faz uma receita??? Adoraria!!
    Beijão!

  13. Olá Amábile! Olha, vou te dizer que essa receita de pão é SENSACIONAL. Nunca havia comido um pão feito em casa tão saboroso e funcional ao mesmo tempo. Esse é pra nunca enjoar. Só complementei com noz-moscada na massa e por cima do pão coloquei gergelim antes de ir ao forno. O tempo eu reduzi um pouco também, pois em 20min fica num ponto ideal, crocante por fora e macio por dentro. Hummmm! Obrigada pela receita! Bjss

  14. Querida Amábile. Acabei de pôr o pão no forno. Lendo as suas respostas aqui, fiquei preocupada porque a massa não ficou “bem líquida” não. Ficou molhada, mas longe de ficar líquida. Não entendi, pois usei todas as medidas à risca e a única substituição que fiz foi farinha de milho em vez do povilho azedo. Tomara que dê certo mesmo assim. Estava sonhando com este pão hoje… Dedos cruzados

    1. Espero que de certo flor! Mas a funçao do polvilho doce é completamente diferente da farinha de milho, que é uma farinha de estrutura e o polvilho de liga… Mas como esse pão vai muitos ovos eles vão ajudar! Depois me conta! Beijos!

  15. Oieee
    Estou fazendo pela primeira vez. Depois deixarei aqui o comentário.
    Gostaria de saber se posso substituir a farinha de amêndoas por farinha de castanha ou outro? Qual outro?
    Aguardo ansiosa
    Simone

      1. Olá
        Ficou maravilhosoooo.
        Mas realmente vou precisar tentar com outra farinha de valor mais acessível. Pois aqui está 111,00 o valor do kg. Vi que alguém postou que usou o pinhão. Vc acha que dá para substituir a farinha de amêndoas por pinhão processado? O restante ficaria tudo igual?
        Grata

      2. Oi Simone! Que bom que gostou! Com farinha de semente de girassol fica nutritivo e barato, é só bater no liquidificador que vira farinha! A castanha de caju tbm, todas elas é só bater no liqui! Ou até a farinha de coco (só secar do resíduo do leite, tem como fazer aqui no blog, com cerca de 4 reais em um coco vc faz +- 500ml de leite e farinha para essa receita)! Com pinhão deve funcionar sim, mas tem que virar farinha, bater para ficar fino! Vou esperar a época dele chegar para testar! Beijos!!

  16. Olá, eu só não entendi o que significa as medidas CDC ou CDS, colher de sopa?, café? sobremesa? cha? Fiquei confusa, desculpa! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s