o que é

Nova lei da Anvisa para “sujeira tolerada” nos produtos alimentícios

Você sabia que fragmentos de insetos e até pelo de rato em produtos alimentícios vendidos no Brasil são tolerados? E pior, é mais comum do que você pensa!

Farinhas, grãos, molho de tomate, geleia, bebidas e achocolatos são alguns exemplos de alimentos que podem conter sujeiras – sem aspas, porque afinal são sujeiras mesmo.

É por isso que eu continuo sendo A chata e martelando na mesma tecla: comam comida de verdade! Afinal geléia caseira, e molho de tomate caseiro por exemplo, você sabe que não tem nenhum pelo de rato não é mesmo?! Comida caseira é segura e saudável, e ainda tem gostinho de amor!

A lei já existia antes, mas não havia um parâmetro de quantidade estabelecido, ou seja… não preciso dizer mais nada ne… com certeza você ja consumiu essas coisas na sua vida. Foi dada uma repaginada  e estabelecido parâmetros para isso, então encontrei no blog  “Alimento puro” esse post e vim passar para vocês:

Fonte: Folha UOL
JOHANNA NUBLAT / FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA
– 30/03/2014
A partir desta semana, a indústria alimentícia terá parâmetros definidos sobre a quantidade de “sujeira” tolerada em bebidas e alimentos vendidos no Brasil.

Norma aprovada na semana passada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aponta limites máximos de “matérias estranhas macroscópicas e microscópicas”, como fragmentos de insetos -menos de baratas, formigas e moscas- e pelos de rato, aceitos em produtos como geleia e achocolatados.

Hoje, não há limites de tolerância. Sem esses parâmetros, as vigilâncias apontam dificuldade na aplicação de medidas sanitárias, alvo recorrente de ações judiciais.

O diretor da Anvisa Renato Porto diz que eliminar qualquer traço dessas matérias é, muitas vezes, inviável.

Na canela em pó, por exemplo, será permitido, em 50 gramas, até 100 fragmentos de insetos, como borboletas.

“Tratando-se da canela, que é a casca da planta retorcida, inevitavelmente encontram-se matérias estranhas de difícil remoção”, afirma relatório da Diretoria de Regulação Sanitária da Anvisa.

Editoria de Arte/Folhapress
sujeirasAs novas regras devem ser publicadas no inicio desta semana no “Diário Oficial da União” e têm efeito imediato.
Anúncios

7 comentários em “Nova lei da Anvisa para “sujeira tolerada” nos produtos alimentícios”

  1. Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tua informação me causou arrepios. Vamos de natural, gentennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn!!!!!!!!!Um abraço.

  2. Horrorizada!! É indubitável que a unica coisa com que a industria alimentícia está preocupada é com o nosso dinheiro. Vamos voltar caseiro, só assim saberemos a real qualidade do alimento que estamos ingerindo.
    Muito boa sua pagina!

  3. Se avaliarmos os alimentos com critérios bem rígidos, mesmo os alimentos produzidos em casa, conterão fragmentos de insetos e até insetos vivos ou mortos, tais como artrópodis, borboletas, moscas de frutas no estado larval ou ovoide, pois são tão pequenos, que a olho nú não será percebido pela dona de casa e acabará indo pra panela. Mas estou certo que nossa indústria precisa melhorar seus processos e garantir melhor qualidade nos seus produtos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s