biomassa, chocolate, doce, funcional, receitas rapidas, saúde, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, vegano, vegetariano

Brigadeiro funcional

E se eu disser que to começando a segundona, dia mundial da dieta, com um brigadeiro? Pois vou contar que esse brigadeiro aqui pooode! haha!

Brigadeiro de biomassa com castanha do Brasil
Brigadeiro de biomassa com castanha do Brasil

Para começar a base dele é feita com Biomassa (veja os benefícios AQUI), cacau ou chocolate amargo, rico em oxidantes, e uma farinha proteica como a de grão de bico ou até mesmo a proteína de arroz (para quem faz suplementação proteica)! Bom né?! Claro que como tudo na vida, deve se consumir com moderação, mas esse não precisa ficar com peso na consciência depois (nem com dor na barriga!!)!

Eis que semana passada a minha amiga Nanda, do site ZeroglútenZerolactose (instagram @zeroglutenzerolactose), acordou com desejo de brigadeiro, e como eu não gosto de deixar as amigas na vontade ja fui logo passar a receita para ela! Quem acompanha o ig dela já viu a receita, muita gente já fez e aprovou, o que me deixa mega feliz!

Essa foto vocês já viram, pois fiz o brigadeiro no meu aniversário e foi sim sucesso absoluto (não sobrou nenhum para contar história)! E aqui vai a receita para vocês!!

Ingredientes:

2 xícaras de Biomassa de banana verde amolecida

1 xícara de chocolate acima de 50% derretido (sem glúten e lácteos, o mais puro possivel!)

OU 3 colheres de cacau em pó (neste caso, adoce a gosto – mel, agave, açúcar demerara, purê de tâmaras etc)

2 colheres de sopa de farinha de grão de bico OU de proteína de arroz (para quem suplementa!!)

*caso sua biomassa esteja mais durinha ou se optar pelo cacau, adicione 1/2 xícara de leite vegetal que desejar
Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. Quando começar a desgrudar, retire da panela e leve a geladeira, quando esfriar faça bolinhas e passe em castanha triturada, ou coco ralado, ou amendoim, etc!

Dica: Se a sua biomassa estiver muito durinha, adicione 3 colheres de leite de coco ou outro leite vegetal da sua preferência!

Espero que façam, gostem, e me contem!!

Beijos!!

Anúncios

28 comentários em “Brigadeiro funcional”

      1. ficou duro, parecendo uma farofa…botei um pouquinho de leite de coco para ver se ficava melhor mas nada…
        e o gosto ficou bem estranho, não lembra nada um brigadeiro… 😦 que tristeza

      2. A sua biomassa estava congelada? Porque quando descobgela ela esfarela então você tem que bater com agua fervente para voltar a textura.. E ai sim fazer a receita! E é para usar biomassa amolecida, caso a sua esteja muito dura é para adicionar um leite vegetal.. O problema sem duvidas foi a sua biomassa… Triste mesmo flor! Mas faça com a biomassa amolecida corretamente que vai dar certo e ficar mara, até porque de todos q fizeram ficou! Bjs boa sorte!

  1. Amaaaabile! Tô amando o blog!!! Primeira vez que entro p ver as receitas! Antes soh ficava no Instagram! Fikei super curiosa de saber o sabor dessa biomassa! assim que voltar de viagem vou provar umas delicias daki e deixo outro coments aqui 😉
    Beijos e sucesso!!!

    1. Obrigada Analu!! Que bom que gostou! Faz sim umas coisas e me diz se aprovou!!
      A biomassa não tem gosto de nada guria! Por incrivel que pareça! Hahah tanto que é usada em receitas salgadas ou doces já que não interfere no sabor! Se achar banana verde ai faz, ela faz tão bem pro corpo!
      Enquanto isso eu fico aqui pirando nas wish list de comidas naturais nos sites americanos! Hahahah
      Beijaoo!!

    1. Eu gosto muito dos chocolates da chocolife, monama, nugalli, amma, chocolah.. Procure sempre ler os rótulos, um bom chocolate contém apenas o necessário para ser chocolate: Manteiga de cacau, cacau, as vezes açúcar, e geralmente encontramos lecitina de soja que é um estabilizante. Por isso falamos tanto para o consumo de chocolates com um teor de cacau acima de 50%, para não ter gordura hidrogenada e mais um monte de besteira, leia os ingredientes sempre!
      Beijos!!

  2. Menina! Hoje eu acordei inspirada…fiz 3 receitas suas só hoje – cuscuz de quinoa, barrinha de cereais e biomassa – e isso com um bebê e outro pequeno a tira colo!!bom demais te ler. Uma pergunta. Serve outra farinha para esse brigadeiro? Como assim proteína de arroz para quem suplementa? Bejins e grata!!

    1. Ai que delicia saber disso!! Que bom que vc gostou!! Pode ser amido de milho, polvilho doce, só para deixar maia sacil de enrolar! A proteína de arroz é uma proteína otima feita a base de arroz, subtitui o famoso whey protein! Beijos!!

  3. Olá Amábile!!! Adorei seu site e pretendo fazer muitas das suas receitas. Me tira uma dúvida, sempre você escreve biomassa de banana verde amolecida, como seria esse amolecida??? Não é só tirar da geladeira e usar??

    Obrigada!

  4. Amabile, prefiro fazer com o cacau em po. mas neste caso, quanto de acucar mascavo vc acha que ponho? E a biomassa que uso é pronta, da La Pianezza. ela nao e congelada, mas e meio esfarelenta. Neste caso, preciso prepara-la de alguma forma? ou posso simplesmente tirar do pacote e usa-la?
    muito obrigada. estou louca q meu filho goste!

    1. A da La pianezza vc pode add um pouquinho de leite vegetal ou agua e aquecer na panela para ela ficar cremosa, eu aconselho começar com duas colheres de açucar e ir provando ate acertar para o seu paladar (eu nao gosto de coisas muito doces, e geralmente as pessoas tem o paladar mais doce)

  5. Eu fiz e não ficou bom não…gosto estranho demais! Fiz coma biomassa da LA pianezza, amoleci antes com água na panela e só depois adicionei os ingredientes. Fiz no dia 15/02 e o vencimento da biomassa era 17/02, pode ter sido por isso? O normal era a biomassa não ter gosto característico, mas ela estava com um pouco de acidez…:(

    1. É porque a biomassa deles tem acido citrico como conservante, eu ja provei e prefiro infinitamente a caseira.. Sua receita infelizmente foi prejudicada por isso, e o fato da validade, bem.. Eu so confio na biomassa caseira q sei bem qdo foi feita e sei a validade exata.. Para comprar recomendo caseiras congeladas, para descongelar tem como fazer aqui no blog no post da biomassa! Essa receita ja dei em diversos cursos e todos amam, recomendo q teste novamente! Beijos!

    1. Oi Raquel! Se sua biomassa estiver fresca não precisa fazer nada. Caso ela esteja congelada vc precisa aquecer com um pouco de agua para ela voltar a textura original (que é cremosa), por isso especifico que esteja amolecida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s