o que é

Tofucake de banana

Eu sempre fui louca por cheesecake, e mais ainda por banana, costumo fazer uma cheesecake de tofu que aqui em casa o pessoal adora, mas essa ultima vez fui fazer e decidi fazer com banana, porque não né?! Ficou demais! Anotem ai, da tempo de fazer para o dia das mães, que tal?!

20140504-212355.jpg

Para a base tem varias opções, assadas ou cruas, vou passar duas opções, mas navegando pelo blog você encontra algumas. Lembrando que você também pode servir em taças apenas com castanhas picadas embaixo (foto abaixo)!
Crua:
2 xícaras de castanhas da sua preferencia
1 xícara de tâmaras ou outra fruta seca
1/2 xícara de aveia em grãos ou amaranto ou quinoa

Bata tudo junto no processador forre a forma e leve para gelar.

Assada:
1 xícara de resíduo de leite de alguma nut (usei avelãs)
1/2 xícara de aveia ou amaranto
1 ovo
1 colher de chá de óleo de coco
1 colher de sopa de melado de cana, ou açúcar demerara

Misture tudo, forre uma forma e leve para assar em forno baixo até dourar, deixe esfriar para por o creme.

Creme:
1 peça de tofu orgânico (sempre!)
2 a 3 bananas (depende do tamanho, se for caturra por ex que é maior e mais doce pode usar 2)
Suco de 1/2 limão
1/2 xícara de leite de coco (fiz o caseiro bem grosso e usei a parte de cima, de quando o leite decanta (depois de passar a noite na geladeira), que é a parte mais gordurosa do leite de coco)
Se achar necessário, adoce a gosto
*Se quiser cheesecake de corte adicione um pacote de gelatina sem sabor OU 1 colher de sopa de agar agar

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, prove, ajuste os sabores, está pronto.
*Se quiser adicionar o agar agar, leve o leite de coco ao fogo, quando estiver fervendo, adicione o agar agar e mexa bem por 3 minutos, bata no liquidificador com o restante dos ingredientes (seja rápido pois o agar agar endurece rápido).

Despeje o creme sobre a base e leve a geladeira!
Você pode polvilhar canela para cobrir ou grelhar tiras de banana com um fio de óleo de coco! Está pronto!

20140504-214042.jpg

Anúncios

11 thoughts on “Tofucake de banana”

  1. Amábile, já estava com saudades de comentar… só dá pra fazer com o tofu? Com aquele queijo de macadâmia não dá não? Queria fazer para o níver da minha pequena, mas soja ela não pode… já vou fazer o brigadeiro de biomassa, a nutela caseira, para servir como brigadeiro de copinho, o ganache de biomassa com cacau em pó vou usar para decorar os cupcakes, vou fazer mini pizzas com frango e este maravilhoso queijo que você postou e estou pensando em fazer versões mini daquela torta rustica que é divina, será que vai ficar bom? me indica algumas idéias que você ache legal para uma festa de criança… este ano vou fazer tudo o que ela pode comer e adaptar tudo pra ter uma festa 100% livre de leite e soja… espero conseguir e que fique legal, todos da família estão me olhando meio torto acham que não vou conseguir, mas não vou desistir!!! Beijos adoro seu blog e tudo o que você posta é maravilhoso!!! tudo de bom!!!!

    1. Ai quantas delicias!!!! Acho que ja esta mega completa essa festa e todos vao amar!! Nao liga para os olhares tortos nao!
      Você pode fazer com castanha de caju crua deixada de molho! Assim deixa uma boa quantidade de castanha de caju de molho (referente ao tamanho da torta que quer fazer), depois bata com leite de coco adoce a gosto e pode usar a fruta que quiser, da ate de fazer meio a meio tipo metade banana e metade com frutas vermelhas, fica em camadas e fica lindo!! Dai vc bate tudo até ficar um creme bem liso! deixa no freezer até perto da hora da festa e depois tira! Fica muito bom mesmo!!! Acho que vc vai gostar! Vc pode se aventurar em fazer outros docinhos tbm usando a biomasaa como base como beijinho, ou mousse de frutas vermelhas algo do tipo! E sabe o pastel de forno aqui do blog? Pode fazer ele e tbm usar a massa para fazer empadinhas! Da super certo!! Depois vc vai ter que me mandar por email foto dessas delicias toda na festa heim!! Vai arrasar! Beijao!!

  2. Ai, amei… vou fazer sim, sem falar que adoooro banana… haha… aqui na minha cidade tem uma loja que vende um “coco ralado” que parece uma farinha, porque é bem seco não tem açúcar nem conservantes e é bem fininho mesmo, será que posso usar como farinha, é porque o resíduo do leite de coco vou usar para fazer o beijinho de biomassa e também vou colocar no bolo, então não acho que sobra o suficiente para fazer os pastéis. Obrigada por toda a atenção e carinho que você tem conosco… Pode deixar que envio as fotos todas pra você sim será um prazer te mostrar tudo o que tenho aprendido contigo e o quanto você mudou nossas vidas!!! Beijooo!!

    1. Simm pode usar sim! Eu sempre compro coco seco sem açucar em loja natural a granel e bato do liquidoficador pra ficar bem fininha e essa é a minha farinha de coco!! E o beijinho aconselho fazer com coco ralado grosso, porque o do leite fica muito fininho e vai ficar muito granulado no docinho de coco sabe?! É o q eu acho! Eu faço com o grosso que fica mais gostoso! Da ate de queimar um pouquinho e fazer de coco queimado! Nhamiiii!!

  3. Oi, tenho uma dúvida, na versão assada, onde você coloca 1/2 xíc. de amaranto… Seria em grão ou flocos?
    Obrigada, amo este seu blog. Faço junto de uma amiga, comidinhas saudáveis para vender aqui em Curitiba e quero testar este doce para colocar em nosso cardápio. Bjão

      1. Fiz e adorei. Não só eu como a minha pequena. O meu filho não gostou. Acho que a ágar-ágar (mesmo a branquinha) deixa um leve gostinho no creme. Falando nisso, é normal ela dar uma escurecidinha no creme na hora que vai ao fogo? Contudo, ficou uma delícia! Gratidão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s