o que é

Queijo de macadâmia

Mais uma opção deliciosa de queijo para os intolerantes, veganos e adeptos a vida saudável, o queijo de macadâmia!

O queijo fica lindo, e fica um queijo de corte. Pode ser servido frio e derrete no calor (delícia!!!), alías achei até mais gostoso derretido!

Vou passar uma receita básica mas você pode adicionar temperos, mudar uma coisa ou outra.. como todas as minhas receitas, tento deixar livre para fazerem como preferirem!

20140616-165524-60924739.jpg

Ingredientes:

1 xícara cheia de macadâmia ou amendoas ou castanha de caju ou do pará ou de inhame

400ml de água

1 colher de sopa rasa de agar agar (compre um branco e sem cheiro, isso garante que ele não terá sabor – a qualidade desse produto é importante para esta receita)

suco de 1/2 limão

1 colher de cafezinho de sal

OPCIONAIS (para agregarem sabor):
– 1 colher de cafézinho de levedo de cerveja OU 1 colher de sopa de nutricional yeast (levedura nutricional) 

E/OU
– 1 colher de cafezinho de açafrão da terra (deixa com a cor amarela)
E/OU
– temperos em geral – orégano, menjerição, tomilho, noz moscada, etc
E/OU
– sementes – de girassol, de abóbora, gergelim…

Modo de preparo:

Deixe de molho a macadâmia por pelo menos 24hrs, sempre trocando a água 1 vez por dia. Se for outra castanha deixe de molho apenas por 8 horas.

Descarte essa água e bata no liquidificador a macadâmia com os 400ml de água por 3 minutos, para ficar bem fino. Coe no pano e no final adicione de volta metade do resíduo (gosto de adicionar pois da uma textura que gosto, mas é opcional).

Misture em uma panela o leite, o sal, limão e temperos que quiser e o agar agar e leve ao fogo baixo. Deixe ferver por 3 minutos.
Coloque rapidamente em um recipiente de vidro que quer que fique o formato do queijo e leve para a geladeira por cerca de 3 horas. Desenforme e sirva!

Use em pizzas, sanduíches, lasanhas, etc etc etc!

20140616-165637-60997644.jpg

Agar-agar, o que é? Ele é uma gelatina feita de algas, ou seja, é vegano, e gelatiniza muita mais rápido. Além de conter muitos nutrientes e ser bem proteico. Se encontra em lojas de produtos naturais, loja de produtos orientais (em Florianopolis tem em uma loja no Campeche na av pequeno proncipe ao lado de uma queijaria) ou loja de produtos de padaria (dica de uma seguidora leia nos comentários).
Dica da seguidora: para comprar agar agar online! Na loja online Asia Shop, coloque no google!!

Clique aqui para saber mais sobre o AGAR AGAR

Anúncios

61 comentários em “Queijo de macadâmia”

  1. Oi Amábile! Tudo bem? Aqui só acho macadâmias torradas. Mas vou fazer com castanhas de cajú. Será que é necessário os dois dias de molho?? É que castanha de cajú fica molinha mais rápido, né?! Você já fez com elas?? Obrigada por todas delícias que você ensina! Beijinhos!

    1. Olá Juliana! Se elas forem torradas sem sal acredito que de certo tambem! A castanha de caju pode ser uma noite so pois ela é bem molinha! Eu nunca fiz com ela, na verdade ja fiz coisas salgadas com castanha de caju mas nao gosto tanto, prefiro usar em doces, mas isso é questão de paladar ok?! Ja vi muita gente dizendo que ja fez e que gosta! Se fizer me conta o que achou? Beijao!!

  2. oi, Amábile, tudo bem?

    pra coar, posso usar um coador de pano, daqueles que as avós usavam pra coar café? claro que vou usar um coador novo, que nunca tenha sido usado com café. mas é que acho mais prático que coar direto no pano de prato, p. exemplo.

    bjos e obrigada,

    1. Olá Natalie! Pode usar sim, antes du usava um desses mas tem que tomar cuidado pois ele tem a costura no meio e as vezes vc aperta e sai o residuo todo por ela rsrs ja me aconteceu! Eu uso um pedaço de voal que é um tecido bem baratinho e outro problema q achei do filtro de cafe é que ele ia ficando com cheiro mesmo bem lavado.. Mas veja o que acha! Pode usar sim! Bjs!

  3. Bom dia por favor tira uma dúvida

    Eu não entendi a parte que fala de voar e no final de volta por conta da textura que fica melhor????? O que é que fica melhor ??? O queijo e feito com absorve líquida????

    Obrigada

    1. Ola Tatiana é o seguinte: vc faz o leite e coa certo? Dai vc vai obter o leite e o resíduo do leite (q sao os pedaços de macadamias que sobram), eu (meu gosto), para o queijo gosto de deixar com um pouco do residuo! Como uso um pano (de voal) para coar, coo ele todo ali e depois pego um pouco do residuos e misturo no leite de novo e uso esse leite para fazer o queijo! Mas vc pode fazer so com o leite (parte liquida)! Entendeu?

      1. Ah agora entendi 👍obrigada querida. Vou fazer de amêndoas, não gosto de macadamia para mim tem gosto de sabão rsr 😬😬. Bjs 😘😘

      2. Entao se for fazer de amendoas faça com o leite todo coado porque as amendoas sao mais durinhas dai p resuduo fica mais arenoso! Tem gente q faz esse queijo de castanha de caju mas eu acho um pouco adocicado, mas quem sabe vc goste ne?! 😘

      1. Eu sei, é que estou tendo dificuldades para achar o agar branquinho… Estou encomendando agora um; enquanto não chega eu testo com gelatina! Muito obrigada pelas dicas! Sou intolerante e adoro testar coisas novas e saudáveis!

      2. Ai simm ele é dificil mesmo! Eu comprei um nao muito branquinho esses tempos por nao achar o outro e ele tem um gostinho meio eca ahahha nao consegui usar, por isso que alerto! Hahah bjs!!

  4. Será q alguém fez com macadâmia tostada e deu certo?! Pq aqui na minha grande cidade… Rsrs… só acho macadâmia tostada e sem sal….
    Bjos e obrigada

    1. Oi Paula! Fiz com ela tostada e deu certo sim! Deixei ela 2 dias e meio de molho…Amábile, sua linda! Obrigada pelas receitas! Amei esse queijo! Fica ótimo e derrete! Bjo

  5. Oi Amabile, fizemos o queijo aqui em casa mas logo que passamos para o vidro ele ficou bifásico.
    Isso é normal? Alguma ideia do que fizemos errado?

    1. Hmm.. Pode ter sido a qualidade dele entao.. Porque com a gatina ele pode acontecer de separar mas com o agar agar é muuito mais dificil porque o agar agar ja endurece na hora… O agar agar branquinho de boa qualidade eu achei em loja de produto oriental, gostei muito mais!!

  6. Oi Amábile! Finalmente consegui achar o agar-agar certo e, olha: assino embaixo para o que disseste: ele é mais poderoso e deixou o queijo com uma consistência ótima! Uma dica para as demais: eu achei numa loja de produtos de panificação. Para quem mora em Joinville, tem na Chokante e na Piter Pan, ambas no centro. Tem da marca Mix, que é especializada nesse tipo de produto.

  7. Amábile, Ameiii tanto essa receita mais não consigo fazer porque não acho o ágar branco=( já fui na Flor do grão no campeche como fala a dica acima nos comentários, mais eles só tem o verde/cinza. Sabe onde posso encontrar?

    1. O problema dos que não são caseiros é que eles são adoçados, então você tera um queijo com sabor de baunilha, que eu não acho nada gostoso.. Rs.. O de aveia engrossa quando esquenta (na parte para ativar o agar agar) então nao recomendo ele pois ira virar um mingal!

  8. Amábile, fiz com agar agar cinza de teimosa e ficou um gosto HORRÍVEL e cheiro também hehe….minha mãe comentou que talvez as macadâmias deveriam ter ficado de molho na geladeira durante os dois dias também…

    Achas que o gosto e cheiro estranhos foi somente do agar agar ou a macadâmia “estraga” fora da geladeira?

  9. onde consigo o agar branco, comprei online numa loja de SP (emporio grãos da terra) e me mandaram o cinza (apesar de na foto está o branco), sou do ES e aqui não acho.

  10. Olá, gostei da idéia de adicionar a metade do resíduo do leite para incrementar o queijo! No último queijo que fiz, separei todo o resíduo da macadâmia e torrei-a um pouco da frigideira. Virou uma farinha bonita que utilizei em uma massa de bolo. Adorei a concepção do blog e suas receitas. Subscreví. 🙂 Tenha um ótimo domingo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s