o que é

Bolo de banana e maçã sem nenhuma adição de açúcar

Fiz esse bolinho ontem e não quis usar nada de açúcar, pois estava fazendo para a filha da minha amiga, uma baby ainda muito nova para consumir açúcar, mas ficou tão gostoso que tive que compartilhar! A massa ficou com sabor suave e macia e combina muito com o café da tarde:

20140530-073306-27186860.jpg

Ingredientes:

4 bananas
1 maçã ralada
3 ovos (ou 3 colheres de sopa de gel de linhaça – Deixe 3 colheres de linhaça (farinha ou grão) de molho em água o suficiente para cobrir por cerce de 10 minutos e isto formará um gel)
2 colheres de sopa de óleo de coco ou outro
1 xícara de água ou leite vegetal
1 xícara de farinha de arroz integral
1 xícara de farinha de amaranto ou aveia (ou de quinoa,  ou outra de arroz, ou de sarraceno, ou de coco, ou de farinha de amêndoas)
1 colher de sopa de fermento
* canela, cravo, cardamomo, cacau.. Especiarias a vontade (1 pitada a 1 colher de chá)

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador exceto o fermento e a maçã ralada! Comece pela banana, ovos e liquido, depois as farinhas. Adicione a maça e o fermento e mexa com a colher.
Leve ao forno pré aquecido, em fogo medio a baixo até espetar um palito e sair limpo!
O sabor fica levente adocicado, caso vc tenha um paladar muito doce pode adoçar como queira, ou até servir com uma geleia!

Por um mundo mais doce, e com menos açúcar

Anúncios

29 thoughts on “Bolo de banana e maçã sem nenhuma adição de açúcar”

  1. Adorei, tudo que vai banana na massa me apetece.
    Vou fazer e depois conto o resultado da minha, que vai só a farinha de arroz (obrigada por dar as opções de substituições, ajuda muito!).

  2. Oi Amabile,

    recentemente descobri uma intolerância ao fermento? Dá fazer o bolo sem fermento? Alguma dica de substituição para o fermento?

    obrigada

    1. Da sim! Ele so nao fica tao fofo.. Fica embatumado sabe? Como um brownie por exemplo, eu particularmente gosto! Rsrs, vc pode usar bicabornato de sódio no lugar do fermento, mas acho mais fácil e saudável se acostumar com a nova textura de bolos sem fermento! Beijos!!

  3. Olá Amabile.. Fiz este bolo, mas não deu certo, ficou um peso só!
    Usei uma forma com furo no meio e embatumou.. O sabor também não ficou tudo aquilo, meio insosso sabe?
    Uma pena, mas vou testar outras opções.
    Abraços..

    1. Olá Carolina! Que pena! Que farinhas vc usou? E se usou uma banana maça por exemplo que não é tão doce fica mais neutro, agora se usar caturra fica mais doce.. Bem gosto é gosto, se vc quiser pode adicionar baunilha e especiarias, a intenção é mesmo um bolinho neutro com sabor suave como eu descrevi! E a forma também tem efeito na textura, quanto mais alta mais pesado o bolo pode ficar! Aconselho fazer em uma mais baixa como bolo de tabuleiro ou em cupcakes! Beijos!

      1. Então, usei 1/2 de quinoa, era a quantidade que tinha e 1 e 1/2 de farinha de arroz… Usei banana caturra, mas não estava tão madura, mas nem me preocupo tanto pela doçura, pois estou num processo de desintoxicação e não posso abusar do açúcar, o fato é que ele ficou sem gosto mesmo..hehe
        Mas acho que o problema foi a forma mesmo, na próxima vez tentarei outro tipo.
        Muito obrigada pelos esclarecimentos Amábile, está sendo de grande ajuda seus posts, receitas e tudo mais. Beijos!

      2. Entao acrescente especiarias flor! Bastante canela, cravo.. Assim vai dar mais sabor a ele! Como fiz para um bebe nao quis que ficasse com um gosto forte para não queimar o paladar da, mas achei tão gostoso que quis compartilhar! E eu acho a farinha de amaranto mais gostosa que a da quinoa! Hahah você pode também adicionar um suco de laranja no lugar no liquido, ja da mais um sabor.. Enfim é isso.. Obrigada pelo carinho! Beijao!

  4. eu fiz este bolo de bananas e fiz uma substituicao,pq como eu moro aqui na italai nem sempre ncontro todos os ingredientes que tem ai no meu belo pais,entao substitui uma chicara de farinha ,por outra de milho pra polemta ,confesso ficou um pouco durinho,,,,rsrs mas gostei ficou muito bom.obgda pelas receitas maravilhosas que vc faz, minha querida grazie.,,,selma anello

  5. Amabile, as quantidades na receita rendem pra quantos bolinhos? Eu gostaria de fazer apenas um e nao tenho todos os ingredientes nas quantidades indicadas. Voce poderia dizer as quantidades para um bolinho? Brigada!

  6. Olá, descobri o seu blog há pouco tempo e estou amando! Recentemente fiz algumas alterações na minha alimentação, em função de um quadro de endometriose. Cortei açúcar, lactose, farinha branca… essa receita foi um presente! Abraços 🙂

  7. Querida Amabile! Fiz hoje e foi um sucesso!!! Troquei a água por suco de laranja do céu, a farinha de amaranto pela de aveia e acrescentei linhaca dourada. Coloquei uma foto no meu ig e te marquei.
    Ótima receita! Obrigada! Beijos

      1. Simmm, ele é fechado. Posto muitas fotos do meu filho e por isso bloqueio. Achei q se eu te marcasse, ela ficasse disponível pra ti. Bom, o importante é que deu certo!!! Muito obrigada! :*

  8. Olá, primeiro de tudo, parabéns pelo site =)

    Então… eu tenho aquele tipo de doenças por bolos e cafés. O bolo ser de banana é só um bônus. Maaas na minha dieta essa farinha de arroz não da certo, teria algum substituto? Poderia ser farinha de caju, amendoas, linhaça ou alguma outra coisa?

  9. Gente… acho que fiz a pergunta numa outra receita haushuashuas. Enfim, na minha dieta não entra farinha de arroz e nem polvilho de qualquer tipo. Poderia substituir por farinha de caju. amendoa, côco, linhaça ou alguma outra?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s