biomassa, funcional, leite de amêndoas, leite vegetal, low carb, molhos, pratos principais, pratos quentes, receitas rapidas, saúde, salgado, sem açúcar, sem glúten, sem lactose

Espaguete a la Carbonara Funcional

Oi gente, eu sempre amei espaguete a carbonara, desde pequena quando aprendi a fazer com o muso Jamie Oliver (sou super mega hiper fã dele), mas claro que sempre fiz o tradicional que leva creme de leite, gema, parmesão e bacon, nada saudável né? Ok, salvamos a gema nessa história! Haha

Pois bem, estava eu louca de vontade de um espaguete a la carbonara, e depois que comprei esse “fazedor de espaguete” de abobrinha só quero saber de comer isso! A receita do espaguete ja postei aqui, mas esse utensílio é novo e diferente! Comprei no bairro Liberdade em São Paulo, e paguei 7 reais!

foto 2 (2)

Mas antes quero que fique beeem claro, para que entendam me trabalho: Eu sempre AMEI comer bem, na minha família todos cozinham maravilhosamente bem, sempre amei massas, molhos, carnes, etc etc… Então eu JAMAIS faria comidas sem graça, sem tempero, sem textura ou sem sabor depois de ter criado em um paladar tão criterioso, então acreditem, nada aqui é insosso ou deixa a desejar (to sendo modesta né? hahaha), mas é que quero que percam de uma vez por todas o preconceito com comidas saudáveis!! Pronto, falei!

Agora vamos a receita!

foto 1 (3)

Ingredientes:

1 punhado cheio de amêndoas

1 copo de água filtrada

1 colher de sopa de biomassa (ou um cubo para quem tiver congelada)

noz moscada

1 gema por pessoa (esse é o calculo do carbonara, nesse caso usei 3 gemas para 3 pessoas) – favor, guardar as claras para usar em outras preparações

sal a gosto

 

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as amêndoas com a água até ficarem bem finas (veja mais em “como substituir creme de leite AQUI).

Coe e volte para o liquidificador com a biomassa. Leve ao fogo para engrossar. Quando engrossar retire do fogo e mexa bem até esfriar (dica para esfriar mais rápido: retire da panela para outro recipiente e faça um “banho-maria” com água friar, mexa sempre). Quando esfriar adicione as gemas, a noz moscada e o sal.

Depois de escolher que massa você vai usar (de abobrinha, espaguete sem glúten, pupunha, etc…), com a massa ja cozida (no caso da abobrinha, ela crua), jogue o molho em cima da massa e mexa bem em fogo baixo para não talhar o creme (isso acontece por causa da gema). Está pronto! Rale castanha do pará por cima para lembrar o queijo ralado e pronto.

Você também pode adicionar frango desfiado e fazer um chicken carbonara, também fica ótimo!

Vou comprar pupunha para fazer com ela e coloco a foto aqui também! Vai ficar uma delícia!
E aqui está a foto com pupunha:

Façam e me contem o que acharam!!

Beijos!

 

20140206-140145.jpg

Anúncios

8 thoughts on “Espaguete a la Carbonara Funcional”

  1. Ola Amabile, as suas receitas sao muito legais. A preparacao dos alimentos precisa de um pouco mais de informacao, ne? Como voce sabe, ‘e legal explicar para o pessoal que as amoendoas, como todos os frutos secos, tem inibidores de enzimas digestivas. Se eles nao forem deixadas de molho a noite toda em agua com sal marinho (como todos os frutos secos), o consumo acaba fazendo mais mal do que bem.

    Sucesso,
    Julie

    1. Ola Julie! Obrigada pelo comentário. Como eu sei da importância dessa (e de outras) informações eu ja fiz um post sobre a demolhagem dos grãos e castanhas, é só por na caixa de pesquisa aqui do blog e vc poderá ver! Como a informação ja foi colocada eu não fico informando em todos os posts repetitivamente, pois tem um post bem completo explicando. Espero que vc leia e goste. Beijos!

  2. Olá Amábile, tudo bem?
    Moro em Belo Horizonte e quero muito comprar o “fazedor de espaguete”, mas sem saber o nome dele de verdade fica difícil. Você pode me dizer qual é o nome desse utensílio?
    Já agradeço

    1. Oi Renata! Esse que eu tenho, que acho o melhor, eu não sei o nome dele (por isso descrevi assim, não ia esconder o nome de vcs ne?! Rs)! Mas você pode descrever ele, e se encontra com facilidade em lojas orientais (eles usam para cortar legumes)! Só dizer que parece um descascador só que com dentes! E mostre a foto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s