o que é

Pãozinho low carb – feito com comida de verdade!

Mesmo que eu me alimente super bem, sempre tive tendência para engordar e faço dieta desde os 8 anos de idade (fui uma criança acima do peso). Depois que mudei drasticamente a minha alimentação (cerca de 3 anos atras) focando nos alimentos funcionais e tirando tudo p que me fazia mal e que era cheio de gordura (principalmente os lácteos, que eu comia demais e me descobri super intolerante a lactose) perdi muuitos quilos, estava em uma fase de peso que nunca havia chego na vida e mudar a alimentação, por mais que eu sempre me alimentasse “bem”, fez muita diferença! Faço acompanhamento com nutricionista (Fernanda Casagrande de Florianópolis, amo e indico muitoo) e sei das minhas necessidades – e vontades – e um pãozinho as vezes é necessário né? Hahah! Por isso esse low carb é uma ótima opção! Como vocês sabem, só utilizo comida de verdade, por isso não tem nada aqui de receitas com suplementos, pois não faço uso deles!
Então aqui vai um pão low carb, com comida de verdade:

20140516-112741.jpg

Receita:
5 ovos caipira (sempre!)
1 xícara de farinha de linhaça (uso a dourada que fica mais bonito)
1 xícara de farinha de coco ou amêndoas (a farinja de coco tem que ser a de cor branca, que é mais neutra e não é adocicada – a caseira é perfeita)
2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de coco
1/2 xícara de água
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento quimico

Modo de preparo:
Separe 3 claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve. O restante dos ovos e das gemas passe pela peneira ou com os dedos tire a pelicula da gema (este passo é importante pois não deixará com gosto de ovo).
Leve então a batedeira ou mistura a mão o restante dos ovos e todos os outros ingredientes exceto o fermento.
Quando estiver homogêneo adicione o fermento e as claras em neve e encorpore com delicadeza.
Coloque em forminhas de cupcake, de pão ou em uma forma grande para a massa ficar fina (como um flat bread), pode polvilhar sementes por cima, fica ótimo!
Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média para baixa ppr cerca de 20 minutos ou até espetar um palito e sair limpo!
Está pronto! Você pode congelar separadamente em fatias ou porções, e para descongelar 30 segundos no microondas bastam, ou deixe descongelar naturalmente!
Fica super macio e delicioso, faço sempre e todos amam!

Dicas: adicione 1 xic de pure de abóbora e reduza a agua para o suficiente para deixar a massa cremosa, e irá virar um pão de abóbora, fica demais!!!

Obs: não se preocupem com a quantidade de ovos, você não irá comer o pão inteiro em um dia ok?! Ele rende cerca de 12 cupcakes, se você comer 1 por dia estará contabilizando apenas 1/2 ovo, podemos dizer assim.. E gente, para quem não tem restrição, ovo é um excelente alimento, não tenha medo dele!!

Espero que gostem, depois me contem!

Anúncios

28 thoughts on “Pãozinho low carb – feito com comida de verdade!”

  1. Ola Amábile, muito obrigada por dividir receitas maravilhosas conosco.
    Gostaria de saber se posso substituir e farinha de amêndoas ou de coco por outra? E por qual vc indica? Só pq quero fazer hj e não tenho essas farinhas em casa hehehe
    Obrigada mais uma vez! Mariana

  2. Oi, Amabile! Amo muito suas receitas! Parabéns! Eu sou super alérgica a qualquer tipo de fermento e amo pão: algo quase incompatível. Você acha que ficaria ruim sua receita sem o fermento? Obrigada!

    1. Vc ja tentou fazer outras misturas que substituem fermento? Mas acho que vc pode testar sim! Como tem a clara em neve vai ficar aerado, mas talvez fique mais para um sufle pela quantidade de ovo! Mas vale a pena testar!

  3. Essa massa fica firme? Só usei 1/2 xic de farinha de coco e mesmo assim ficou muito firme, dava pra modelar na mão. É assim mesmo? Achei que ficou pesado… o que posso fazer pra acertar?

      1. Talvez a farinha de coco que usei absorve muita água, pois usei a importada e não caseira. Ela é bem fininha e olha que usei só meia xícara já prevendo isso. Seria o caso de aumentar a água até ficar molinha a massa? Obg

  4. Olá Amabile to adorando o blog. Eu fiz o pão mas achei q ficou com gosto de ovo mesmo eu tendo usado a peneira. Será q da pra usar menos ovo? Bjs

  5. Hummmm! Pãozinho quentinho saindo do forno direto para a mesa do café da manhã, com direito a ricota de macadâmia! Mais duas receitas testadas e aprovadas! Obrigada!!!

    1. Oi flor! Toda a diferença! Eles são coisas completamente diferentes! O biologico é natural e necessita que fermente antes de ser levado ao forno, em ambiente morno e úmido e por ser um organismo vivo, para que cresça ele precisa de açucar para se alimentar (por isso receitas de pães levam açucar) e são sensíveisao sal (se por demais o sal pode matar o fermento e seu pão não cresce). Ja o quimico é ativado pelo calor, por isso cresce apenas dentro do forno e não necessita se alimentar de nada! Alem também da diferença dos sabores, o biologico oferece aquele gosto de pao a todas as preparações, ja o quimico é neutro! Feliz ano novo beijao!!

  6. Oi, Amábile! Muito obrigada por compartilhar as receitas! Aqui em Belém (PA) é muito difícil de achar farinha de amêndoas. Achei farinha de berinjela. Será que posso fazer essa substituição? Um beijo, querida! Descobri o seu trabalho ontem e já estou mega fã! Parabéns!

  7. Eu fiz e sinceramente, achei horrível, acredito que seja pela farinha de linhaça. Já fiz outros pães com outras farinhas e não ficou tão ruim. Vou tentar com outra farinha. Mas obrigada pela receita.

    1. Que pena Eliana! Você é a primeira pessoa que diz que nao gostou! Vc pode usar outra sim mas nao garanto que será low carb pois dependera da escolha da farinha, mas a receita funciona com outras sim pode usar ela de base! Gosto é algo muito pessoal e cada um tem o seu, eu respeito! Como eu uso muito a farinha de linhaça ja estou acostumada com o sabor dela e gosto. Outro ponto é a farinha de linhaça ser fresca, se é essas prontas ela fica guardada oxidando e o sabor do omega 3 fica suuuuper forte lembrando gosto de peixe, até meio rançosa, o óleo de linhaça por exemplo acho o gosto horrível! Mas use então uma de amaranto por ex, é uma opção mais neutra de sabor e mais low carb que uma de arroz! Espero que goste fazendo a substituição! Beijos!!

    1. Oi Juliana! Desculpe, nao sei te dizer porque nunca trabalhei com levain sem glúten! Mas como essa receita a mais para um “bolo” do que para um pao devido a sua composicao de muitos ovos + farinha de liga + farinha de gordura, fazendo com que os ovos deem estrutura e nao uma farinha, acho que nessa receita nao seria possível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s