o que é

Brownie de biomassa

Essa receita foi uma das primeiras receitas que aprendi usando a biomassa e eu amo demais!! Foi no primeiro curso que eu fiz dessa área e quando fui apresentada a biomassa, com o Chef Renato Calefi, do restaurante Le Manjue (que é muito top, fica em SP). Esta receita está no livro dele, mas eu fiz algumas adaptações, vou passar para vocês:

brownie de biomassa

ingredientes:

350g de biomassa amolecida

6 ovos

1 xic de tâmaras demolhadas + duas col de açúcar de coco (ou use 1 xícara de açúcar demerara)

60g de cacau

150g de farinha de coco ou amêndoas (ou um mix das duas).  A receita original vai coco ralado

2 col de sopa de óleo de coco

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos com as tâmaras até formar um pure, depois acrescente o restante dos ingredientes. Pode ser feito no processador também, ou se estiver forçando demais seu liquidificador (a massa fica pesada), faça o purê e depois coloque tudo na batedeira e bata até ficar homogêneo. Você pode adicionar castanhas ou nozes picadas na massa ao final.

Leve ao forno médio por cerca de 25 minutos ou até o palito sair limpo em forma untada ou com papel manteiga.

Dura 4 dias (armazene preferencialmente na geladeira pois a biomassa é extremamente perecível!).

Deliciem-se!

Anúncios

17 comentários em “Brownie de biomassa”

  1. Oi Amábile! Quanto seriam essas 350g (de biomassa), e também as 150g (de farinha de côco) e 60g (de cacau) convertidas em xícaras?? Não tenho balança (ainda!). Hehe! Liiiiiindo o brownie! Tô louca pra fazer! Obrigada, desde já! Beijinhos!

    1. Olá Josi, ministro sim! Aqui no blog tem uma aba ali em cima com o nome “conheça o meu trabalho” que explica os trabalhos que eu faço! Ministro cursos e aulas de personal cook! Se tiver interesse me mande um email! Beijos!

    1. Tudo que tem aqui no blog é saudavel! Trabalho com gastronomia funcional!! Ja que é sua tarefa de casa aproveite para pesquisar aqui no blog o que é nutriçao funcional e o que é a biomassa de banana verde que é a base dessa receita e para que serve, assim vai saber explicar o quão saudável essa receita é! De nada!

  2. ah esqueci de perguntar vc saberia me dizer quanto de carboidrato teria está receita? conforme a quantidade de carbo preciso ingerir antes ou depois dos treinos tenho dias para cada quantidade de carbo …agradeço flor pela atençao des de ja

    1. Nao sei te dizer pois n faço tabela nutricionial pois não sou nutri, sou gastrologa! Mas ele é super low carb, e fica praticamente zero de vc usar a farinha de amendoas e o açucar de coco ou stevia pura… Alem de ser proteico pela quantidade de ovos! A biomassa é apenas fibra e nao conta como carboidratos! Envie a receita para a sua nutri e peça para ela analizar e fazer a tabela para você!! Bjs!!

  3. Oi Amábile! Tudo bem?
    Conheci seu blog a pouco tempo e estou adorando!
    Uma dúvida sobre as tâmaras: por terem alto teor de carboidrato, é aconselhavel o uso como substituto do adoçante em dietas low carb?

    Beijos e obrigada 😉

    1. Ola Pamela! Sem duvidas para uma dieta low carb ela tem um nivel alto de carboidrato para ser consumida em certos horários, mas é um otimo pré treino por exemplo, e tem nutrientes que o açúcar não tem! Para outros horarios a melhor opção é um adoçante natural e saudavel!

  4. Amábile, fiz a biomassa pela primeira vez hoje, bati com o mínimo de água possível. Pra fazer essa receita de Brownie eu preciso adicionar mais água pra ficar com qual consistência? Obrigada!!! = )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s