o que é

Torta rústica de cebola caramelizada com queijo de cabra

Olá pessoal! Infelizmente ocorreu um problema com o audio do vídeo do programa Você Bonita, mas estou aqui passando a receita da torta para vocês. Assim que o problema for resolvido (vamos torcer para conseguirem) eu coloco o video aqui!
Esta torta é feita com trigo sarraceno, que apenas do nome, de trigo não tem nada! Ele é um grão, muito utilizado pelos orientais e é rico em fibras, proteínas, tem baixo índice glicemico, e é muito saboroso! Mas celíacos fiquem atentos: algumas marcas que vendem tem contaminação com glúten pelos maquinários!!

PROBLEMA RESOLVIDO!! Estou em viagem e sem computador para por o video aqui mas o link é esse: programa Você Bonita

A receita é uma delicia, e se vocês não encontrarem o trigo sarraceno podem fazer com farinha de arroz, além de também ser uma massa doce (adicionando açúcar na massa) e podendo fazer de maças, peras, bananas, etc… Também fica ótima!!
Vamos a receita!

Ingredientes

Massa:

3 xícaras de farinha de trigo sarraceno (pode ser feita com outras como arroz, grão de bico etc)
1/2 xícara (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de água
1 ovo
1 colher de chá de goma xantana
2 colheres (sopa) de chia hidratada
1 pitada de sal

Recheio:

5 cebolas
1 fio de azeite
1 pedaço de queijo chèvre (de cabra) ralado grosso
Tomilho

Modo de preparo:
Comece colocando a cebola para fazer. Corte a cebola em rodelas ou tiras, coloque o fio de azeite na frigideira e coloque a cebola e um pouco de sal (o sal ajuda a puxar a agua da cebola para fora e ela murchar). Comece em fogo alto e quando estiver começando a queimar, abaixe o fogo. Mexa de vez em quando e tenha paciência, demora cerca de 30 minutos até ela ficar escure e bem murcha. Está pronta e caramelizada!
Enquanto a cebola fica no fogo pode fazer a massa: misture a farinha com a goma xantana, 1 pitada de sal e entao acrescente os liquidos, deixe a agua por ultimo pois você terá que sentir a quantidade necessária para dar o ponto. A massa fica macia. Amasse bem com as mãos até dar o ponto.
Para abrir: o truque que mais gosto para abrir a massa é colocar um plástico filme embaixo e outro em cima da massa, assim ela não gruda e depois de aberta é só retirar o filme de cima e virar na forma e então retire o filme por completo. Fácil!
Use uma forma grande ou o fundo de uma forma removível para esta torta.
Coloque a cebola no centro da torta, salpique folhas de tomilho fresco e então o queijo de cabra (ou ovelha, ou de bufala o que vc puder), e para fechar, nada mais fácil: apenas dobre as bordas para dentro! Leve ao forno em fogo medio por cerca de 30 min ou até a massa ficar durinha.
Super simples! Façam e me digam o que acharam!!

20140320-074400.jpg

20140320-074423.jpg

Anúncios

19 comentários em “Torta rústica de cebola caramelizada com queijo de cabra”

  1. Oi, eu procurei muito aqui na minha cidade a “goma xantana” mas realmente está impossível encontrar, em uma loja o rapaz me disse que tinha uma “goma agar agar” que servia para a mesma coisa, mas como eu não conheço nada sobre essas coisas achei melhor te perguntar antes… o que posso comprar que de fato substitua a “goma xantana” e o que é essa “goma agar agar” você conhece? me ajuda!!! To doida pra fazer essa torta está com cara de DELICIOSA!!! Beijos, você é muito linda!!

    1. Moana vc é uma amada!! Obrigada pelas palavras!
      Quando o agar agar, ele nao subsitui a goma xantana, ele é uma gelatina a base de algas, outro substituto da goma xantana pode ser a goma guar, que é uma fibra, mas faça sem a goma xantana mesmo! Ela pode so ficar um pouco quebradiça mas vai dar certo! E vc pode comprar online a goma acho que vai ser mais facil para vc.. Um site q eu gosto de comprar coisas é o natue.com qqr coisa so me dizer! Beijos!!

  2. Nossa!!! Muito boa mesmo, fiz a minha com algumas adaptações (usei farinha de arroz), ficou muito boa, todos amaram, inclusive meu pai que não gosta muito de cebolas… amanhã vou tentar fazer doce, a sobremesa de domingo!! Beijos, beijos, beijos, minha vida está cheia de novos sabores graças a você!!!

    1. Ai que coisa mais lindaa!! Obrigada pelo retorno!! Com essa massa vc pode fazer muitas coisas viu! Tortas salgadas do que quiser, pode fazer ela em forma removivel com cara de torta mesmo e etc! Você é muito carinhosa estou muito feliz em receber o seu carinho!! Obrigada de coraçao!! Beijaoo!

      1. Fiz uma versão doce, coloquei chá de canela no lugar da água pra hidratar a chia (não precisei de mais água) e retirei o sal (não coloquei açúcar, pois não gosto de coisas muito doces) e fiz o recheio com banana da terra “frita” sem óleo, um colher de chá de canela que misturei na banana. Todos adoraram!! Ah! Encontrei o trigo sarraceno, a torta fica ainda mais bonita, com uma cor mais escurinha do que com a de arroz… Nossa, cada dia me sinto mais inspirada por suas dicas e receitas… Beijo!!

  3. Oii Amábile.. Adorei sua ida no programa, estavas bem linda!! Então fiz a receita, mas mudei algumas coisas, não achei trigo sarraceno, então fiz com farinha de arroz, e acrescentei gergelim.. Achei que a massa com a farinha de arroz fica muito esfarelada, quebradiça.. Aii quero achar o trigo sarraceno.. E no recheio coloquei as cebolas caramelizadas, alho poro no azeite, frango selado no azeite e com mostarda escura e o queijo usei mussarela mesmo que era o que eu tinha hehe.. Estou sempre de olho no blog.. Ahh esses dias conversando com a mãe de uma amiga, sobre receitas sem lactose, ela comentou que a nora dela adora um blog, e advinha qual era?? Hehe o seu.. Ela mora em Balneario.. Bjos obrigada pelas dicas.. A do trigo sarraceno fica menos quebradiça??

    1. Ai que legall!! Que bom que estão gostando!! Esse seu recheio deve ter ficado mto gostosa!! A de trigo sarraceno fica menos quebradiça sim, alias nem fica quebradiça nao! ele tem uma liga muito boa! Se nao tiver achando por onde mora tente comprar por algum site, está mais facil de achar assim! Bjs!!

    1. Oi Daniela! Vc pode substituir pela Farinha de grão de bico (misturar a farinha de grão de bico com de arroz para dar textura)! Se vc cozinhar o grão vai ter um purê, nao vai ter estrutura para segurar um recheio! Não recomendo fazer em casa essa farinha pois tem graaandes chances de quebrar o liquidificador, mas vc pode comprar em qqr loja de produtos naturais ou sites, bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s