dicas

Percentuais de lactose presentes nos alimentos

Uma boa dica para quem tem intolerância leve a lactose, antes de cortar totalmente seu consumo é procurar algo que ainda possa consumir, com moderação. Por exemplo o iogurte é um bom alimento lácteos que algumas pessoas com um grau de intolerância leve ainda consegue consumir, pois os lactobacilus se alimentam da lactose, que é o açúcar do leite, para fazer a fermentação, e assim, reduz a quantidade de lactose no alimento.

Quero dar essa dica para vocês, porque por experiencia própria, quando descobri minha intolerância a lactose, ainda conseguir consumir vários alimentos, mas meu médico gastro na época só me disse “nunca mais consuma nada de lácteos”, e o que aconteceu? Eu virei extremamente intolerante, passo mal com contaminação cruzada, traços de leite e coisas do tipo., o que me deixa super tensa sempre que tenho que sair de casa, e acabo tomando um lactase até para comer salada em um restaurante (até porque já trabalhei em vários e tenho que dizer, a contaminação acontece!! só quem é intolerante tem a preocupação desse cuidado). Antes, se quisesse consumir algo com leite tomava apenas 1 pastilha de lactase, agora tenho que tomar 3…

Pois bem, já falei aqui várias vezes que NÃO, não precisamos do leite e ele pode trazer vários malefícios a nossa saúde, mas acredito que temos que ter um equilíbrio na alimentação, e se você consegue consumir um iogurte ou um pedaço de queijo de qualidade de vez em quando, é totalmente aceitável!

Essa tabela eu peguei no site Celli Food, quem quiser ler mais é só acessar o site, tem receitas, dicas de onde consumir para pessoas com problemas com glúten e lácteos (para o estado do RS).

porcentagem-de-lactose.fw_1

Anúncios

15 thoughts on “Percentuais de lactose presentes nos alimentos”

  1. Adorei este post, pois tb sou intolerante à lactose (*), mas ainda consigo comer coisas com esse açúcar, tomando apenas 1 pastilha de lactase ( deixando para aquelas ocasiões especiais, como aniversários, casamentos etc, em que tudo tem lactose!).
    Isso que vc falou tb serve para o glúten? Tenho visto muita gente que não é celíaca cortar totalmente o glúten. Eu comecei a diminuir a quantidade de glúten que consumia, mas tenho medo de cortá-lo totalmente e, depois, passar mal se ingerir alguma coisa com. Isso pode acontecer mesmo para quem não é celíaco?
    Bjos,
    Rebeca

    (*) aliás, foi procurando receitas sem lactose que encontrei o seu site!

    1. Oi Rebeca!! Sobre o glúten é o seguinte.. O corpo pode parar de reconhecer substancias nas quais ele para de receber (o que aconteceu no caso da lactose comigo, como ele parou de receber o estimulo, ele parou de produzir completamente a lactase, visto que não estava mais precisando), e isso pode acontecer com o glúten também, mas cada corpo é um corpo e reage de maneira diferente! Eu por exemplo evito o glúten ao máximo, mas acho válido consumir por exemplo 1 vez por semana ou a cada duas semanas (e mesmo não tendo problema com o glúten percebo que ele da una inchadinha na barriga!). Eu acredito que o equilíbrio é o que funciona para a saúde! Evite o que você sabe que faz mal, mas não se prive de um momento de lazer, como nos exemplos que você deu por ex (essa regra só não é válida para alergias, claro)!
      Espero que eu tenha dado uma ajudinha! Beijao!!

      1. Ajudou, sim! Essa dica de comer glúten 1 x por semana ou a cada 2 semanas é ótima. Diminui o glúten da minha alimentação (eu ingeria glúten em todas as minhas refeições!) e senti muitas melhoras no meu organismo. Não pretendo voltar a comer coisas com glúten como comia antes, mas o medo é já pensando naquelas reuniões de família e amigos. hehehe
        Bjos e ótimo fim de semana!

  2. Oiiii.. Parabéns pelo blog .. eh muito bom , acompanho cada postagem . Tenho uma duvida q me persegue a tempo…rsrs . Faço iogurte natural em casa com aquele bio rich depois vou guardando isca, mas tenho usado leite de pcte , sei q o teor de gordura é maior, mas tem menos industrializados que o de caixinha. só q sempre fica a duvida , qual seria o mais adequado , mais limpo e saudavel pra eu fazer meu iogurte???

    1. Sem dúvidas o leite de saquinho tem muita mais nutrientes, bacterias boas e vitaminas!! Os de caixinha são pura água e coisas ruins!
      A unica coisa que você deve prestar atenção é na validade e no estado da embalagem, não pode ter nenhum furinho!!
      Como o de saquinho é mais natural ele é mais sensível e tem a validade menor, apenas isso! E claro, lave a embalagem antes de abrir para não passar bactérias e etc!
      Beijos!!

  3. Oi Tudo bem.. Moro no Japao, gostaria muito de fazer essa biomassa da banana Mas aqui acho meio dificil achar banana verde… Daria para ser uma banana mais verdinha?? Bj

    1. Poxa! Infelizmente não da de usar uma verdinha porque ai ela ja criou açucar e ja tem gosto de banana e mudou suas propriedades! Tem achar uma que não tenhas traços amarelos ainda, mesmo senso um verde mais claro… E cozinhe por menos tempo na pressão, cerca de 7 minutos! Qqr coisa me mande uma foto da banana por email que te digo se pode ser usada ou não! Pode ser?

  4. Olá, descobri seu blog a pouco tempo, por influencia da minha irmã.
    Sou intolerante a lactose e nos últimos meses não me cuidei muito bem, estava consumindo altas doses de lactose, e pior sem a complementação de enzima, o resultado é que meu organismo estava dando muitas reações.
    Resolvi, mais uma vez buscar corta ao máximo a lactose da minha alimentação. Porém, amo queijos. Certa vez li que para saber se o queijo tem um alto índice de lactose ou não deveríamos olhar o valor percentual de carboidratos no queijo, quanto maior mais lactose, quanto menor menos. Consumo muito queijo de bufala e de cabra, mas gosto dos diversos sabores, por isso gostaria de saber se essa observação da quantidade de carboidratos é valida.
    Agradeço a atenção.

    1. Oi Thais, da sim, porque a quantidade de carboidrato corresponde a quantidade de açúcar (a lactose é um açucar), mas também vale a regra de qto mais curado menos lactose pois a fermentação é o que reduz a lactose!

      1. Obrigada! E parabéns pelo seu trabalho.
        Tenho buscado muitas receitas aqui como opções para minha maior dificuldade de comer sem lactose, os doces…

  5. Me chamo Márcia. Conheci seu blog a pouco tempo. Tenho intolerencia a lactose severa, no ultimo grau. Mesmo traços de lactose me fazem parar no hospital. Pra ajudar sou intolerante as proteínas do leite. Mas encontrei uma enzima bem completa. Ela é composta por 18 enzimas. Minha duvida é: cada capsula tolera 15 gramas de lactose. Na sua tabela, as quantidades de lactose se referem a que quantidade do produto? Ex.: a porcentagem 4,9% no leite se refere a um litro?

    1. Olá Marcia, acredito que sim! Mas para ser sincera, por experiencia própria, só testando você conseguirá saber.. Por ex, antes eu tomava o Lactaid, e se fosse comer por ex um brigadeiro (que leva leite condensado que tem alta concentração de lactose) eu tomava 4-5 pastilhas, hoje em dia uso o Enzylacto Ultra da vitafor que tem 3 enzimas também que ajuda na digestao da proteína (embora eu não tenha problemas com ela) e na gorduda dos lacteos e tomo apenas um sache! Mesmo os dois tendo alta concentração de lactase… Para mim basicamente observo o que estou comendo para saber quanto é necessário (leite em po, creme de leite e leite condensado tem lactose consentrada, queijos em geral tem menor quantidade..) mas só testando mesmo para saber pois cada corpo reage de diferente maneira… Beijos!

  6. Olá Márcia,

    O símbolo “%” significa “por cento” ou seja, 4,9 “por cento” significa 4,9 g de lactose por 100 g ou mL do produto. Então em 1000 mL de leite há 49 g de lactose.

    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s