o que é

Pastel de forno Funcional

Quem não amava comer um empanado de frango (ou qualquer outro sabor) no colégio não é mesmo? Pensando em umas amigas que sentem muita falta do empanado resolvi tentar uma massa legal, saudável e gostosa, fiz duas massas diferentes para testar, uma ficou muito quebradiça e acabou virando discos para fazer base de “pizza” rsrs e essa outra ficou deliciosa e deu super certo! Portanto, não desistam se alguma criação deu errado viu?! Não é fácil acertar de primeira!

Como hoje eu havia feito meu leite de coco divino, fiz farinha com o resíduo que sobrou e foi o que usei na receita, olha só:

empanado funcional

Receita – para 10 pequenos:

1 xic de farinha de coco caseira (ela não é doce como as compradas no mercado) OU farinha de amêndoas OU trigo sarraceno

2/3 xic de mix de farinha de linhaça e de chia (usei metade de cada e misturei na hora mesmo)

1/2 xícara de mix de farinha sem glúten (usei da Shar) OU amido de milho, OU polvilho doce OU fécula de batata caso escolha essas opções ADICIONE 1/2 colher de chá de goma xantana

2 ovos

2 colheres de sopa de manteiga ghee OU azeite OU óleo de coco derretido

1/3 xícara de água ou o quanto baste para dar liga – adicione aos poucos

 

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos, depois bata os ovos e adicione junto com o óleo escolhido à mistura, mexa com as mãos, vá adicionando a água aos poucos até dar liga. A massa fica macia.

Abra a massa em cima de plastico filme (meu modo preferido – fiz no programa você bonita, vocês podem assistir pelo link), corte com a ajuda de uma tampa ou algo do formato com o tamanho que desejar, va cortando, juntando a massa abrindo e cortando novamente até acabar.

Por fim recheie com o que escolher, sem exagerar. Dobre a massa e amasse levemente com um garfo. Pincele uma gema e leve ao forno pré-aquecido em fogo médio para alto por cerca de 15 minutos ou até o pastel estiver com a massa durinha!

Espero que gostem! Aqui em casa foi sucesso! Recheei de frango desfiado com açafrão da terra, gengibre, temperos e requeijão de tofu!

Anúncios

16 thoughts on “Pastel de forno Funcional”

  1. Olá Amabile,
    Acompanho seu site há algum tempo e vejo que tem utilizado o trigo sarraceno, ele contém glúten?

    Gostaria de informações sobre seu curso de culinária pois tenho algumas restrições alimentares, pode me passar seu email?

    Obrigada!

  2. Amábile, esses pastéis tem como congelar, tipo antes de assar, ou de alguma forma, pois quero deixar algumas coisas pré-prontas para no dia do niver ficar mais fácil pra mim, já que vou fazer tudo, desde a decoração até a alimentação e a apresentação musical, enfim… mamãe 1001 utilidades… vai ser uma correria… tudo pra agradar minha linda Flor. Beijos. *amei a nova foto do perfil!!! Muito gata… haha

    1. Da simm! Congela e deixa para assar no doa ou um dia antes! Eles aguentam super bem! Vc é sem duvidas uma mamae nota 1000!! Parabens lindona por toda sua dedicaçao! Da gosto de ver!! E obrigada! Hehehee beijaoo

  3. Amábile! que delicia! fiz a receita, e coloquei com recheio de frango com biomassa.. ficaram ótimos! todos gostaram.. Um beijo pra vc!!!! adoro suas receitas!! (L)

  4. Oi
    Que ingrediente dá a liga nessa receita? Eu fiz uma receita de pastel, somente com trigo sarraceno, e a massa ficava grudando no rolo quando eu abria. Foi dificil fechar o pastel rss
    Obrigada

    1. Nessa receita a liga se da pela farinha de chia ou linhaça, que são farinhas de liga! Eu faço outro com trigo sarraceno e amo!! Ele tem uma liga otima! Talvez a sua massa possa ter ficado úmida e então era só adicionar mais da farinha de arroz por exemplo! Beijos!!

  5. Olá gostei muito da sua receita.
    Queria compartilhar com você e as pessoas a seguem um empanado parecido com o que você fez, mais com massa de banana verde, de preferência banana da terra, pode encontrar a receita na internet (empanada de plátano verde ecuatoriana) está em espanhol mas é simples. No site recomenda fritar mas pode ser feitas no forno
    Aproveitando queria lê fazer uma pergunta. Seria saudável fritar elas no óleo de coco?

    1. Oi Daniel! Obrigada por compartilhar! É saudavel fritar em óleo de coco sim, pois o ponto de saturação do óleo de coco é Altíssimo, então ela não irá saturar durante o processo, porém o sabor é bem marcante e ficara presente na receita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s