o que é

Alfajor da Viver sem Trigo – sem glúten, lácteos, soja, com MUITO sabor!!

Semana passada estava passeando no instagram da @viversemtrigo e me deu uma vontade louca de um alfajor que ela ja havia postado fazia tempo. Eu, que nem sou muito de doce, babei muito nele e não pensei duas vezes, fui fazer! Adaptei um recheio para mim e ficou muuuuuito bom! Tive que vir compartilhar com vocês!

A receita também está no blog dela (junto com outras maravilhas do mundo sem glúten) – Viver sem Trigo


alfajor pronto

Ingredientes da massa:

8 cs de farinha de arroz
3 cs de farinha de amêndoas
3 cs de amido de milho
3 cs de manteiga ghee gelada
1 cc de goma xantana
3 cs de açúcar demerara (usei açúcar de coco)
2 ovos
1 cc de fermento químico
Preparo:
Juntos os ingredientes secos. Adicione a gordura gelada e misture com as pontas dos dedos formando uma farofa, adicione os ovos levemente batidos e misture até obter uma massa homogênea. Não mexa muito com a massa, misturou bem, embale em papel filme e geladeira por no mínimo meia hora. Eu deixei 2 horas.
Abra a massa sobre o plastico filme ou papel manteiga. Coloque um embaixo e um em cima (como mostro na foto abaixo, isso facilita abrir massas sem glúten, pois são mais quebradiças, assim elas ficam lisinhas! Abra até a espessura de uma bolacha fininha.
Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Assar por 30 minutos ou até dourarem.  Deixe esfriar sobre uma grade.
Recheio:
2 xícaras de tâmaras
1 colher de sopa de cacau em pó
1/2 xícara de leite de coco
1 colher de sopa de manteiga de amendoim (deu um gostinho especial mas é opcional)
Modo de preparo:
Bata tudo no processador. Para rechear, coloque uma colher de chá no meio de um biscoito e coloque outro em cima e aperte!
Para cobrir:
250g de chocolate de qualidade 70%
Modo de temperagem:
Derreta o chocolate no microondas de 30 em 30 segundos parando para mexer sempre até estar completamente derretido. Transfira para outra vasilha e mexa com velocidade com a espatula até esfriar o chocolate (coloque nos lábios e tem que estar mais frio que seu corpo). Pronto. Isso fará com que o chocolate não derreta em temperatura ambiente (mesma coisa que fizemos com o ovo de páscoa)
Achei muito legal a ideia de deixa-los assim pelados. Parecem bolachas recheadas, as crianças irão amar!
Achei muito legal a ideia de deixa-los assim pelados. Parecem bolachas recheadas, as crianças irão amar!
Massa lisinha com plástico filme embaixo e em cima
Massa lisinha com plástico filme embaixo e em cima
Anúncios

30 comentários em “Alfajor da Viver sem Trigo – sem glúten, lácteos, soja, com MUITO sabor!!”

  1. Olá . Amabile

    Sou sua fã incondicional. Adoro todas suas receitas. Mas a goma xantana que vc usa muito, aqui em Campinas nao acho. Disseram que é só para industrias. Como posso substituir? Obrigada. BJS admirados. Lea

    1. Ola Lea!! Muito obrigada pelo carinho!!
      A goma xantana ela é usada por ser um substitudo do glúten nas receitas, em alguns casos da para substituir por gel de linhaça ou por psillyum alguma fibra que retenha a umidade da massa, mas nesse caso por exemplo que é uma massa seca mas que precisa de uma ajudinha na elasticidade, ela é bem importante! Hoje em dia eu encontro fácil em qualquer loja de produtos naturais, mas se vc não está encontrando eu recomendo que compre por sites da internet! Tem vários que chegam rapidinho como o natue (é o q eu costumo comprar e chega em 3 dias aqui para sc, ai para campinas capaz de chegar no outro dia rs), bem vivo delivery, etc! Ela dura um tempão pois se usa muito pouco nas receitas porque ela é poderosa rsrs! Vale a pena ter em casa se vc faz bastante receitas sem gluten! Beijos!!

      1. Amaile, corri pro centro daqui de Fortaleza achando que tinha visto goma xanta nas lojas de produtos de aniversário. Cheguei lá e era goma CMC. Dá prá substituir por essa? Caso sim, que quantidade eu uso nessa receita? Abraços, Mayana.

  2. Querida, tenho mais uma perguntinha quanto a esta receita: a farinha de amêndoas pode ser substituída por farinha de outras nuts (castanha de caju, do pará, de amendoim, nozes)? Agradeço se puder me responder mais uma vez 🙂

  3. Olá Amabile!
    Preciso de saber quantas gramas equivale a xicara na receita do pão….na imagem do video, parece uma chávena pequena….eu fiz, mas a massa ficou muito presa e não tão liquida como a sua e o pão ficou com a massa um pouco mole, que parecia que não estava cozida…..acho que é a quantidade que está em questão….pode p.f. dizer quantas gramas?
    Muito obgada pela atenção.

    1. Olá Rosa! Preciso saber de que pão você está falando, ja que comentou na receita do alfajor… Seria o Low Carb ou o de amêndoas?
      Uso xícaras medidora que tem a venda em qualquer loja de artigos de cozinha! Ela é padrão mundial e auxiliam muito nas preparações. Utilizo as xíracas e as colheres medidorad, recomendo!

  4. Amábile, a massa para a torta também tem que ficar pelo menos meia hora na geladeira? Ou pode assar logo depois que bater?
    Tô amando seu blog! Já fiz o pão de mandioquinha, a biomassa, o charuto de couve e agora vou tentar a torta de limão. Mas fiquei em dúvida se aqueles passos do Alfajor são específicos pra ele. Muito Obrigada!

    1. Oi Valeria! É bom sim, pois se nao ela pode descer no forno, é bom a massa entrar no forno gelada, só fazer furinhos no fundo!
      Essa torta de limão é deliciosa!! Acho que vc vai gostar! Fico feliz que esteja gostando do blog!! Beijao!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s