o que é

Nachos assados e guacamole

Oi pessoal, como foram de feriado? Eu fiquei tranquila descansando e feliz da vida pois vi muita foto de receitas minhas sendo feitas por ai! Não sabem como isso me deixa feliz!! Uma delas foram esses nachos que passei para uma aluna queridíssima, a Ane do Cupcake Funcional da Ane, coloquei a foto no instagram (@amabilekolenda) e todos pediram a receita, então aqui está!

foto 3

 

Nachos assados:

Ingredientes:

1 xícara de farinha de milho ORGÂNICA (isso é importante, pois a maioria é transgênica!!)

4 colheres de sopa de azeite de oliva (pode usar óleo de coco, mas o azeite deixa com um sabor mais gostoso para esta receita)

1 xícara de água

1 pitada grande de sal

2 colheres de sopa de biomassa amolecida (opcional)

Depois:

1/2 xícara de farinha de milho

1/2 xícara de água

2 colheres de sopa de linhaça (opcional)

Modo de preparo:

Misture a primeira xícara de farinha de milho, o azeite, o sal e a primeira xícara de água em uma panela, misture bem e leve ao fogo. Mexa sem parar para cozinhar e até engrossar bem, ela vai ficar bem quebradiça e mais amarela. Cerca de 5 minutos. Passe para uma vasilha e deixe esfriar.

Assim que amornar e você conseguir mexer com as mãos, adicione a outra 1/2 xícara da farinha de milho, a linhaça, e adicione a água aos poucos. amasse bem até conseguir formar um bola.

A massa fica bem quebradica mesmo.

Abra um espaço com plãstico filme em cima da mesa ou bancada e abra a massa ali em cima (sempre faço assim, além de não fazer sujeira fica mais fácil de manusear). aperte com  as mãos a massa para ela ficar juntinha mesmo aberta. corte com uma espátula e pegue com a própria espatula e coloque em uma assadeira. Leve em fogo alto até ficar crocante. Se você tiver uma air fryer poderá fazer la também, cerca de 15 minutos em temperatura alta. Deixe esfriar e está pronto para servir! Fica super crocante e uma deícia!

 

Guacamole:

1 abacate maduro (mas não molenga)

1 tomate sem sementes (tirar a pele é opcional)

1/2 ebola roxa (opcional)

1/4 de maço de coentro (caso não goste, use salsinha)

suco de 1/2 a 1 limão (a provar)

sal

Modo de praparo:

corte o abacate em cubinhos e tempere com o limão na hora para não escurecer.

Pique o tomate bem pequeno. Pique o coentro e misture ao abacate.

A cebola você tem duas alternativas, caso goste de cebola crua, só pique bem pequena e misture aos outros ingredientes, ou apenas deixe de molho em água com gelo e um pouco de limão para tirar o excesso do gosto forte dela. Caso não goste de cebola crua (que é o meu caso), pique bem pequena e leve ao fogo com água, assim que ferver deixe por 2 minutinhos e depois escorra e jogue em uma vasilha com gelo para parar o cozimento. Deixe até esfriar bem e escorra. Ela ficará crocante também, mas com um sabor muito mais suave (e sem deixar com bafo haha).

Acerte o sal e o limão misture tudo e sirva.

 

Anúncios

20 thoughts on “Nachos assados e guacamole”

    1. Entao… A da primeira etapa (que vai ao fogo, nao, mas a segunda talvez de certo… É que nachos sao feitos de farinha de milho ne.. Se não podem virar uns crakers salgados.. Que alias tem a receita de um aqui no blog, so por na caixa de pesquisa, dai você pode fazer para acompanhar o guacamole!

      1. Ah então vou providenciar a farinha de milho orgânica mesmo! Obrigada pela atenção e pelo excelente trabalho que compartilha conosco!

  1. Bom dia, Amábile.
    Parabéns pelo seu lindo trabalho e pela paixão que está estampada em cada uma de suas receitas. To amando seu site e to amando a culinária funcional…
    Obrigada por compartilhar tudo isso conosco.
    E sobre os seus serviços, seria possível fazer a distância? Pois moro em outro estado…
    Beijos.

  2. Amábileeee que delíciaaa!! Adoro suas receitas e teu trabalho, principalmente os veggies 😉 Mas me diz uma coisa, essa receita rende em média uma porção de quantas gramas/triângulos? Obrigadaaa ;**

    1. No instagram muuuuitas pessoas ja fizeram e me marcaram garantindo aprovação, caso tenha procure na #tofuncional talvez emcontre por la, mas tera que procurar pois como a receita ja foi postada faz um tempo as fotos devem estar bem para tras. E paladar é algo extremamente pessoal, eu jamais postaria alguma coisa que para o meu paladar fosse ruim, ne?! Bjs

    1. Nao entendi o comentário, desculpe…
      Aqui as receitas não serão originais, ja que tudo é adaptado, então vc não irá encontrar nenhum clássico francês.. Se desejar pode fazer a nictalamização para fazer os nachos autênticos do México, feitos apenas com milho, como eu não tenho acesso (e acho que a maioria das pessoas também não) ao cal para preparar, desenvolvi essa receita usando ingredientes FUNCIONAIS que é a minha área. Você não precisa fazer se não gostar da receita, deve ter outras tantas por ai 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s