o que é

Falafel e molho de tahini

Para o feriadão que tal uns belisquetes?! Comidinha para beliscar enquanto põe o papo em dia com os amigos!
Falafel é um bolinho de grão de bico árabe, que na verdade é frito, mas faremos assados, logico! E ele casa muito bem com um molhinho de tahini, que é uma pasta de gergelim que se encontra no mercado!

Para este falafel eu deixei o grão de bico germinar, mas você não precisa. O processo de germinação “desperta” toda a vida que existe dentro do grão, dando vida a ele, e mais nutrientes a nós!
Para germinar deixei 1 dia de molho na água e os outros dois secando na peneira, lavando-os pelo menos 3 vezes ao dia. Você vai reparar que vai começar a sair uma “linguinha” do grão de bico, e isso quer dizer que está germinado!
Mas vamos a receita:

falafel assado sem glúten

Falafel:
Ingredientes:
2 xícaras de grão de bico (mesmo se não germinar, você terá que deixar de molho por uma noite pelo menos, essa receita é feita com ele cru)
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1/2 maço de salsinha
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de cha de sal
1 colher de cha de garam massala (uma mistura de temperos árabe, se não tiver utilize cominho em pó, pimenta síria e noz moscada)
2 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou trigo sarraceno ou farinja de arroz, enfim o que tiver
1 colher de sopa de farinha de linhaça (opcional)

Modo de fazer:
Primeiramente eu gosto de descascar todo o grão de bico, mas é opcional.
Leve o grao de bico para o processador e processe até ficar beem picadinho, adicione os outros ingredientes menos as farinjas e processe até virar uma pasta com pedacinhos. Retire, misture as farinhas, faça bolinhas com a mão molhada para não grudar e leve para assar até dourar em forno alto pré-aquecido!

Molho de tahini:
Ingredientes:
3 colheres de sopa de tahini
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de 1/2 limão
Folhas de hortelã picadas
Sal a gosto
Água até dar liga

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes. Você vai reparar que o limão engrossa o tahini, adicione água e mexa bem até dar ponto de molho! Está pronto!

Facinho e delicioso! Irá surpreender a todos!! Façam e me digam o que acharam!!

 

Anúncios

16 comentários em “Falafel e molho de tahini”

  1. achei seu site simplesmente maravilhoso!!!!! gostaria de saber se na receita o grão de bico tem que ser cozido antes de processá – lo. obrigada!!!!

    1. Que bom que gostou Rafaela! Fico muito feliz, obrigada!
      Especifiquei ali na receita que é feito com ele cru, por isso é importante deixar de molho por pelo menos uma noite inteira, ou germinar como eu fiz! Bjs!

  2. É mesmo! que desatenta haha.. mas fiz e ficou extremamente cheiroso!! e fiz como você descreveu na receita. Germinei e descaquei o grão de bico! Estava ansiosa para fazer a receita.. essa já foi! Agora só testar as suas outras! Estou amando tudo!! 🙂 Beijos!

  3. Oi Amábileeeee!!!

    Eu AMO falafel!! Só que ficava meio receosa pq estou evitando fritura… Estou até pensando em comprar uma Airfryer, vc tem? Já ouviu falar do malefício da temperatura nos carboidratos? Dúvida cruel… =P

    Que bom que dá para assar!!!

    Outra coisa, estou entrando na onda da alimentação viva, fascinada com tudo e me surgiu uma dúvida na receita do falafel: se vc cozinhar algo germinado, não perde as propriedades adquiridas?

    Adoro vc e tudo o que vc faaaaaz!!! Ando te divulgando para todos os amigos!! Parabéns!!!

    bjos!

    1. Ola querida!! Eu tenho airfryer e amo! Sempre testo receitas metade no forno e metade nela e la fica tudo mais crocante! Eu nunca ouvi falar nos maleficios, se vc viu em algum artigo ou site pode me mandar? Pode ate ser para o meu email!
      Qdo a germinação, quando cozinha perde um pouco sim, mas não tudo, ainda sim tem mais nutrientes do que usar sem germinar! Sou apaixonada por alimentação viva também!!
      Obrigada pelo carinho!! Beijao!!

  4. Amábile, na germinação você descasca os grãos de bico em qual etapa, após acordar os grãos na água ou depois dos dois dias de germinação no ar? Tentei depois de tirá-los da água mas tive a impressão de que destruí todos os “narizinhos”; depois fiz após deixá-los no ar mas ficou difícil pra descascar… fiquei em dúvida sobre qual o procedimento correto. Beijos e obrigada!

  5. Fiz ontem! 😉
    Postei e te marquei também… rsrs…
    O cheiro pela cozinha é algo inexplicável de bom!
    Substitui a salsinha por hortelã e manjericão; o garam massala por cominho em pó e noz moscada; e a farinha de linhaça por semente de chia.
    Ficou muito bom! 😛 Mas fiquei na dúvida da temperatura do forno e tempo estimado para assar. Acho que o meu passou do ponto porque ficou um pouco seco.

  6. Maravilha te encontrar aqui. Vou me aventurar e fazer um almoço de dia das mães para uma grande amiga que está um pouquinho adoentada. Ela é uma querida, descendente Armênia sempre que ia a sua casa fazia delícias desse mundo…aprendi a apreciar. Vou tentar retribuir, que Alá me ajude, beijos !

    1. Hmmm que responsabilidade!! Hahah tem outras receitas aqui também no blog! Um almoço árabe (hommus, babaganouh e kibe).. Nao sou descendente mas sempre fizemos muita comida árabe aqui em casa, sou apaixonada! Espero que ela goste!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s