o que é

Como curar panela de pedra sabão

No domingo coloquei uma foto da panela de pedra sabão que ganhei, e ontem, depois de três dias de cura, coloquei a outra foto do “depois” e vi que vocês ficaram com muitas dúvidas! Vou explicar como funciona:

As panelas de pedra e de barro são naturalmente porosas, por isso é necessário fazer a cura, para que os poros se fechem e não fiquem com vestígios de comida e também não rachem durante o uso. As vantagens desse tipo de panela é que elas retem o calor por muito mais tempo, não passam sabor para a comida e não liberam toxinas para o alimento. Além delas serem lindas!

A base na cura é basicamente óleo de calor. Antigamente ela era feita ao sol, durante 8 dias ela era exposta ao sol (já pincelada com óleo) e durante a noite era recolhida para não pegar o sereno. Mas nos dias de hoje sabemos que podemos fazer no forno, e por ultimo finalizamos com um banho de água.

Antes da cura
Antes da cura

Como fazer a cura:

Ligue seu forno em fogo alto por 20 minutos.

Pincele óleo (o melhor é azeite de oliva) em toda a sua panela, por dentro, fora, em cima, embaixo, na tampa, todinha!

Desligue o forno e coloque a sua panela la dentro com a tampa virada para dentro. Deixe lá até o forno e a panela esfriar. Você pode aproveitar que usará o forno para assar alguma coisa e depois colocar ela lá.

Faça isso por 3 dias consecutivos!

Quando for utilizar, encha a panela com água e leve para ferver na chama baixa ou média, quando levantar fervura desligue e deixe esfriar. Depois pode usar normal.

Depois da cura
Depois da cura

Cuidados especiais:

Não dê choque térmico (por exemplo jogar liquido frio dentro da panela quente).

Lave apenas com a parte amarela da esponja! Lembrando que é uma pedra e se usar a parte verde irá corroer a pedra e terá desgaste.

E para quem perguntou, outro tipo de panela que aconselho por também não passar toxinas para os alimentos são as de cerâmica!

Anúncios

51 thoughts on “Como curar panela de pedra sabão”

  1. Boa tarde, achei muito bom o comentário, exceto pela última frase: pesquisei diversos tipos de panela, e as de cerâmica (nada mais do que barro pintado), embora teoricamente sejam “atóxicas”, a passagem ou não de toxinas para o alimento depende da tinta que foi usada para pincelar e deixar a cerâmica bonita. O melhor seria uma panela de barro bruto (apenas barro, sem o acabamento da cerâmica), mas também é necessário ter cuidados: assim que o barro descascar, ele pode passar toxinas para o alimento (no caso, sílica).

  2. Obrigado pelas dicas, estou pesquisando a tempos como fazer a “cura” de forma simples, e já li milhares de métodos, nunca testei numa panela de pedra, mas esse método funciona também em chapas de ferro ? a minha depois de 3 dias ficou com uma cor dourada escura e apenas isso, nada desse preto brilhante mostrado na imagem… usei óleo de soja, será que foi isso ? 😦

    1. Como a sua é de ferro, ela ficou com outra cor devido ao material! A de pedra todas que conheço ficam dessa cor mesmo, mas as de barro ficam diferentes por ex pois cada material é diferente! Essa forma é bem simples sem muito misterio e bem eficiente sem deixar ela queimada ou gordurosa!

      1. Olá, Amábile

        A minha panela de pedra é igual a essa da foto que deve ser de 1500 ml . Fiz como o vendedor me orientou: Untei ela toda com óleo de soja e coloquei no forno a 200 Cº por 20 minutos, depois deixei esfriar, untei novamente e retornei ao forno por mais 30 minutos, deixei esfriar novamente e coloquei água e pus para ferver em fogo baixo. Ela ficou amarelada, dourada. O vendedor disse para usar uma fina camada de óleo, mas eu acho que usei demais. sera que foi isso? Óleo demais?

      2. Oi Ivan, eu não lhe dar certeza porque nunca vi uma ficar assim, a cor normal dela depois de curada é um grafite escuro quase preto.. Talvez tenha sido óleo demais, ou pode ter queimado o óleo no forno (também acontece)… Ela não pode ficar “ensebada” com o óleo, só levemente oleosa como se estivesse apenas úmida de óleo! Eu não sei lhe dizer como fazer agora, tente dar uma pesquisada usando o termo da cor, tem sites especializados em panelas de pedra que talvez possam te ajudar melhor, desculpe!

  3. Estou fazendo e está dando super certo.Preciso realmente passar azeite em todos os 03 dias? A panela está ficando muito úmida.

  4. Boa tarde Amábile. Comprei um rechaud de pedra-sabão e tenho uma dúvida: Fiz o processo de cura conforme as instruções que vem no produto (muito parecido com o o que vc fala da panela);..Deixei 2 horas no forno a 200º e depois de fria lavei com detergente somente com a parte amarela da bucha.
    No dia seguinte notei que estava com uma crosta, que imagino ser do óleo..Isto é normal? Tem q tirar todo o óleo antes de usar ou é assim mesmo? To tendo que deixar de molho pra tirar porque ficou grudado olho na pedra, e não vai ter como não usar a parte verde, pois se não não vai sair essa crosta.

    Poderia dar alguma dica? Obrigado.

  5. Meu nome é Sílvia, só preciso tirar uma dúvida. Ao repetir o processo por três dias consecutivos, repete-se também a passada de azeite nela todadinha? Desde já agradeço pelos esclarecimentos.

  6. rs. minha resposta já está aqui nos comentários. Desculpe não tinha visto. Esse site é ótimo!!! Obrigada mais uma vez vou lá para o segundo dia de cura, beijos…

  7. O processo é exatamente esse, essa sua panela´foi fabricada em Santa Rita de Ouro Preto – MG (minha terra)
    Eu comercializo PANELAS DE PEDRA, PEDRAS PARA CARNE, FORMAS DE PIZZA, FONDUE (Rechaud +Pedra para carne) e muitos outros utensilhos e brindes em pedra sabão oriundos da região de Ouro preto MG. Em breve lançarei minha loja online, mais quem se interessar é só entrar em contato por email (juliano.fagner@hotmail.com) ou celular/watsapp (31) 8431-1707. Envio para todo o Brasil.

    1. Ela pode rachar! Acredito que possa pois é melhor curar de qualquer forma.. Todas as panelas devem ser curadas, até as de teflon, sempre vem com um papel ou adesivo explicando como deve ser feito.. As de pedra, barro e ferro sao dessa maneira!

  8. comprei uma panela de pedra sabão e a vendedora só aconselhou deixar 24 horas cheia de óleo, depois usar normal, não falou nada em deixar assar? e agora que eu faço?

    1. Faca como achar melhor! Na minha panela vieram essas instrucoes de cura e eu tambem estudei a respeito. Um sr que vende tbm deuxou um comentário aqui dizendo q essa maneira está correta… Mas a panela é sua, faça como achar melhor, e se preferir pesquise em outros lugares para confirmar!

  9. Boa tarde, estava procurando sobre cura de pedra sabão cheguei até aqui rs..estou apenas com 2 dúvidas: 1. entre um dia e outro (até terminar os 3 dias da cura) devo lavar a panela e colocar o azeite novamente, ou faço tudo os 3 dias sem lavar a panela? 2. depois da cura já feita posso lavar a panela ou só lavo mesmo depois de usar a primeira vez, ou seja depois de ferver água nela e começar a usar normalmente.. obrigado!

    1. Olha.. Nao sei te dizer porque eles nao recomendam choque térmico para nao rachar a panela, a panela gelada na chama do fogão é um choque térmico, eu, sinceramente deixaria ela fora para ficar mais temperatura ambiente antes por precaução.. É o que eu faria, mas vc q sabe..

  10. boa tarde. depois da cura sempre que for utilizar a panela é preciso fazer esse processo de colocar agua até levantar fervura e deixar esfriar ou fazer isso apenas na primeira vez antes do uso? obrigada

  11. Oi, estou com uma dúvida, depois que levá-la ao forno, quando colocar a água e levar ao fogo como não terei lavado ela por fora ainda e estará cheia de óleo, quando em contato com o fogo não vai manchar o fundo ou queimar o óleo não?

  12. ola amabile, por favor quando eu pinçelo o oleo na panela pela 1 vez ,para fazer mais 2 vezes o processo ela precisa ser lavada? ou só lavo no final do processo? grata

  13. Nunca deixem a panela de molho, pois a pedra vai absorver umidade (uma das coisas que a cura tenta evitar), aumentando bastante as chances de rachar ao aquecê-la novamente.

  14. Boa noite.
    Gostaria muito poder manda uma foto…..
    Comprei uma panela de pedra sabão (fondue) há anos (3 anos) e simplesmente engavetei.
    Semana passada, eu e minha esposa, resolvemos pesquisar sobre a cura da “bendita panela de pedra sabão” e felizmente achamos seu blog.
    Achei muito didático e segui fielmente a explicação.
    No final o trabalho final ficou MARAVILHOSO.
    Parabéns pelo blog.

  15. Gostei muito da dica,minha mãe tem uma panela de pedra a mas de vinte anos e nunca usou por não saber como fazer a cura dela,por isso te agradeço,vou ensinala a fazer a cura.

  16. Boa noite, fiz o processo da panela e ficou ótimo, agora tenho uma dúvida: como eu não pretendo usá la por agora, devo deixar com o restício de azeite que fica, ou devo lavar com sabão e quando for utilizar encho com a água e deixo ferver, poderia me ajudar por favor. Muito obrigada

  17. boa tarde,
    tenho uma panela de pedra curada, que trincou no fundo (onde vaza água) há alguma coisa que posso fazer para recupera-la? Algo para veda-la? Obrigada.

  18. boa noite,

    Também tenho uma panela de pedra, ainda não a curei, mas no carregamento a tampo se partiu. Existe alguma forma de “colar” novamente ? E faço isso antes ou depois de curar a panela e a tampa ?
    Obrigada

  19. Bom dia! Realizei a cura de uma panela, mas ficou com um cheiro horrível de óleo velho/estragado! Utilizei a mesma apenas uma vez e a comida absorveu o gosto. Já lavei, fervi, coloquei no forno com farinha de trigo, ou seja, tudo que já li a respeito. Acho que perdi a panela. Você tem alguma dica?

  20. Usei neste fim de semana a minha panela de pedra (PANELA DE PRESSÃO) fiz uma deliciosa feijoada, ocorre que a panela trincou, existe alguma forma de conserto da panela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s