o que é

Caneloni de berinjela com Ricota de macadâmia e brócolis

Vai receber visita? Que tal preparar um receita diferente e deliciosa para surpreender os convidados? Essa é a opção perfeita!

Reaproveitando o resíduo de leite de macadâmia, fiz a ricota, mas você pode fazer usando o que quiser, a macadâmia é bem neutra por isso funciona bem, mas outra que fica deliciosa é a de castanha do pará (agora chamada de castanha do Brasil) e essa receita ja é antiga no blog, dêem uma olhada AQUI.

Vamos a receita:

IMG_9474

Para a berinjela:

1 berinjela média (rende cerca de 8 canelonis)

1 col de sopa de óleo de gergelim torrado (ou de oliva)

Modo de preparo: Corte a berinjela em tiras de 0,5 cm cada, deixe de molho em água com duas col de sopa de sal por pelo menos 20 minutos. Gosto de apoiar um prato em cima das berinjelas para que todas fiquem submersas. Essa tecnica não irá salga-la, irá apenas retirar o gosto amargo na berinjela. Depois escorra e lave, aperte-as levemente para tirar o excesso de água. pincele o óleo nelas e leve para grelhar dos dois lados. Reserve.

Para a ricota:

1 xícara de resíduo de leite de macadâmia bem espremido

2 colheres de azeite de oliva

suco de 1/2 limão (ou menos)

sal a gosto

1/4 de maço de brócolis levemente cozido

1 pitada de noz moscada

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, prove, ajuste o sal e reserve.

Para o molho de tomate rústico:

3 tomates sem sementes picados

2 dente de alho

folhas de manjericão

azeite para finalizar

sal a gosto

Modo de preparo: refogue o dente de alho picadinho, depois o tomate ate murchar, caso precise coloque um pouco de água. Adicione as folhas rasgadas, acerte o sal, desligue e finalize com um fio de azeite. Está pronto!

Montagem:

Coloque uma colher da ricota na parte mais fina da fatia de berinjela, enrole-a com as mãos e reserve. Repita em todas. Na foto eu utilizei as folhas de brócolis para fazer uma cama, apenas refoguei as folhas com 1 dente de alho e um pouco de água, rapidamente para não cozinhar demais. Depois de montar o prato coloque o molho de tomate e está pronto!

Anúncios

6 comentários em “Caneloni de berinjela com Ricota de macadâmia e brócolis”

  1. Eu fiz antes de você postar a receita assim toda completinha… fiz pra mim assim bem parecido com os seus mas com a ricota de castanhas e coloquei um pouco de cenoura ralada, fiz o molho de tomate caseiro que tem a receita aqui no blog e ficou tudo perfeitoooO (imagina com a receita original em), mas o papai de Aurora Flor não consegue viver sem carnes!!! então acrescentei peito de frango desfiado nos dele, deve ter ficado bom porque não me deixou nem mesmo provar!!! haha. Nossa nunca comi tão bem em toda a minha vida!! (Detalhe: estou acima do peso e já emagreci quase 3 kg sem fazer esforço nenhum *(como eu te falei outro dia, mudamos os hábitos por causa da alergia da Flor… isso sim parece mágica!!!) e tem gente que diz que não dá pra emagrecer comendo bem… ai ai Obrigada Amábile você é especial!! Beijos!

  2. Amábile, tudo bem?

    Descobri seu blog hoje, buscando receitas de requeijão ou cottage com tofu. Marido e filho não estão consumindo nada com leite animal (suspeita de alergia à proteína), e eu resolvi aderir também pra ter uma alimentação mais saudável. Preciso dizer que amei seu blog? Preciso: amei! 😉 Ótimas receitas, ótimas ideias, vai nos ajudar muito aqui. E essa lasanha de berinjela deve ficar delícia! Testarei e voltarei pra contar. Já te coloquei no blogroll do meu blog.

    Bjos

  3. Querida Amábile, fiz o canelone só que com recheio de quinoa cozida, majericão e biomassa. Ficou demais! E aquele seu brownie com biomassa (versão da receita do Calefi) já virou figurinha fácil na minha geladeira. Amo demais suas receitas, estou sempre fazendo e adaptando (meu marido diz que sou uma intérprete de receitas rsrsrsrs). Bjs e obrigada por generosamente compartilhar suas receitas conosco!

  4. Nossa Amábile, esta receita é perfeita! Muito saborosa! Não sou fã da berinjela, mas deixar de molho em sal realmente funciona. Até meu marido que não vive sem carne super adorou! Fiz com a sobra do leite de amêndoas e pincelei com azeite de pistache e ficou ótima! Obrigada por compartilhar as receitas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s